filmes
Gigolô Americano

O início do filme mostra o personagem principal dirigindo um Mercedes-Benz 450 SL conversível, isso ilustra que ele gosta de exibir-se como um pavão, então ele segue para uma loja de roupas, demonstrando seu bom gosto, e para terminar deixa uma senhora em casa, se despede dela com um "selinho" e volta para seu carro com um sorriso leviano, toda essa cena tem como trilha sonora a música tema "Call Me", executada pelo grupo Blondie e composta em conjunto com Giorgio Moroder (Debbie Harry e Moroder trabalhariam anos depois na trilha de Scarface).

Na verdade essa breve apresentação é um videoclipe. O Universo do filme passa em Los Angeles, Califórnia, e apresenta os anos 80’s como uma década de materialismo e cinismo, muito bem representada por seus habitantes: prostitutos, cafetões, esposas insatisfeitas e políticos degenerados. Julian Kay, interpretado por Richard Gere, é um garoto de programa de luxo, que se passa por chofer ou tradutor/intérprete, mas sua especialidade é dar prazer a senhoras carentes de sexo. Seu andar é sensual como o de um felino, e também possui um gosto pelo culto ao físico, executando exercícios bem árduos.

"Eu sei quem você é, você sabe quem eu sou, sei o que você pensa, você sabe no que penso, você quer ser apenas você mesma e você quer estar comigo", a frase do personagem, no trailer, elucida bem sua maneira de pensar.

A trama mostra um personagem confuso, procurando por algo que ele desconhece, porém encontra isso nos braços de Michelle Stratton (Lauren Hutton), esposa de um senador. Em um encontro dos democratas, uma das suas clientes afirma que políticos são piores que gigolôs e lá ele descobre que Michelle é esposa do senador Charles Stratton.

Antes de conhecer sua amada, ele faz um "favor" para seu antigo cafetão, Leon James (Bill Duke), em sua interpretação deixa em nuances uma leve atração pelo seu agenciado.

O favor é possuir a esposa do Sr. Rheiman, um homem rico. Kay, no início pensa se tratar de fazer sexo com um homossexual e reluta de forma a deixar os espectadores a impressão de que no passado ele já tinha praticado algum programa desse gênero (outros diálogos deixam essa dúvida para a platéia). O contratante se coloca na posição de voyeur do ato e exige que o prostituto seja sádico, confrontando com a aproximação suave de Kay.

Acusado de assassinato, Julian se vê abandonado por sua outra cafetina, Miss Anne (Nina Van Pallandt), a qual ele desrespeitava, pois sabia ser um dos melhores da cidade. No Percurso da trama descobre que tudo foi tramado por Leon e Rheiman para encobrirem o verdadeiro assassino: o novo namorado de Leon, participando do esquema plantando provas nos pertences de Kay.

O filme toma outro rumo, o rapaz deixa sua suntuosa Mercedes e aluga um carro de tom bege; suas roupas passam a serem mais claras indicando a busca de redenção, abandona também o uso de óculos escuros, como para mostrar que não tem mais segredos ou privacidade.

 

Uma cena cômica é executada por Gere e Hector Elizondo, intérprete do detetive Sunday, na qual o galã ensina o desajeitado policial a ter charme.

A película de Paul Schrader apresenta a alta costura de Giorgio Armani para o mundo, mas deixa explícito que uma vida de aparências é alienante. Há influência do cinema europeu e a fotografia é forte, pois sempre que o tom vermelho surge pode-se esperar algo sensual.

Curiosidades

* John Travolta desistiu do papel e Gere assumiu. Travolta queria decidir sobre a história de Julian Kay, colocando-se acima do diretor.

* Christopher Reeves recusou o papel, pelo qual lhe foi oferecido um milhão de dólares.

* Julie Christie recusou o papel de Michelle Stratton, pois pensou que teria de atuar com Travolta, esta quando soube que o ator escolhido seria Gere tentou voltar atrás, mas o papel já pertencia a Lauren Hutton.

Gabriel Leão

 
FICHA

"Gigolô Americano"
Título original:
"American Gigolo"
Estados Unidos, 1980, 117 minutos.

"Seu nome é Julian Kay, seu negócio é proporcionar prazer, ele é o Gigolô Americano"

Richard Gere - Julian Kay
Lauren Hutton - Michelle Stratton
Hector Elizondo - Detective Sunday
Nina Van Pallandt - Anne
Bill Duke - Leon

Paul Schrader - direção e roteirista

 

Trilha sonora:
Blondie - Call Me
Smokey Robinson and The Miracles - The Love I Saw In You Is Just A Mirage
Cheryl Barnes - Love and Passion
 


Edições Anteriores


voltar