filmes
Footloose

Trilha sonora e seqüências de dança marcam esse grande “videoclip” com história que marcou a década de oitenta. Um filme daqueles sobre pessoas que apenas querem curtir a vida, porém alguma figura autoritária tenta cortar a diversão deles.

O enredo segue a fórmula do forasteiro que decide libertar um povoado oprimido, lembra muito os filmes de western, mas só nessa parte.

Ren McCormack deixa Chicago por uma cidade interiorana, o governo local proibiu os jovens de dançar e escutar rock. Do lado que vai contra a farra e diversão está o Reverendo Shaw Moore que assume a missão de impedir a formatura planejada pelo garoto e seus amigos locais.

  


McCormack se vê num ambiente de cultura totalmente diferente da sua, sente-se entrevado e luta contra o modo de vida do oeste preconceituoso americano. Além do sacerdote e autoridades, outro inimigo é o namorado ciumento de Ariel que também vem a ser filha do Rev. Moore.
FICHA

"Footloose - Ritmo Louco"
Título original:
"Footloose"
EUA, 1984, 107 minutos.

Kevin Bacon - Ren McCormack
Lori Singer - Ariel Moore
John Lithgow - Shaw Moore
Dianne West - Vi Moore
Chris Penn - Willard Hewitt
John Laughlin - Woody
Elizabeth Gorcey - Wendy Jo
Frances Lee McCain - Ethel McCormack
Jim Youngs - Chuck Cranston
Douglas Dirkson- Burlington Cranston
Lynne Marta- Lulu Warnicker
Arthur Rosenberg- Wes Warnicker
Timothy Scott- Andy Beamis
Coach Roger Dunbar- Alan Haufrect

Direção: Hebert Ross
Produção: Lewis J. Rachmil e Craig Zadan
Roteiro: Dean Pitchford
Música: Miles Goodman, Kenny Loggins, Dean Pitchford e Tom Snow
Direção de Fotografia: Ric Waite
Desenho de Produção: Ron Hobbs
Figurino : Gloria Gresham
Edição: Paul Hirsch
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
GenÍro: Drama/Musical

 

No final McCormack e Ariel ficam juntos e a festa acontece, o filme foi baseado livremente na comunidade rural de Elmore City Oklahoma, entretanto, cidades de Utah foram escolhidas como locações.

Os temas “FootLoose” de Kenny Loggins e "Let's Hear It For The Boy" de Deniece Williams chegaram ao 1º lugar da Billboard. O legado é um musical nos teatros de Londres.

  

Curiosidades:

- Michael Cimino foi contratado como diretor, porém ao exigir um adiantamento de US$ 250.000,00 para reescrever o roteiro foi demitido. O orçamento do projeto foi de US$ 7.5 milhões.

- Christopher Atkins foi cotado para o papel de Ren, além dele pensaram em Tom Cruise e Rob Lowe. Cruise estava em filmagens e Lowe com o joelho machucado o que levou a Bacon como opção.

- O CD de relançamento da trilha sonora em 1999 conta com uma introdução de Kenny Loggins, contando a inspiração da história.

- Com a autorização do diretor da escola, Kevin Bacon com 24 anos freqüentou a Provo Utah High School como Ren McComarck de Philadelphia. Na experiência desse laboratório Bacon foi com roupas e cabelo new wave e foi tratado como no filme.

- Dianne West que interpreta a mãe de Ariel é apenas nove anos mais velha que Lori Singer.

- Chris Penn não sabia dançar então ensinaram de um jeito que ele já estava acostumado: como aulas de luta olímpica (wrestling).

- Na cena que Reverendo Moore mostra uma foto de seu filho falecido para McCormack, o rapaz na foto é o filho de John Lithgow

- Na cidade que basearam o filme, a dança foi proibida por 90 anos até que jovens desafiaram a regra em 1978.


Gabriel Leão 

voltar