Media  |
Fale  |

Filmes
De Volta para o Futuro III

Para finalizar esta trilogia sensacional, vamos falar do 3º e último filme do nosso querido Spielberg, com o Doc Brown, seu Cachorro Eisten, e seu amigo fiel Marty McFly, vivido por Micheal J. Fox.

Muitos falam que este é o filme mais fraquinho da série. Porém, como temos o respaldo da direção do Spielberg, já temos 80% de garantia que o filme vai ser um sucesso, ainda mais sendo a sequência de outros 2 filmes que foram consagrados nos anos 80.

Este filme já foi sinalizado no final da 2ª parte, quando o DeLorean (a máquina de viagem no tempo), é atingida por um raio, e o indicador da data da viagem constava o ano de 1885. Então, o filme começa com esta cena, onde sabemos que o Dr. Brown volta para este ano, e o Marty (que se encontra em 1955) é avisado por um portador de documentos o que vem acontecendo com seu amigo no passado, e como fazer para encontrá-lo, e como fazer para que ele volte a sua época normal (1985).

Para não alterar o bom andamento dos eventos da história em 1885, o Dr. Brown se torna um ferreiro. Porém, o Marty e o Doc Brown de 1955 descobrem que o Doc que está em 1885 será assassinado. Então, Marty vai voltar para encontrá-lo neste ano, tentar avisá-lo, e evitar que essa tragédia aconteça.

FICHA

"De Volta para o Futuro Parte III"
Título original:
"Back to the Future Part III "
EUA, 1990, 118 minutos.

Michael J. Fox - Marty McFly / Seamus McFly
Christopher Lloyd - Dr. Emmett Brown
Mary Steenburgen - Clara Clayton
Thomas F. Wilson - Buford 'Mad Dog' Tannen / Biff Tannen
Lea Thompson - Maggie McFly / Lorraine McFly
Elisabeth Shue - Jennifer Parker


Diretor: Robert Zemeckis
Produtores Executivos: Steven Spielberg, Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Steve Starkey
Produtores: Neil Canton e Bob Gale
Escritores: Robert Zemeckis e Bob Gale
Música: Alan Silvestri
Diretor de Fotografia: Dean Cundey
Edição: Harry Keramidas e Arthur Schmidt
Direção de Arte: Margie Stone McShirley e William James Teegarden


Distribuidora: Universal Pictures

Gênero: Ficção

Para que tudo isso dê certo, os 2 se metem em muita confusão com a máquina do tempo. Prá começar, quando Marty chega em 1885, ele se vê no meio de uma batalha com muitos índios à cavalo, e ele tem que correr para esconder o De Lorean, antes que destruam a máquina, pois eles se assustaram muito com isso (afinal, naquela época ainda não existiam carros...).

A terceira parte desta trilogia foi escrita como uma homenagem ao western, e apresenta todas as características mais marcantes do gênero, como o conflito entre homens brancos e índios. Temos também o saloon, com as prostitutas no primeiro andar e o tradicional uísque servido para os homens mal encarados no térreo, homens andando de cavalo, carroças, a ferrovia, e um roubo de trem.

Zemeckis aproveita ainda para fazer diversas referências a filmes clássicos como “Taxi Driver” e “Impacto Fulminante” (quando Marty brinca com a arma na frente do espelho) e ao astro Clint Eastwood, além de também fazer referências à cultura pop, como a dança de Marty no salão claramente inspirada em Michael Jackson.

O diretor mostra seu talento também na criação de momentos familiares e simbólicos, como exemplo, a cena em que McFly brinca com seu bisavô, ainda bebê, enquanto Seamus McFly conversa com sua esposa. O futuro da família McFly dependia da sobrevivência daquela criança e Marty sabia disto, como fica evidente quando diz para Seamus “cuidar bem do bebê”. Caso contrário, ele mesmo não existiria em 1985..

Outra novidade e que o Dr. se apaixona neste filme, encontra sua amada para formar uma família, sem que isso atrapalhe os acontecimentos e a vida do Doc de 1985.
Para mim, o mais interessante de tudo isso, é que com as “condições” que o Dr. tem em 1885, ele vai acabar construindo uma máquina do futuro em um trem (que é a única maneira que ele conseguiu, para alcançar a velocidade correta para fazer a viagem no tempo). Mas uma coisa muito triste, é que vemos o sonho de desejos de muitos naquela época, o DeLorean, a máquina de viagem no tempo, sendo destruída... muito chato isso!! rsrsrs

CURIOSIDADES:
- O editor do jornal de Hill Valley chama-se M.R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, um dos roteiristas da trilogia "De Volta Para o Futuro".

- As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses.

 


Paully Le Bon