filmes
De repente 30

Na verdade, este filme não é dos anos 80, ele foi produzido em 2004, e lançado no Brasil em 20 de Agosto deste ano. Se trata de uma homenagem declarada aos anos 80. Ele começa sua história em 1985,  relembrando alguns fatos da vida dos protagonistas que nos faz parar e pensar: “Algo parecido aconteceu comigo”. Muitos sons dos anos 80 são citados durante todo o filme. Aliás, a música de entrada é simplesmente  “Head Over Heels”, das Go-Go´s, uma banda que amamos.

O filme mostra a vida de Jenna Rink (na vida adulta, interpretada por Jennifer Garner), que tem 13 anos em 1985, usava aparelho nos dentes, convivia com a turminha de “patricinhas” da escola, ou melhor, tentava fazer parte dessa turma, vivia “de olho” naquele gatinho loiro (que tooooodas as garotas cobiçavam), e tinha um melhor amigo que era o seu vizinho Matt (vivido por Mark Ruffalo, na vida adulta) que era apaixonado por ela e não era correspondido.

Logo no início do filme acontece um fato típico dos anos 80: Jenna no dia do seu aniversário, faz uma festinha para os amigos da escola no porão da sua casa, e seu amigo Matt chega com uma fita cassete e coloca prá tocar “Burning down the house” – Talking Heads.

Jenna com os seus 13 anos, vivia suas crises de adolescência (queria ficar com o gatinho da escola, e ser convidada por ele prá ir ao baile de formatura, e etc...), ela NÃO AGUENTAVA MAIS ter 13 anos, e queria ter 30! Achava que a vida aos 30 anos seria muito mais fácil, e mais bacana.

De forma mágica ela acorda com 30 anos de idade e tem um emprego de fazer inveja a muita gente: é editora de uma das principais revistas de moda e comportamento.  Com o decorrer da narrativa, Jenna tem conhecimento de que o seu sucesso não foi alcançado de forma ética e após analisar a sua vida percebe que as coisas simples da vida é que são importantes.

FICHA

"De Repente 30 "
Título original:
13 Going on 30
País/Ano:
EUA, 2004
Duração: 97 minutos

Jennifer Garner - Jenna Rink
Mark Ruffalo - Matt Flamhaff
Judy Greer - Lucy Wyman
Christa B. Allen - Jenna Rink - jovem
Andy Serkis - Richard
Kathy Baker - Beverly Rink
Phil Reeves - Wayne Rink
Alex Black - Christopher Grandy - jovem
Alexandra Kyle - Tom-Tom - jovem
Sean Marquette - Matt Flamhaff - jovem
Renee Olstead - Becky
Joe Grifasi - Sr. Flamhaff
Mary Pat Gleason - Sra. Flamhaff
Courtney Chase - Stella Lohmann

Direção: Gary Winick
Direção de Arte: Ray Kluga
Roteiro: Josh Goldsmith e Cathy Yuspa
Produção: Susan Arnold, Gina Matthews e Donna Roth
Música: Theodore Shapiro
Fotografia: Don Burgess
Figurino: Gloria Gresham
Edição: Susan Littenberg

Estúdio:
Revolution Studios / Thirteen Productions LLC
Distribuidora:
Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment

Genero: Comédia Romantica

A trilha sonora é composta por grandes sucessos do início dos anos 80. Lá estão "Jessie´s girl", de Rick Springfield, "Crazy for you", de Madonna, "Ice, ice, baby", de Vanilla Ice e a maravilhosa "Vienna", de Billy Joel.

Outra música que ficou muito boa, foi "Love is a battlefield", de Pat Benatar, pois nesta cena do filme, Jenna fez amizade com várias garotas de 13 anos do seu prédio, e estão todas de pijamas em cima da sua cama, num quarto maravilhoso, ouvindo suas histórias de amor.

E ela realmente cita a frase da música, explicando para as meninas que para conquistar o Garoto da sua vida, elas devem se sentir num “Campo de Batalha”!

O ponto alto é quando Jenna “convoca” todos numa festa a dançarem “Thriller” de Michael Jackson. É claro que ela lembrava de toda a coreografia, pois, na cabeça dela, ela teve 13 anos “ontem”, e sabia tudo de cor.

O melhor de tudo nesta história, é que ela percebe o quanto gostava daquele garotinho que era o seu melhor amigo da escola nos anos 80. Quem não se lembra de um grande amor que teve no início da adolescência?? Talvez... seu Primeiro Amor???

Recomendamos esta comédia-romântica que nos faz voltar e sentir saudade do mágico anos 80.

Adriana Uchoa & Paully


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80