filmes
Breakdance

 

O ano era 1984, o break com todos os seu elementos já tomava conta das ruas de Nova Iorque e Los Angeles, quando o cinena resolveu explorar o ritmo. Um novo som, cantado, ou melhor dizendo falado de forma única através de suas rimas. Uma nova dança, que misturava acrobacias e idéias que viam das ruas, não havia banda ou instrumentos e sim um dj, comandando os toca-discos e ditando a batida, misturando ritmos, criando também os chamados scratchs(arte de extrair sons dos discos, fazendo movimentos para frente e para trás nos toca-discos utilizando algum trecho do vinil) coisa até então nunca vista.

Outro elemento deste movimento era o Grafite ou Graffiti, do italiano graffiti, plural graffito, marca ou inscrição feita em um muro. Artistas do movimento expressavam as suasidéias em muros, não confundir com os pichadores que andam sujando as paredes de prédios e edifícios comerciais por aí. Tudo isso formava o movimento Break, chamado hoje de Hip-Hop.

Os produtores Menahem Golan e Yoram Globus resolveram fazer um filme sobre o Break, que havia virado uma febre nos Estados Unidos, e é claro de olho no retorno garantido que teriam explorando o tema.Vale lembrar que esses dois produtores são responsáveis pela maioria dos chamados filmes B de ação que dominavam as prateleiras da locadoras nos anos 80, inclusive pelos primeiros filmes de Jean Claude Van Damme.

No dia 04 de maio de 1984 é lançado Breakin´, aqui no Brasil chamado Breakdance, e é claro o filme se torna um sucesso de bilheteria, ajudando a popularizar o ritmo pelo mundo.

 

Filmado em Los Angeles Califórnia, o filme conta a estória da jovem Kelly (Lucinda Dickey), que tenta a sorte como dançarina de Jazz enquanto trabalha como garçonete em uma lanchonete. Através de um amigo da academia de dança conhece dois dançarinos de break Ozone (Adolfo "Shabba-Doo"Quinones) e Turbo (Michael `Boogallo Shrimp`Chambers), que ajudam a garota a superar as sua dificuldades e se encontrar como dançarina. No meio disso ainda a espaço para uma disputa da dupla Ozone e Turbo com outra guangue de dançarinos do bairro.

FICHA

"Breakdance"
Título original:
"Breakin'"
EUA, 1984, 90 minutos.

Lucinda Dickey - Kelly
Adolfo'Shabba-Doo' Quinones - Ozone
Michael Chambers - Turbo
Ben Lokey - Franco
Christopher McDonald - James
Phineas Newborn III - Adam
Bruno Falcon - Electro Rock 1 (como 'Bruno Pop N' Taco' Falcon)
Timothy Solomon - Electro Rock 2 (como Timothy 'Poppin' Pete' Solomon)
Ana Sanchez - Electro Rock 3 (como Ana 'Lollipop' Sanchez)
Ice-T - Rap Talker (como Ice T)
Peter Bromilow - Juiz
Eleanor Zee - Juiz
Scott Cooper - Juiz
Ed Lottimer - Assistente do Juiz
Teresa Kelly - Vicky
Jean-Claude Van Damme - Breakdancer
Direção: Joel Silberg
Roteiro: Charles Parker/ Allen Debevoise
Produção: David Zito/ Allen Debevois
Produção Executiva: Yoran Globus/ Menahen Golan
Produtoras: Cannon Group Inc./ Golan Globus Production
Genero: Musical

Ok, a estória é simplória, mas o que vale é o registro da época, as coreografias e trilha sonora que marcaram época. Entre as muitas curiosidades deste filme Ice-T que se consagraria mais tarde como cantor de Rap, faz uma aparição como Hip Hop Mc, cantando `Reckless` em parceria com "The Glover" Taylor. Outro fato interessante é a presença de Jean Claude Van Damme como um dos figurantes no começo do filme.

Na cena em que Kelly é levada por um amigo até uma praça próxima a praia onde se encontram um grupo de dançarinos entre eles a dupla Ozone e Turbo, Van Damme aparece em volta da roda de dançarinos tentando aparecer o máximo possível(risos), é no minímo hilário. Destaque também para a cena em que Turbo dança utilizando uma vassoura ao som de "Tour de France" do Kraftwerk.

O filme foi lançado em DVD, mas infelizmente é muito difícil de se encontrar por aqui. No mesmo ano foi lançado uma sequência do filme intitulado Breakin`2, também com uma ótima trilha sonora e boas coreografias de dança, divertido mas que não conseguiu superar o sucesso do primeiro filme. Fica então a dica para os amantes do Break, que curtiram e dançaram muito na época.

Trilha do Filme :

- Breakin'... There's No Stopping Us - Ollie & Jerry
- Freakshow On The Dance Floor - The Bar-Kays
- Body Work - Curtis Hudson e Lisa Stevens
- 99 1/2 - Carol Lynn Townes
- Showdown - Ollie & Jerry
- Heart Of The Beat - 3v
- Street People - Firefox
- Cut It - Re-Flex
- Ain't Nobody - Rufus & Chaka Khan
- Reckless - Ice - T
- Beat Box - Art of Noise
- Boogie Down - Al Jarreau
- Tour de France - Kraftwerk

Grande Abraço a todos e até a próxima.

Sandro Moraes

voltar