filmes
Eles não usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-tie é um filme brasileiro de 1981, dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel e baseado na peça homônima, de Gianfrancesco Guarnieri.

Sucesso de bilheteria, o filme conta a história de uma casal de namorados, Tião (Carlos Alberto Riccelli) e Maria (Bete Mendes), que ao saber que irão ter um filho, resolve se casar. Com muita esperança planejam uma nova vida para que possam dar de tudo à criança que vai nascer. No entanto, um movimento grevista estoura na fábrica onde eles trabalham em São Paulo e a felicidade dos dois começa a desmoronar.

Esse movimento divide os operários da fábrica. Pensando no casamento e no bem-estar do casal, Tião decide furar a greve e continuar trabalhando, entrando em conflito com seu pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), o líder do movimento, um sindicalista preso nos tempos do Regime Militar.

O filme mostra o contraste entre os personagens, enquanto o pai Otávio esteve preso, o filho Tião foi criado pelos padrinhos. O pai sempre foi solidário com a classe, enquanto o filho é individualista e seu objetivo sempre foi subir na vida.

Tem conotação política mostrando a transição da época da ditadura e o começo da democracia, no inicio dos anos 80, e temáticas sociais como o sindicalismo e organização da classe operária. O filme traça também um panorama neo-realista das favelas brasileiras e aponta o abismo social existente entre periferia e burguesia nos grandes centros brasileiros, fazendo crer que esta distância tinha mais a ver com caráter (ou a falta dele) do que com fatalismo socio-econômico.

Ainda trabalha no filme Fernanda Montenegro fazendo a personagem Romana, esposa de Otávio, uma mulher deslumbrante que zela por todos, uma mistura de afeto e autoritarismo. Fazendo jus a uma característica marcante do filme: onde os homens dependem das mulheres.

O filme foi premiado no Festival de Veneza, na Itália, com o Leão de Ouro, o Fipresci e o Grande Prêmio Especial do Júri; no festival de Havana (Cuba) com o Prêmio Grand Coral e pela Associação Paulista de Críticos de Arte, Gianfrancesco Guarnieri recebeu o Troféu APCA na categoria de "Melhor Ator".


 
FICHA

"Eles não usam Black-Tie"
Título original:
"Eles Não usam Black-Tie"
EUA, 1981, 134 minutos.

Gianfrancesco Guarnieri - Otávio
Paulo José
Francisco Milani
- Santini
Milton Gonçalves - Bráulio
Fernanda Montenegro - Romana
Bete Mendes - Maria
Antonio Petrim - Tião
Carlos Alberto Ricelli - Tião
Lin Shaye - Professora
Joe Unger - Sargento Garcia
Robert Englund - Freddy Krueger

Direção: Leon Hirszman
Produção: Leon Hirszman Produções e Embrafilme
Roteiro: Gianfrancesco Guarnieri e Leon Hirszman
Música: Adoniran Barbosa, Chico Buarque de Hollanda e Gianfrancesco Guarnieri
Fotografia: Lauro Escorel
Desenho de Produção: Jefferson Albuquerque Júnior e Marcos Weinstock
Edição: Eduardo Escorel
Figurino: Yurika Yamasaki
Distribuição: Embrafilme
GenÍro: Drama

Curiosidades:

- Foi distribuído nos E.U.A. pela New Yorker Films com o título de They Don't Wear Black Tie.

  

 


Cristiane Muniz 


voltar