filmes
Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída

 

Lançado em 1981, o filme baseado no livro homônimo de Kai Hermann e Horst Rieck, ao som da trilha sonora impecável de David Bowie deixou muitas pessoas de cabelo em pé pela frieza de suas cenas. Uma biografia chocante, da realidade cruel e amarga de uma adolescente alemã que se prostituiu para bancar suas doses diárias de heroína, se transformando no maior sucesso de bilheteria do cinema alemão. A Criação do Livro e do Filme: Em, 1978, Heiz, um cidadão alemão de 50 anos, foi julgado num tribunal de Berlin sob acusação de ter mantido relações sexuais com menores. Uma das principais testemunhas convocadas a comparecer ao julgamento foi uma menor de 15 anos, uma ex-viciada em drogas que havia mantido relações com ele. Ela se chamava Christiane. No mesmo tribunal se encontrava Horst Rieck, um jornalista da renomada da revista STERN, que estava escrevendo uma história sobre estilos de vida dos jovens da Alemanha. Apesar de Christiane se recusar a dar provas contra o acusado, seu depoimento fascinou Rieck, que pediu para entrevistá-la.

Pela primeira vez, Christiane havia encontrado alguém para contar sua história. O relato foi tão rico que no dia 28 de setembro de 1978, o jornalista publicou a matéria “Eu, Christiane F.: Aos 13 Anos, Drogada e Prostituída. No mesmo ano, a produtora alemã Solaris adquiriu os direitos da história. Convidou Ulrich Edel para dirigir o longa e Hermen Weigel, para escrever o roteiro. Ao lado de Edel, o roteirista passou muitas horas conversando com Christiane e juntos eles recriaram o submundo onde Christiane se perdeu. Uma das grandes dificuldades foi a escolha da atriz para representar Christiane, o tempo era curto e só restavam duas semanas antes da gravação, quando Edel encontrou Natja no playground de uma escola. Ela era uma excelente aluna, e se interessou pelo papel, e com o consentimento dos pais filmou. A História: Christiane (Nadja Brunkhortst), é uma adolescente de doze anos, que engana a mãe dizendo que vai dormir na casa de uma amiga, mas na verdade vai para a SOUND, mais moderna discoteca da Europa.

 


Lá se envolve com uma “gang” de viciados em drogas, e se apaixona por Detlev (Thomas Haustein). Christiane sofre com a separação dos pais e com a mudança de sua irmã que passa a viver com o pai. Christiane passa usar drogas cada vez mais pesadas tanto para impressionar Detlev, quanto para fugir dos problemas.

FICHA

"Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída. "
Título original:
"Christiane F. "
ALE, 1981, 124 minutos.

Natja Brunckhorst - Christiane F.
Thomas Haustein - Detlef
Jens Kuphal - Axel
Christiane Reichelt - Babsi
Daniela Jaeger - Kessi
David Bowie - David Bowie
Reiner Wölk - Atze
Jan Georg Effler - Bernd
Kerstin Richter - Stella
Peggy Bussieck - Puppi
Kerstin Malessa - Tina
Bernhard Janson - Milan
Cathrine Schabeck - Linda

Direção: Uli Edel
Escrito por: Uli Edel
Produção: Bernd Eichinger
Música: Jürgen Knieper
Figurino: Sabine Eichinger & Harald Muchametow
Edição: Jane Seitz
Gênero: Drama

Um dos grandes momentos do filme é o show que contou com a participação de David Bowie com a musica Station to Station, (que a Christiane realmente gostava), onde ela passa a consumir heroína.

Curiosidades

- O nome completo de Christiane, que naceu em 20 de maio de 1962, é Christiane Vera Felscherinow.

- Christiane 16 anos depois do lançamento do filme teve um filho (Jan-Niklas), porém até hoje ainda não deixou a dependência das drogas.

- Na cena da crise de abstinência que Christiane e Detlef passam no apartamento, Nadja (Christiane F.) realmente vomitou.

- Apesar do grande sucesso do filme, Nadja não seguiu a carreira de atriz.

- Detlev, hoje é casado e tem dois filhos, trabalha como motorista de ônibus em Berlin, e diz estar livre das drogas.

- O Filme foi largamente utilizado por muitas escolas para educação e prevenção contra o uso de drogas.

- A maioria da garotada lia o livro as escondidas, pois os pais consideravam o livro “impróprio para menores”.

 

Trilha do filme:

1. V-2 Schneider (Heroes 1977)
2. TVC 15 (Station To Station 1976)
3. Heroes / Helden (Heroes 1977)
4. Boys Keep Swinging (Lodger 1979)
5. Sense Of Doubt (Heroes 1977)
6. Station To (Stage 1978)
7. Look Back In Anger (Lodger 1979)
8. Stay (Station To Station 1976)
9. Warszawa (Low 1977)

Vicente Edmerkis Borriero

voltar