|
|
O amor esta no ar, pois vamos falar de um grande sucesso do cinema nos anos 80, e filme preferido de muitos apaixonados. Produzido e lançado em 1980, o filme “Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time)”, trazia como protagonista o eterno Superman Christopher Reeve no auge de sua carreira, no papel de um jovem teatrólogo chamado Richard Collier, que na noite de estréia de sua primeira peça, isso em 1972, conhece uma senhora que lhe entrega um relógio de bolso e em seguida diz a seguinte frase: "volte pra mim''. Richard fica curioso e intrigado com o ocorrido.
Oito anos se passam e ele não consegue terminar a sua nova peça, resolve então deixar Chicago e viajar sem rumo certo. Nesta viagem se hospeda no Grand Hotel, onde resolve visitar o Salão Histórico, cheio de antiguidades do Hotel. Nesta visita fica deslumbrado com a foto de uma bela mulher, no quadro não há placa de identificação. Curioso, procura Arthur Biehl (Bill Erwin), um antigo funcionário do Hotel, que revela a ele o nome da encantadora mulher da foto.
Trata-se de Elise McKenna (Jane Seymour), uma famosa atriz de teatro que fez uma peça no Hotel em 1912. Richard Collier fica obcecado com o rosto da atriz e resolve fazer uma pesquisa sobre ela. Ao ler um artigo, descobre que Elise McKenna é a mesma mulher que lhe deu o relógio naquela noite de 1972, relógio que ele carrega desde então. Richard procura Laura Roberts (Teresa Wright), que escreveu o artigo sobre Elise Mckenna. Ele mostra a ela o relógio, Laura fica espantada, pois se trata de um objeto de estimação que Elise nunca se separava e havia sumido na noite de sua morte, ou seja, a mesma noite de 1972, em que Elise havia encontrado com Richard. Ao conversar mais calmamente com Laura, o teatrólogo Richard Collier percebe que tem muito mais em comum com Elise McKenna do que imaginava.
E começa então uma procura sem limites e de forma inacreditável por respostas concretas e que ele só encontrará em algum lugar do passado, e para isso resolve se desligar totalmente do presente.
FICHA
|
"Em Algum Lugar do Passado "
Título original: "Somewhere in Time"
EUA, 1980, 103 minutos.
Christopher Reeve - Richard Collier
Jane Seymour - Elise McKenna
Christopher Plummer - William Fawcett Robinson
Teresa Wright - Laura Roberts
Bill Erwin - Arthur Biehl
George Voskovec - Dr. Gerald Finney
Susan French - Elise - velha
John Alvin- Pai de Arthur
Eddra Gale - Genevieve
Audrey Bennett - Shelley
William H. Macy
Richard Matheson.
Direção: Jeannot Szwarc
Roteiro: Richard Matheson, baseado em livro de Richard Matheson
Produção: Stephen Deutsch e Ray Stark
Música: John Barry
Fotografia: Isidore Mankofsky
Desenho de Produção: Seymour Klate
Figurino: Jean-Pierre Dorléac
Edição: Jeff Gourson
Estúdio: Universal Pictures / Rastar Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Gênero: Romance
|
Se você quer saber o resto da estória assista ao filme, que foi lançado em DVD em uma edição comemorativa de 20 anos. Afinal, se eu contar toda a estória não tem nenhuma graça, pois o filme tem um final surpreendente e comovente. Imperdível e recomendável aos casais apaixonados.
|
Na época de seu lançamento o filme recebeu indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Trilha Sonora e uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Figurino. Outra curiosidade é que boa parte do filme foi gravado no Grand Hotel, onde não era permitida a circulação de carros. A produção conseguiu apenas uma autorização para que pudesse utilizá-los nas gravações. Sendo assim atores e equipe técnica tiveram que andar muito para se locomover durante os sets de filmagem no local.
Em Algum Lugar do Passado é baseado no livro de Richard Matheson, que também foi roteirista do longa e faz ainda uma pequena ponta no filme, que teve um orçamento de US$ 5,1 milhões. A quem já assistiu, vale rever, pra você que ficou curioso, é uma boa pedida para a sua próxima visita a locadora.
|
Curiosidades:
- Como carros não eram permitidos na região onde ficava o Grand Hotel, a produção de Em Algum Lugar do Passado teve que obter autorização especial da Prefeitura para que pudesse utilizá-los nos sets de filmagens.Entretanto a autorização valia apenas para as cenas que seriam rodadas, não permitindo que atores e a própria equipe técnica usassem carros para se locomover.
- O roteirista Richard Matheson aparece em uma pequena ponta.
- Foi lançada em DVD uma versão comemorativa pelos 20 anos do filme, na qual foi remasterizado digitalmente.
- O orçamento de Em Algum Lugar do Passado foi de US$ 5,1 milhões.
Valeu e até a próxima.