filmes
Halloween – A Noite do Terror

 

"Halloween" é o filme que nos apresentou o serial killer Michael Myers e se tornou um dos maiores clássicos de filmes de terror, cujo estilo foi imortalizado e serviu de inspiração para a criação de outros grandes nomes do gênero, como Jason Vohrees e Freddy Krueger.

A história começa em 1963 na pacata cidadezinha de Haddonfield, com poucos habitantes e uma aparentável paz nos lares de quem ali vive. Numa noite como outra qualquer, a adolescente Judith Myers recebe seu namorado em casa, e aproveitando que seus pais estão fora, o leva para seu quarto com a finalidade de dar uns amassos mais quentes. Enquanto isso, Michael Myers, então com seis de anos de idade, observa o casal pelo lado de fora da casa. Lentamente, vai até a cozinha e escolhe a maior faca e se esconde observando o rapaz ir embora e segue em direção ao quarto de sua irmã. No meio do caminho, coloca uma máscara de palhaço e ao adentrar no recinto, encontra Judith ainda nua, que lhe questiona o que ele está fazendo lá. Sem responder, Michael lhe dá várias facadas pelo corpo inteiro, deixando o corpo morto da irmã ao chão e surpreendido pelos seus pais do lado de fora da casa.

Michael então foi encaminhado a um hospício, onde lá permaneceu por 15 anos sob os cuidados do psiquiatra Dr. Sam Loomis, cuja única preocupação era manter Michael internado para sempre, pois o doutor avaliava-o como o mal puro e de extremo perigo para a sociedade, até o fatídico dia 30 de outubro de 1978, onde Michael consegue escapar e rouba um carro oficial de uma enfermeira que ficou encarregada de levá-lo ao Tribunal (um dos grande furos do filme foi entender como Michael Myers sabia dirigir se permaneceu internado em regime fechado dos 06 aos 21 anos de idade???). Desesperado, o Dr. Loomis quer que autoridades sejam avisadas que Michael está retornando à sua cidade natal, mas o dono do hospício não lhe dá ouvidos, fazendo com que o próprio Dr. Loomis siga até a cidade de Haddonfield para procurar seu perigoso paciente.

No dia seguinte, dia de Halloween, enquanto a cidade está se preparando para comemorar o dia das bruxas, Michael Myers chega à sua cidade e saqueia uma loja, roubando uma máscara, cordas e algumas
facas e passa então a seguir a estudante Laurie Strode, cujos planos para o Halloween é passar a noite sendo babá de uma criança. Laurie fica incomodada com a sensação de estar sendo observada, mas suas amigas Annie e Lynda lhe dizem que é paranóia.

FICHA

"Halloween – A Noite do Terror"
Título original:
"Halloween"
EUA, 1978, 90 minutos.

Jamie Lee Curtis - Laurie Strode
Donald Pleasence - Dr. Samuel'Sam' J. Loomis
Nancy Loomis - Annie Brackett
P. J. Soles - Lynda
Charles Cyphers - Xerife Leigh Brackett
Kyle Richards - Lindsey Wallace
Tony Moran - Michael Myers, aos 23
Will Sandin - Michael Myers, aos 6
Brian Andrews - Thomas 'Tommy' Doyle
John Michael Graham - Bob Simms
Nancy Stephens - Enfermeira Marion Chambers
Mickey Yablans - Richie
Adam Hollander - Keith

Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter e Debra Hill
Produção: Debra Hill
Produção Executiva: Moustapha Akkad e Irwin Yablans
Música: John Carpenter
Fotografia: Dean Cundey
Edição: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace
Desenho de Produção: Tommy Lee Wallace
Maquiagem: Erica Ulland
Genero: Terror

Por coincidência, Annie irá cuidar de uma menina que mora em frente à casa do menino que será cuidado por Laurie e então combinam de irem juntas para o "trabalho". (é muito curiosa e engraçada a cena que Annie e Laurie estão no carro sendo seguidas por Michael quase grudado nelas, pois a cidade quase não tem automóveis e as meninas não percebem que foram seguidas por todo o trajeto!!!). Foi combinado que o casal de namorados Lynda e Bob fossem encontrá-las. Nesse meio tempo, o Dr. Loomis já havia conversado com o xerife da cidade e a polícia estava atenta sobre a possibilidade do assassino estar nos arredores, mas sem muito alarde para não assustar a população.

Tudo estava perfeito para que esses adolescentes passassem uma tranqüila noite de Halloween, o que eles não esperavam é que Michael estivesse à espreita, pronto para atacar....

O filme não tem aquelas mortes espetaculares que estamos acostumados a ver em filmes de horror, mas seu diferencial é o clima tenso durante todo o filme, com Michael sempre seguindo, observando e esperando com uma paciência fenomenal a hora de atacar, sempre ao som agonizante de sua respiração profunda.

Curiosidade:

- "Halloween" teve mais 07 seqüências, todas inferiores ao original (destacando - se somente as partes 2 e 4, muito bem dirigidas e bem próximas do clima original).

 

Carlos Simões

voltar