Media  |
Fale  |

Filmes
Atração Fatal

 

FICHA

Atração Fatal
Título original:
Fatal Attraction - 1987, 120 minutos

Elenco:
Glenn Close – Alex Forrest
Michael Douglas – Dan Gallagher
Anne Archer – Beth Gallagher
Montgomery Scott – James Doohan
Pavel Chekov – Walter Koenig
Hikaru Sulu – George Takei

Diretor: Adrian Lyne

Roteirista: James Dearden
Gênero: Suspense

Atração Fatal é um filme dirigido pelo britânico Adrian Lynne, lançado no ano de 1987. O roteiro deste clássico foi escrito por James Dearden e é baseado no curta-metragem chamado Diversion, de 1980. Com o elenco composto por Michael Douglas, Glenn Close e Anne Archer, a sua trama central consiste na história de um homem casado que tem um tórrido caso com uma mulher que se recusa a terminar o affair e fica completamente obcecada, começando a agir feito uma louca.

O filme acabou tornando-se um dos maiores sucessos de 1987, nos Estados Unidos e no mundo todo. A crítica ficou tão entusiasmada com o filme, que acabou recebendo um total de seis indicações para o Oscar, incluindo melhor filme (perdendo para O Último Imperador), melhor atriz para Glenn Close e melhor atriz coadjuvante para Anne Archer (respectivamente perderam para Cher e Olympia Dukakis pelo filme O Feitiço da Lua).

Dan Gallagher, interpretado por Michael Douglas, é um advogado bem sucedido que vive em Manhattan, e acaba conhecendo Alexandra "Alex" Forrest, uma editora de uma companhia de publicidade. Enquanto sua esposa Beth e sua filha Ellen, estão passando o fim de semana fora da cidade, Dan acaba se envolvendo com Alex. Inicialmente os dois tinham em mente que seria apenas um caso passageiro, sem muita importância. Porém Dan acaba passando outra noite não planejada com Alex, depois dela persistir no convite até ele aceitar. Isso acaba gerando uma série de acontecimentos fazendo com que a vida de Dan vire um verdadeiro inferno.

O filme na época também causou muito furor devido a algumas cenas muito fortes, como Dan e Alex transando em cima da pia da cozinha. Mas com certeza a atitude mais chocante de Alex é ter enviado para a esposa traída, o coelho da filha morto dentro de uma panela. Isso com certeza fez com que todo mundo odiasse Alex, pois muita gente se identificou com aquela família encurralada por aquela maluca psicótica. Consequentemente as pessoas também passaram a ter raiva de Glenn Close, pois ela interpretou o papel de Alex com tamanha maestria que as pessoas simplesmente passaram a associá-la a Alex.

Durante sua produção Atração Fatal passou por alguns problemas, pois quase todos estúdios estavam o recusando devido ao seu roteiro com tantas cenas impactantes e Adryan Lynne finalmente acabou conseguindo levar o projeto adiante pois havia dirigido dois grandes sucessos naquela mesma década: Flashdance e Nove Semanas e meia de Amor. Adryan alguns anos mais tarde acabaria dirigindo outros filmes que também causaram muita repercussão e até algumas polêmicas como Proposta Indecente e Lolita, e em 2002 Infidelidade. Muitas atrizes foram cotadas para o papel de Alex como Michelle Pfeiffer, Susan Sarandon, Debra Winger, Barbara Hershey, entre tantas outras. Glenn Close não foi aceita de imediato para o papel, mas ela não desistiu fácil e acabou conseguindo pois para Adryan ela seria perfeita como Alex. Glenn já havia sido indicada anteriormente ao Oscar duas vezes e pediu para ler o roteiro junto com Michael Douglas. E pronto, depois disso todos sabiam que Glenn Close seria perfeita como Alex.

O filme também gerou muitas discussões acerca do tema infidelidade, e muitas mulheres não aceitavam que uma mulher tão bem sucedida profissionalmente pudesse perder a cabeça por causa de um homem e se tornar uma verdadeira psicopata. Depois do seu lançamento, o filme passou oito semanas no primeiro lugar das bilheterias americanas e foi a segunda maior bilheteria dos Estados Unidos em 1987 atrás apenas de Três Solteirões e Um Bebê. Michael Douglas e Glenn Close acabaram virando um dos casais mais icônicos da história do cinema, devido as suas magníficas e atuações viscerais. Não deixe de conferir disponível no Youtube o documentário que mostra todos os bastidores da produção de Atração Fatal, que nos dá a chance de conhecer de forma detalhada tudo sobre este grande filme que completa 30 anos de lançamento em 2017.


Ronaldo Martins Lima


e