Lançado em 1987, foi escrito, produzido e dirigido por John Hughes e estrelado por dois dos maiores atores de comédia americana, Steve Martin e John Candy. É o segundo filme em que trabalham juntos e, como sempre, a atuação dos dois é espetacular! E como todo filme de John Hughes, Antes Só do que Mal Acompanhado é muito bom!
Enquanto Steve Martin faz o papel de Neal Page, um cara bem sucedido (tanto na vida profissional quanto pessoal) mas antipático e arrogante; John Candy faz o papel de Del Griffith, o cara estabanado mas sensível e de bom coração que aparece para mudar a vida de Neal Page e fazê-lo enxergá-la de uma outra maneira.
Depois de uma longa reunião de negócios em Nova York, tudo o que Neal Page queria era voltar para casa, em Chicago, e passar o feriado de Ação de Graças com sua família. Mas, desde o momento em que a reunião termina até chegar em sua casa, tudo dá errado e uma viagem que poderia ser rápida parece durar uma eternidade. Page passa por todas as dificuldades possíveis e imagináveis no caminho para casa e de alguma maneira seu novo amigo, Del Griffith, está sempre envolvido.
A cena em que eles acordam abraçados no motel em que dividem a cama é uma das melhores! Outra muito boa também é a que Page surta com a atendente da empresa de aluguel de carro e fala 18 vezes a palavra "fucking" em apenas 1 minuto. Mas uma das minhas preferidas é aquela em que o carro pega fogo por causa do cigarro de Griffith e então eles dirigem com o carro queimado até o hotel e na manhã seguinte, quando estão voltando, um policial apreende o "carro".
Mas é claro que eu não poderia deixar de citar a cena em que Page percebe que Griffith na verdade não tem mais mulher e que possivelmente não tem casa. É aí que a mudança em Page se concretiza e então percebemos o impacto que todos os acontecimentos causaram não só em Page, mas em ambos.
Embora seja uma comédia, e muito engraçada por sinal, o filme tem um lado sentimental que fala sobre amizade. Neal Page passa o filme inteiro tentando fugir de Del Griffith pois o julga como um cara chato, mas no final percebe que Del é apenas um cara solitário. Daí acaba nascendo uma grande amizade.
Como já comentei
no começo do texto, tanto Steve
Martin quanto John Candy desempenham seus
papéis com maestria. O personagem
de cada um não foge do tipo de
papel que ambos costumam interpretar,
o que pode parecer meio clichê,
mas a verdade é que mesmo assim
é um filme diferente de muita coisa
que já fizeram.
|
FICHA
|
"Antes Só do que Mal Acompanhado"
Título original: "Planes, Trains & Automobiles"
EUA, 1987, 93 minutos.
Steve Martin - Neal Page
John Candy - Del Griffith
Laila Robins - Susan Page
Michael McKean - State Trooper
Kevin Bacon - Taxi Racer
Direção: John Hughes
Escritor:John Hughes
Produção: Bill Brown, Michael Chinich,
John Hughes e Neil A. Machlis
Música: Ira Newborn
Fotografia: Donald Peterman
Direção de Arte: Harold Michelson
Edição: Paul Hirsch
Estúdio: Paramount Pictures
Gênero: Comédia |
|
Para quem ainda não assistiu, vale muito a pena assistir. Provavelmente muitos dos que estão lendo esse texto são fãs de Hughes e muito provavelmente dos atores principais também. Portanto, eu recomendo.
Curiosidades
- O que inspirou Hughes
a escrever o filme foi uma viajem que
fez de Chicago para Nova York no qual
deveria voltar no mesmo dia. O vôo
foi desviado para Wichita, onde ficou
preso por 5 dias.
- Em 2000 leitores de uma revista americana elegeram o filme como a décima melhor comédia de todos os tempos.
- O filme, que teve um orçamento de U$ 15 milhões, teve um rendimento de U$ 150 milhões.