Media  |
Fale  |

Filmes
Absolute Beginners

 

FICHA

"Absolute Beginners"
Título original:
Absolute Beginners
UK - 1986, 108 minutos.

Elenco:
Patsy Kensit
- Suzette
Eddie O'Connell - Colin
David Bowie - Vendice Partners
Ray Davies - Arthur
Mandy Rice -Davies - Flora


Diretor: Julien Temple
Escritores: Richard Burridge, Michael Hamlyn, Terry Johnson, Colin MacInnes, Don MacPherson, Christopher Wicking
Produtores:
Chris Brown, Al Clark, Robert Devereux, Nik Powell, David Wimbury, Stephen Woolley
Música: Gil Evans
Edição: Richard Bedford, Michael Bradsell, Gerry Hambling, Russell Lloyd
Direção de Arte: Stuart Rose, Ken Wheatley

Distribuidora:
MGM
Gênero:
Drama, Fantasia, Musical

Adaptação do livro de mesmo nome, Absolute Beginners foi lançado em 1986. O musical conta com a participação de David Bowie e Sade e foi dirigido por Julien Temple, conhecido principalmente por dirigir documentários e video clipes de grandes astros da música. Temple dirigiu clipes de artistas como Billy Idol, Culture Club, David Bowie, Depeche Mode, Duran Duran, Enigma, Gary Numan, Stray Cats, entre outros. Também dirigiu documentários sobre astros como Sex Pistols, Joe Strummer e Marvin Gaye.

O filme retrata a vida na Londres do final da década de 50 sob a ótica de Colin, um jovemfotógrafo cheio de ideais e contra toda forma de preconceito. Colin se apaixona por Suzette, uma garota ambiciosa que sonha em se tornar uma grande modelo. Para facilitar seu salto para o sucesso, Suzette namora Henley, o estilista da alta costura.

Mas o que começa como um simples romance adolescente em uma época onde tudo parece perfeito, se torna uma trama muito mais política. A opressão e o conservadorismo ainda vividos no pós-guerra começam a se dissolver aos poucos e a sociedade da época começa a experimentar a liberdade.

Mas o preconceito racial e o fascismo ainda se encontram muito presentes. Com o final da Segunda Guerra Mundial a imigração de outros povos para a Inglaterra, principalmente Londres, aumentou consideravelmente e com isso o preconceito racial também. Lugares como o distrito de Notting Hill, se tornaram palco de inúmeras revoltas e manifestações contra os negros.Esse é o cenário de Absolute Beginners. Ainda que seja um filme voltado ao mundo da música e da moda, não deixa de retratar e criticar a realidade vivida pela sociedade da época.

Embora ambientado no final da década de 50, o filme tem, em muitos momentos, a estética e o movimento de uma sociedade dos anos 80. Tanto nas roupas, quanto na música e até mesmo no comportamento.Muitas vezes mais parece um filme passado na década de 80 mostrando a influência dos anos 50. Acho que essa é uma das partes mais atraentes e interessantes do filme, essa mistura de épocas. Além de ser bem exagerado em tudo (no cenário, no figurino, nos personagens etc) é bem irônico também.

Sem sombra de dúvida, a presença de Bowie torna o filme ainda mais interessante, pois além de sua contribuição como ator, dá sua enorme contribuição musical. A música tema de mesmo nome teve resultado duplo, promover o filme e promover o próprio single.

Não foi sucesso de bilheteria mas hoje é considerado cult e indispensável na lista de filmes de todo amante de cinema, e de música, claro. De forma bem descontraída, cumpre muito bem seu papel de entretenimento e cultura. Mais importante do que qualquer atuação no longa, é a sua contribuição para a cultura pop.


Natascha Coelho


e