filmes
Batman

Jackson Nicholson (Jack Napier/Coringa) lenda viva do cinema encarna o maior dos vilões de Michael Keaton (Bruce Wayne/Batman) afinal é atribuída a ele a morte do Doutor Thomas Wayne e da Senhora Martha Wayne por idéia do diretor Tim Burton.

Mas, vamos ao início de tudo! De toda a história do Homem Morcego!

Bruce Wayne ainda é um garotinho quando a tragédia assola sua vida: seus pais são assassinados num assalto por Jack Napier. Ele presencia tudo e a sua vida é poupada. No enterro dos pais sobre o túmulo Bruce Wayne faz seu juramento: combater os criminosos.

O garotinho fica aos cuidados do fidelíssimo mordomo Alfred Pennyworth que cuida de Bruce como um filho apesar de manter toda ética e discrição.

Bruce cresce estudando nas melhores escolas americanas e européias. Além dos estudos aprende também artes marciais.

Ao tornar-se adulto retorna para a mansão Wayne uma enorme casa construída sobre uma caverna na cidade de Gotham. É nesta caverna que ele sofre uma situação assustadora com morcegos, na qual se torna uma neurose de angústia pelo animal tornando-o fóbico.

Neste filme a cidade de Gotham caracteriza-se em violenta, obscura, e também gótica, por escolha do de Tim Burton podemos dizer que a metrópole assume o ar tenebroso dos grandes centros urbanos em uma atmosfera de trevas.

Neste retorno a mansão e a Gotham, o milionário Bruce Wayne assume as empresas e negócios de sua família dedicando-se também a atividades filantrópicas e a caridade.

Numa noite ao sair pela cidade de Gotham, Bruce rememora sua promessa e tenta ajudar uma jovem a se desvencilhar de um assalto no qual acaba se ferindo. Mas, o ferimento é maior que o corte e ele não atinge o que se propôs a fazer: justiça. Ao retornar para a mansão Wayne tem uma perturbação mental na qual se caracteriza na visão de um grande morcego que adentra pela janela e o abarca envolvendo-o. Neste momento nasce o Homem Morcego - o Batman!

  

Batman cria um uniforme arrojado com cinto de utilidades, transforma a caverna palco de seu medo num grande laboratório tecnológico para o combate ao crime e também a garagem para o batmóvel, um carro com vários tipos de armas e utilidades.

Neste combate ao crime, Batman trava sua grande batalha com seu pior inimigo o vilão Coringa que quer eliminá-lo, controlar a cidade e para isso envenena com uma mistura química mortífera a perfumaria de Gotham. Mas não é só isso, nosso herói luta também com seu passado e tem que proteger a bela jornalista e fotógrafa Vick Vale (vivida por Kim Basinger) que faz par romântico com Wayne em sua vida social de playboy.

Coringa e sua gangue fazem um verdadeiro arraso em Gotham principalmente no Museu no qual destroem pinturas, um dos criminosos coloca marcas de dedo com tinta. Coringa também não fica atrás em termos de desordem: joga uma estátua ao chão. É também no Museu onde Batman e Vick correm e escalam por uma corda para fugirem do vilão.

Na verdade o Coringa, ou melhor, Jack Nicholson, rouba as cenas do filme eternizando o vilão, o palhaço de cara branca para sempre. Uma das melhores cenas do filme é quando o vilão joga dinheiro ao som de Prince. Após tantas travessuras, Coringa tenta fugir de Batman pegando a escada do helicóptero... a cena final é do grande vilão estendido no meio fio e a sombria cidade de Gotham salva pelo Homem Morcego!

 

Curiosidades

- O protagonista Adam West da série de TV do Homem Morcego também gostaria de ter o papel principal no filme de Tim Burton.

- Michael Keaton foi escolhido por Bob Kane criador do personagem Batman devido seu queixo grande e também pelo diretor. O ator foi duramente criticado pelo público e pela imprensa especializada.

- Vick Vale era para ser vivida por Sean Young que sofreu um acidente durante uma das cenas excluída no filme fraturando a clavícula e foi substituída por Kim Basinger.

- Foi o diretor Tim Burton que atribuiu a morte dos pais de Bruce Wayne ao Coringa.

- Batman é também conhecido por Cavalheiro das Trevas.



Roger de Souza

 
FICHA

"Batman"
Título original:
"Batman"
Estados Unidos, 1989, 126 minutos.

Um filme de Tim Burton

 

Elenco:

Michael Keaton (Bruce Wayne / Batman)
Jack Nicholson (Jack Napier / Coringa)
Kim Basinger (Vicki Vale)
Robert Wuhl (Alexander Knox)
Pat Hingle (Comissário Gordon)
Billy Dee Williams (Harvey Dent)
Michael Gough (Alfred Pennyworth)
Jack Palance (Chefe Carl Grisson)
Jerry Hall (Alicia)
Tracey Walter (Bob)
Lee Wallace (Prefeito Borg)
William Hootkins (Tenente Eckhardt)

 

Ficha Técnica:

Título Original: Batman
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1989
Estúdio: Warner Bros. / Polygram Filmed Entertainment
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Tim Burton
Roteiro: Sam Hamm e Warren Skaaren, baseado nos personagens criados por Bob Kane
Produção: Peter Guber e Jon Peters
Música: Danny Elfman
Direção de Fotografia: Roger Pratt
Desenho de Produção: Anton Furst
Direção de Arte: Terry Ackland-Snow e Nigel Phelps
Figurino: Linda Henrikson e Bob Ringwood
Edição: Ray Lovejoy
Efeitos Especiais: The Magic Camera Company

Edições Anteriores


voltar