filmes
Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu

 

Este é o filme que lançou a carreira dos diretores David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams na comédia e com um estilo completamente inusitado. O filme é repleto de gags (situações inesperadas e bizarras) e que faz o telespectador mais introvertido morrer de rir.

Airplaine, título original deste filme, lançado em 02/06/1980 é considerado pela American Film Institute como um dos dez filmes mais engraçados de todos os tempos, e que se passa todo dentro de um avião onde podemos ter momentos de flash backs promovidos pelo casal Ted Stricker (Robert Hays) e Elaine Dickinson (Julie Hagerty).

A marca registrada dos irmãos Zucker é apelar para sátira de filmes de sucesso e logo de cara vemos na abertura a trilha sonora do filme Tubarão (grande clássico dos anos 70) e a imagem do que poderia ser o próprio...mas que nada, trata-se da aeronave que será palco de toda esta hilariante comédia. A sátira recai sobre filmes envolvendo desastres aéreos que era largamente difundidos na década de 70, vide Aeroporto 75.76,77 e assim por diante...

O filme conta a história de Ted, um piloto de guerra que após um desentendimento com sua noiva Elaine, vai ao encontro dela, mas tem que enfrentar seu próprio medo de voar para poder se aproximar de seu amor, pois ela é aeromoça.

Após conseguir embarcar no vôo, podemos escutar as lamurias de Ted contando aos passageiros seus momentos felizes ao lado de Elaine. Nesse momento revivemos outro clássico dos anos 70 – Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado a Noite) e a sátira rola solta com direito a uma performance inusitada de Ted na pista de dança junto com Elaine.

O problema é que os passageiros que escutavam suas histórias se suicidavam logo a seguir.

Temos também uma menina que está sendo transportada para receber um transplante de coração e a aeromoça Randy (Lorna Patterson) na tentativa de agradar a pobre e inocente menina quase que põe tudo a perder.

Tudo ia bem quando de repente os passageiros começam a passar mal devido a terem consumido peixe estragado no almoço. O problema é que não foram só os passageiros. Os tripulantes Capitão Clarence Oveur (Peter Graves) e Roger Murdock (Kareem Abdul Jabar) seria ele um jogador de basquete???... também começam a terem surtos e um piloto automático é acionado...e pasmem é um boneco inflável.

No desespero um médico está a bordo, o Dr. Rumack interpretado pelo impagável Leslie Nielsen e que passa a tratar dos passageiros e nesse momento só há uma pessoa que poderia salvar a todos, o neurótico Ted Stricker.

Enquanto isso Elaine aciona a torre e McCroskey (Lloyd Bridges) dá os comandos que aciona Kramer (Robert Stack) para auxiliar, mas é de Ted a missão de pousar o avião. O detalhe é que Ted e Kramer eram combatentes de guerra e há uma relação não muito amistosa entre eles.

FICHA

"Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu"
Título original:
"Airplane!"
EUA, 1980, 88 minutos.

Robert Hays - Theodore "Ted" Striker
Julie Hagerty - Elaine Dickinson
Lloyd Bridges - Steven McCroskey
Leslie Nielsen - Dr. Rumack
Robert Stack - Capitão Rex Kramer
Peter Graves - Capitão Clarence Oveur
Lorna Patterson - Randy
Kareem Abdul-Jabar - Kareem Abdul-Jabar / Roger Murdock
Frank Ashmore - Victor Basta
Jonathan Banks - Gunderson
Craig Berenson - Paul Carey
Barbara Billingsley - Jive Lady

Direção: David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams
Roteiro: Jim Abrahams, Jerry Zucker e David Zucker, baseado em roteiro de Arthur Hailey, Hall Bartlett e John C. Champion
Produção: Jon Davison e Howard W. Koch Jr.
Música: Elmer Bernstein
Fotografia: Joseph F. Biroc
Desenho de Produção:
Ward Preston Figurino: Rosanna Norton
Edição:
Patrick Kennedy

Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição:
Paramount Pictures

Gênero
: Comédia

Será que nosso herói irá conseguir??? Será que os passageiros sobreviverão???.. ou por terem consumido comida estragada???... ou por causa de um eminente acidente aéreo???....calma pessoal isto é só uma comédia, por mais loucos que esses diretores possam ser nada deve ser levado muito a sério.

Cenas hilariantes e antológicas:

- Que tal uma passageira apavorada que após uma pane do avião entra em histeria e para ser acalmada leva tapas na cara e uma fila de passageiros se forma com os mais diversos apetrechos, como chicote, luvas de boxe, revolver, etc...

- E o piloto automático, que é um boneco inflável, começa a esvaziar e Elaine descobre que para encher tem que soprar um pino que está na cintura. A cena que o Dr. Rumack presencia ao abrir a porta parece mais outra coisa;

- A passageira que ao ser observada pelo Dr. Rumack põe ovos pela boca..... sem comentários;

- Tem também o taxista que está a espera do motorista no aeroporto....assista o letreiro até o final e descubra o que irá acontecer rsrsrsrs

Curiosidades:

- As filmagens de Apertem os Cintos o Piloto Sumiu foram finalizadas em apenas um mês;

- O Boeing 707 utilizado no filme na verdade é um avião TWA pintado:

- O modelo do avião utilizados nas cenas de vôo está em exposição em um museu no Texas.

- Mais confusões irão se suceder em Apertem os Cintos o Piloto Sumiu 2, um ônibus espacial Mayflower rumo a lua.



Reinaldo Varani

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80