filmes
Um Espírito Baixou em Mim

 

“Um Espírito Baixou em mim” é uma comédia hilária estrelada por Steve Martin e Lily Tomlin no ano de 1984.

A história retrata a vida do advogado Roger Cobb, que trabalha na mesma empresa há 11 anos com a mesma função, ou seja, pequenos casos sem muita importância e que nada acrescentarão em sua vida profissional. Nas horas vagas, participa de uma banda de blues tocando baixo, que é seu hobby favorito e tem um namoro de muito tempo com a filha do dono do escritório e tem planos de pedi-la em casamento.

Enquanto isso, a milionária Edwina Cuttwater está a beira da morte, a médica lhe deu no máximo mais uma semana de vida. Orientada por um guru do Tibete, Edwina tem planos de transferir sua alma para o corpo da filha de um de seus empregados e assim resolve deixar toda sua fortuna para a jovem e bela Terry Hoskins. Então entra em contato com seus advogados para formalizar o testamento e Roger Cobb é enviado à casa de Edwina para assessora-la no que for preciso.

Chegando na mansão, Roger encontra uma mulher arrogante e mandona, pede para ele resolver desde o problema do testamento até verificar o tipo de patê que será servido em seu funeral. Lógico que o jovem advogado fica possesso ao saber do plano maluco e não concorda em elaborar o testamento, alegando que Edwina está fora de suas condições mentais e vai embora da mansão, sendo ameaçado por ela de perder seu emprego.

Ao retornar ao escritório, Roger tem uma surpresa, Edwina já está lá ao lado de seu chefe, que o despede a pedido da ricaça. Edwina acaba tendo um treco e falece, assim o guru começa o ritual e transfere a alma dela para uma tigela (!!!) para depois então transferir para o corpo de Terry. Um acidente então acontece e a tigela cai pela janela atingindo em cheio a cabeça de Roger, que já está na rua a caminho de casa.

Pronto! A partir daí começa toda a confusão, pois a alma de Edwina controla a metade direita do corpo de Roger, gerando muitos conflitos e situações muito engraçadas, como Roger indo ao banheiro urinar e trabalhando no Tribunal com Edwina perturbando muito, pois precisam achar o guru para desfazer o serviço e transferir a alma para o corpo da Terry.

FICHA

"Um Espírito Baixou em Mim "
Título original:
All of Me, EUA, 1984

Steve Martin - Roger Cobb
Lily Tomlin - Edwina Cutwater
Victoria Tennant - Terry Hoskins
Madolyn Smith Osborne - Peggy Schuyler (as Madolyn Smith)
Richard Libertini - Prahka Lasa
Dana Elcar - Burton Schuyler
Jason Bernard - Tyrone Wattell
Selma Diamond - Margo
Eric Christmas - Fred Hoskins
Gailard Sartain - Fulton Norris
Neva Patterson - Gretchen
Michael Ensign - Mr. Mifflin
Peggy Feury - Dr. Betty Ahrens
Nan Martin - Divorce Lawyer

Direção: Carl Reiner
Escrito: Edwin Davis


Gênero
: Comédia/Romance

Mesmo brigando muito, Roger e Edwina foram se acertando aos poucos, ambos aprendiam um com o outro. Roger influenciou Edwina a ser mais humilde e não maltratar as pessoas ao seu redor e já Edwina, por não ter tido oportunidades de aproveitar a vida por causa de sua doença, ensinou Roger a seguir seu coração e suas vontades, como por exemplo, incentivando-o a seguir sua carreira musical e terminar seu relacionamento frustrado, o que foi bom para a milionária, que mostrava sinais de que estava se apaixonando por Roger, que praticou alguns atos para agradá-la no momento do funeral de seu corpo terreno.

O que ninguém contava é que a bela Terry nunca quis receber a alma de Edwina, tudo não passava de um plano para que ela herdasse os vinte milhões de dólares e diante disso mostrou sua verdadeira face, sendo uma terrível vilã atrapalhando de todas as formas os planos de Roger e Edwina...

Aparentemente é um filme sem novidades, mas a criatividade do roteiro e a interpretação única de Steve Martin fez do filme ser esse clássico e estar elencado entre as melhores comédias da década de 80.

Carlos Simões

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80