filmes
Ghost - Do Outro Lado da Vida

Um dos filmes mais românticos do final da década de 80, e por que não dizer, um eterno clássico, Ghost - Do Outro Lado da Vida, emocionou multidões ao exaltar que o verdadeiro amor jamais tem fim.

Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um apaixonado e feliz casal vivendo na cidade de New York. O único problema no relacionamento deles é a evidente falta de expressão por parte de Sam, que não é capaz de dizer "Eu Te Amo" à sua namorada, e quando ela o diz, sempre responde com "idem". Isso aborrece Molly, uma vez que ela gostaria muito de ouvi-lo dizendo "Eu Te Amo" ao invés de "idem".
Certa noite, ao retornarem do teatro, são abordados por um ladrão, Willy Lopez. Ele aponta o revólver para Sam e o dispara instantaneamente. Mas Sam não se dá conta de que morreu e sai correndo atrás de Willy, imaginando que está tudo bem. Ele volta ao local e, chocado, percebe que agora é um fantasma, um espírito que se recusa e ser levado pela luz.

Sam então desconfia que o assalto foi previamente planejado, quando vê Willy entrar furtivamente em seu apartamento e vasculhar suas coisas. Sam decide seguir Willy até sua casa e descobre que seu melhor amigo e companheiro de trabalho no banco, Carl Bruner (Tony Goldwyn) contratou Willy para assaltar Sam, com o intuito de descobrir a senha que dá total acesso aos computadores do banco para que possa concluir com sucesso uma operação ilícita de lavagem de dinheiro. Profundamente frustrado, decepcionado e destruído, Sam começa a atacar Carl violentamente, mas percebe que não pode fazer muita coisa em sua condição de fantasma.

Sam se desespera ao perceber que Molly corre perigo e sente-se impotente por não conseguir comunicar-se com ela. Ele encontra Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium charlatã que acaba descobrindo que tem o dom de ouvir os espíritos, mas não consegue vê-los. Ela concorda em ajudá-lo, depois de Sam ter passado a noite toda cantando "I'm Henry The Eighth, I am" (na versão dublada, a canção foi substituída pela do Elefantinho – "Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais..."). Ainda relutante, Oda Mae telefona para Molly e diz que está se comunicando com Sam, mas Molly é irredutivelmente cética. No entanto, ela se convence quando Oda Mae lhe revela várias coisas de natureza muito íntima e pessoal, que eram apenas do conhecimento de Sam e Molly, principalmente ao ouvir Oda Mae pronunciar a palavra "idem".

Sam logo encontra um problemático fantasma (Vincent Schiavelli) assombrando uma estação do metrô, e este lhe ensina a habilidade de tocar e mover objetos.

Com a ajuda de Oda Mae, Sam acaba com o plano de Carl. Carl roubou US$ 4 milhões do banco e o depositou em uma conta fantasma. Com posse dos dados dessa conta, Oda Mae e Sam vão ao banco e sacam todo o dinheiro, mas Sam convence Oda Mae a doar o dinheiro para a caridade (em uma cena cômica, quando a freira que recebe o cheque desmaia ao ver o valor).

Carl segue pistas sobre o dinheiro e vai parar na porta de Molly, perguntando-lhe sobre Oda Mae, e Molly acaba revelando muitas coisas.Carl sente a presença do espírito de Sam e ameaça voltar para matar Molly, caso não recupere o dinheiro. Sam corre para avisar Oda Mae, mas Willy chega lá logo depois. Oda Mae e suas irmãs conseguem fugir enquanto Sam assusta Willy e este corre para o meio da rua em pânico. Imediatamente após Willy ter sido atropelado por um caminhão, ele percebe que morreu e vultos sombrios surgem do solo, o cercam e tomam a forma de espíritos perturbados. Esses vultos demoníacos atacam Willy e o arrastam para as profundezas do que se imagina ser o Inferno, enquanto este grita por socorro e clemência.

Ainda insegura sobre Oda Mae, Molly se convence mais uma vez de sua honestidade, depois que Oda Mae desliza uma moeda por baixo da porta e Sam cuidadosamente usa seu poder para colocar a moeda na mão de Molly (no início do filme, podemos ver que Sam e Molly colecionam moedas para dar sorte). Sam então usa o corpo de Oda Mae para compartilhar um momento de paixão com Molly, onde ambos se abraçam, se tocam e dançam ao som de "Unchained Melody", criando uma das mais emocionantes e românticas cenas do cinema. Porém, são interrompidos por Carl batendo violentamente na porta do apartamento, ameaçando matar Molly e Oda Mae, caso não consiga o dinheiro de volta. Sam é bruscamente lançado para fora do corpo de Oda Mae e sente-se enfraquecido e esgotado. Molly e Oda Mae fogem para o sótão do prédio e Carl as persegue. Desesperadamente, ele tenta capturá-las e finalmente consegue pegar Oda Mae e lhe aponta o revólver. Sam finalmente recupera suas forças e consegue arrancar a arma das mãos de Carl, que inutilmente lança um gancho pendurado em direção à Sam. O gancho atravessa o espírito de Sam e vai em direção à uma janela aberta por onde Carl está tentando escapar, mas o gancho estilhaça o vidro que cai e mata Carl. Sam observa o espírito de Carl sair de seu corpo sem vida e sente pena dele no momento em que vultos demoníacos o levam para as profundezas do Inferno.

Quando Sam pergunta à Oda Mae se ela e Molly estão bem, Molly consegue ouvi-lo. Luzes ofuscantes surgem sobre Sam e revelam sua imagem. Depois de agradecer e despedir-se de Oda Mae, Sam beija Molly e diz que a ama profundamente. Ela responde com um emocionado "idem". Sam então caminha de encontro às brilhantes luzes, que presumimos ser o Paraíso.

Principais Premios e Indicações

Golden Globe 1991 (EUA) - Venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema (Whoopi Goldberg).
Indicado nas categorias de Melhor Filme - Comédia / Musical, Melhor Atuação de um Ator em Cinema - Comédia / Musical (Patrick Swayze) e Melhor Atuação de uma Atriz em Cinema - Comédia / Musical (Demi Moore).

Oscar 1991 (EUA) - Venceu nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg) e Melhor Roteiro. Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

 
FICHA

"Ghost - Do Outro Lado da Vida "
Título original:
"Ghost"
EUA, 1990, 128 minutos.

Patrick Swayze - Sam Wheat
Demi Moore - Molly Jensen
Whoopi Goldberg - Oda Mae Brown
Armelia McQueen - Irmã de Oda Mae Brown
Gail Boggs - Irmã de Oda Mae Brown
Tony Goldwyn - Carl Bruner
Bruce Jarchow - Lyle Furgeson
Martina Degnan - Rosie
Rick Aviles - Willie Lopez
Angelina Estrada - Rosa Santiago
Stanley Lawrence - Homem do Elevador
Christopher J. Keene - Homem do Elevador
Vincent Schiavelli

Direção: Jerry Zucker
Produção: Lisa Weinstein
Roteiro: Bruce Joel Rubin
Desenho de Fotografia: Adam Greenberg
Desenho de Produção: Jane Musky
Direção de Arte: Mark W. Mansbridge
Edição: Walter Murch
Figurino: Kendall Errair, Eric Harrison, Dawn J. Jackson e Ruth Morley
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
GenÍro: Romance


Curiosidades:

- Molly Ringwald fez teste para o papel de Molly.
- Meg Ryan recusou o papel de Molly.
- Nicole Kidman também fez teste para o papel de Molly.
- Bruce Willis recusou o papel de Sam porque achou que o filme não teria sucesso.
- O papel de Oda Mae não foi escrito tendo Whoopi Goldberg em mente, mas Patrick Swayze, um admirador da atriz, convenceu os produtores de que ela seria perfeita para o papel.
- Quando o filme foi exibido em Monterrey, no México, ao entrar no cinema, as mulheres recebiam um envelope em que estava escrito Solo para mujeres, e que continha um pequeno lenço para que elas enxugassem as lágrimas.

Ghost - Edição Especial (Ghost Special Edition)

Vencedor de 2 Oscar
Melhor Atriz Coadjuvante - Whoopi Goldberg
Melhor Roteiro Original

DVD
Gênero: Romance
Idioma: Inglês, Português e Espanhol.
Duração: 126 minutos, aproximadamente.

Colorido;
Formato de Tela: Widescreen Anamórfico 1.78-1
Áudio: Inglês (5.1 Dolly Digital), Português e Espanhol (2.0 Dolly Digital)
Legenda: Inglês, Português e Espanhol.
Preço Sugerido: R$ 29,90
Data de Lançamento: 24 de abril de 2007

EXTRAS:

- Comentários do diretor Jerry Zucker e do escritor Bruce Joel Rubin
- Histórias de Ghost - O Making Of de um Clássico
- Aparições: Os Efeitos Visuais de Ghost
- Por dentro da Paranormalidade
- A Alquimia de uma Cena de Amor
- Trailer de cinema
- Comerciais de TV
- Galeria de Fotos

O DVD estŠ a venda no site do Submarino.


Malu Ignácio 


voltar