Media  |
Fale  |

Filmes
Gatinhas e Gatões

Lançado em 1984, Gatinhas e Gatões (SixteenCandles) foi escrito e dirigido por John Hughes e deve fazer parte da lista de filmes de todo aquele que se diz amante da 7ª arte. Afinal, como todos sabem, Hughes marcou toda uma geração com filmes como CurtindoA Vida Adoidado, Clube dos Cindo e Garota de Rosa Shocking, influenciando até hoje os filmes do gênero.

FICHA

"Gatinhas e Gatões - Poder e Cobiça"
Título original:
"Sixteen Candles"
EUA - 1984, 93 minutos.

Elenco:
Molly Ringwald - Samantha Baker
Justin Henry - Mike Baker
Michael Schoeffling - Jake Ryan
Haviland Morris - Caroline Mulford
Gedde Watanabe - Long Duk Dong
Anthony Michael Hall - Geek
Paul Dooley - Jim Baker
Carlin Glynn - Brenda Baker
Blanche Baker - Ginny Baker
Edward Andrews - Howard Baker
Billie Bird - Dorothy Baker
Carole Cook - Grandma Helen
Max Showalter - Grandpa Fred
Liane Curtis - Randy
John Cusack - Bryce

Diretor:
John Hughes
Escritores:
John Hughes
Música:
Ira Newborn
Edição:
Edward Warschilka
Produção:
Hilton A. Green, Michelle Manning, Ned Tanen
Fotografia:
Bobby Byrne

Estrelado por Molly Ringwald, Anthony Michael Hall e Michael Schoeffling o filme conta o drama vivido pela adolescente Samantha Baker (Molly Ringwald) no dia em que completa 16 anos.

Sam acorda acreditando que o dia será perfeito e que sua vida e seu corpo mudarão completamente, afinal está completando 16 anos! Mas nada parece começar bem, afinal estão todos preocupados com os preparativos para o casamento de sua irmã mais velha e ninguém parece se lembrar de seu aniversário.

Sam é apaixonada por um dos garotos mais bonitos e populares do colégio, Jake Ryan, que namora Caroline (a garota mais bonita do colégio, claro) e que provavelmente nunca notou sua existência (pelo menos é o que ela acredita). Para piorar tem que aturar Ted (Anthony Michael Hall), um nerd que não sai de seu pé e tenta conquistá-la a todo custo.

Depois de tantos problemas e quando tudo parece estar perdido, Sam conquista o garoto com a ajuda de quem menos esperava, Ted.

Impossível não tecer elogios quando se trata de um filme de John Hughes, pode até parecer exagero mas seria injusto não reconhecer todas as qualidades. E quando se trata de elenco e trilha sonora... é com ele mesmo.

Com um elenco excelente, o filme também conta com a atuação de John e Joan Cusack. E na trilha sonora podemos ouvir desde David Bowie, Spandau Ballet, OingoBoingo e Billy Idol até The Specials e Madness. E isso só para citar alguns.

Como sempre, Hughes consegue ambientar muito bem a trama e seus personagens, apresentando sempre um filme agradável e que no final das contas atinge todas as idades. Com alguns personagens um tanto caricatos, consegue dar mais graça ainda a história.

Gatinhas e Gatões, assim como a maioria de seus filmes, é uma história simples mas que reflete bem a visão dramática que temos da vida quando adolescentes. Com um toque de comédia mostra a importância da amizade e que quando podemos contar com a família e os amigos tudo se encaixa.



Curiosidades:

- Diz a lenda que a principio a atriz Ally Sheedy (a Allison Reynolds de Clube dos Cindo) havia sido escolhida para o papel de Samantha;

- Jim Carrey fez teste para o papel de Ted e Viggo Mortensen para o papel de Jake Ryan;

- Molly Ringwald e Anthony Michael Hall simplesmente não se entendiam, até que Hughes resolveu levá-los para dar uma volta em uma loja de música e ambos descobriram que tinham gosto musical muito parecido (portanto a musica salvou a relação, rs);

- Tanto Ringwald quanto Michael Hall tinham 16 anos na época das filmagens;

- O filme foi criticado por alguns por causa do personagem Long Duk Dong. Muitos acharam o estereótipo extremamente ofensivo.


Natascha Coelho

e