filmes
Contatos Imediatos do Terceiro Grau



 

Depois do enorme e inesperado sucesso de bilheteria de Tubarão (1975), Steven Spielberg dois anos depois volta a encantar platéias do mundo inteiro. Contatos imediatos do 3 grau se tornou um clássico da ficcão científica e comprovou o talento de Spielberg para produções desse tipo.

A história parece ter sido relatada repentinamente, no entanto prende a atenção de todos do começo ao fim. Além disso, o filme mostra muito da personalidade de seu diretor.

Com atuações perfeitas e muito bem fotografado este clássico parece nunca envelhecer.Tema recorrente na ficção científica, o encontro entre humanos e alienígenas rendeu um dos melhores filmes de Steven Spielberg.

Embora produzido nos anos 70, ainda exibe o frescor e encantamento que o tornaram um clássico no gênero. O roteiro bom e enxuto narra a vinda de extraterrestres amigáveis, anunciada em uma série de aparições nos quatro cantos do planeta. Na América, um pai de família ( Richard Dreyfuss, em ótima atuação) é abordado por uma nave luminosa.

Como se tivesse passado por um transe místico, tenta materializar a imagem que lhe habita a mente (a famosa cena do purê de batatas). Enquanto isso, uma equipe multidisciplinar liderada pelo francês Lacombe (François Truffaut) investiga as evidências de contatos com alienígenas em diversas civilizações.

A inovação e o encantamento e com efeitos até então desconhecidos no cinema americano, Contatos Imediatos tornou-se lenda e consagrou a história da ficção,como um lirismo ufológico, ele consegue firmar-se, ao mesmo tempo, como um drama familiar intimista e uma estupenda história de ficção científica, tecnicamente impressionante até os dias de hoje.

FICHA

"Contatos Imediatos do Terceiro Grau"
Título original:
"Close Encounters of the Third King"
EUA, 1977, 132 minutos.

Richard Dreyfuss - Roy Neary
François Truffaut - Claude Lacombe
Teri Garr - Ronnie Neary
Melinda Dillon - Jillian Guiler
Bob Balaban - David Laughlin
J. Patrick McNamara - Líder do projeto
Warren J. Kemmerling - Wild Bill
Roberts Blossom - Fazendeiro
Philip Dodds - Jean Claude
Cary Guffey - Barry Guiler
Shawn Bishop - Brad Neary
Adrienne Campbell - Sylvia Neary
Justin Dreyfuss - Toby Neary
Lance Henriksen - Robert
Carl Weathers


Direção: Steven Spielberg
Produção: Julia Phillips e Michael Phillips
Roteiro:Steven Spielberg
Produção:Julia Phillips e Michael Phillips
Música:John Williams
Fotografia:William A. Fraker, Douglas Slocombe e Vilmos Zsigmond
Direção de Arte:Daniel A. Lomino
Edição:Michael Kahn
Efeitos Especiais:Future General Corporation
Estúdio:Columbia Pictures Corporation / EMI Films Ltd.
Distribuidora:Columbia Pictures / Sony Pictures Releasing

Genero: Ficção Científica

Aquelas notas musicais do tema composto por John Williams são inesquecíveis quem não lembra das 3 notinhas que se tornam 5.
Considero um dos melhores filmes de Spielberg, pelo fato de nele estarem inclusos todos os elementos que são a marca do diretor, como fantasia, mistério, emoções humanas e tensão.

O filme ganhou o Oscar de melhor fotográfia e recebeu um Oscar especial, pela edição dos efeitos sonoros, além de ter recebido indicação a outras categorias.

Curiosidades

 Contatos imediatos do terceiro grau  arrecadou mais de 300 milhões de dólares nas bilheterias de todo o planeta.
  Foi o primeiro filme exibido na história da extinta Rede Manchete de televisão, apenas três horas após sua inauguração. A emissora chegou a ter a trilha sonora do filme nas suas vinhetas.


Fernando Krafty

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80