filmes
Harry & Sally - Feitos um para o outro

Com roteiro de Nora Ephron, Harry & Sally - Feitos um para o outro com título original When Harry met Sally é um filme que agrada a gregos e troianos.

Com Meg Ryan no papel de Sally Albright e Billy Cristal como Harry Burns essa comédia romântica de 1989 conta a estória de um casal de estudantes que após se formarem pela Universidade de Chicago partem juntos numa viagem para Nova York (Sally dá carona a Harry).

O filme trata de forma muito sincera o tema relacionamentos, principalmente entre homens e mulheres. O ponto de vista dos personagens e os acontecimentos são bem próximos da realidade e podem acontecer com qualquer um de nós. As duas cenas que se passam num reveillon com certeza já deve ter acontecido com grande parte das pessoas que assistem.

Após chegarem em Nova York, cada um toma o seu rumo e por força do destino se encontram esporadicamente com o passar dos anos. Nesses encontros as experiências amorosas de cada um é confidenciada ao outro fazendo com que se tornem mais próximos e cresça o laço de amizade entre eles.

Harry e Sally possuem gostos e pontos de vista totalmente diferentes, de forma que nunca dariam certo como um casal. Ela adorava sapateado, saladas sem molho, usava calcinhas com o dia da semana e vivia reclamando que os seus namorados nunca a jogava no chão da cozinha para fazerem sexo. A conclusão dela quanto a isso era:

"Deve ser esse piso frio e duro de cerâmica mexicana". Ele gostava de baseball, cuspia os caroços de uva no vidro da janela (fechada) do carro, queria transar com todas as mulheres que encontrava e confidenciou a Sally que já fez uma mullher miar de prazer...

FICHA

"Harry & Sally - Feitos um para o outro "
Título original:
When Harry Met Sally... País/Ano: EUA, 1989
Duração: 110 minutos

Billy Crystal - Harry Burns
Meg Ryan - Sally Albright
Carrie Fischer - Marie
Bruno Kirby - Jess
Steven Ford - Joe
Lisa Jane Persky - Alice
Michelle Nicastro - Amanda Reese
Harley Jane Kozak - Helen Helson
Kevin Rooney - Ira Stone
Franc Luz - Julian
Tracy Reiner - Emily
Gretchen Palmer

Direção: Rob Reiner
Escrito por: Mitch Glazer & Michael O'Donoghue
Roteiro: Nora Ephron
Produção: Rob Reiner e Andrew Scheinman
Música: Marc Shaiman
Fotografia: Barry Sonnenfeld
Figurino: Gloria Gresham
Edição: Robert Leighton

Estúdio:
Columbia Pictures Corporation / Castle Rock Entertainment / Nelson Entertainment
Distribuidora:
Columbia Pictures / Metro-Goldwyn-Mayer

Genero: Comédia Romantica

A cena mais hilária e famosa deste filme é a que Meg Ryan simula um "orgasmo" num restaurante lotado. A cena não constava no roteiro e foi sugestão da própria atriz!

Rob Reiner e Nora Ephron (diretor e roteirista do filme) declararam na época que os personagens foram inspirados neles mesmos e na idéia de que sexo "pode" estragar a amizade entre um homem e uma mulher.

Este é um filme que eu recomendo aos amantes de sétima arte, de comédias românticas e da Meg Ryan. Ao término do filme você sairá com um sorriso nos lábios e com aquela pergunta: Mas já acabou?????

Principais prêmios e indicações

Oscar (EUA, 1990) - Indicação de Melhor Roteiro Original

Globo de Ouro (EUA, 1990)

Indicações: Melhor Filme (Comédia/Musical),Melhor Diretor (Rob Reiner),Melhor Ator (Billy Cristal),Melhor Atriz (Meg Ryan) e Melhor Roteiro.

BAFTA Reino Unido, 1990) - Indicações: Melhor Roteiro Original e Melhor Filme. Venceu na categoria Melhor Roteiro Original.

American Comedy Awards(EUA, 1990) - Billy Cristal e Meg Ryan venceram na categoria Ator e Atriz mais engraçado(a).

Curiosidades

No decorrer do filme são mostrados vários casais contando como se conheceram. Essas estórias são verídicas e foram gravadas pelo diretor Rob Reiner.

Nora Ephron (a roteirista do filme) gostou muito do resultado final do filme, mas não ficou satisfeita com o título, dizendo que mudaria se pudesse voltar atrás.

Em uma das cenas "Harry" aparece lendo o livro Misery de Stephen King. O filme seguinte de Rob Reiner, Louca Obsessão", foi baseado nesta obra.

Molly Ringwald foi convidada para interpretar "Sally", mas recusou a oferta por estar envolvida em outros trabalhos.

A famosa cena do orgasmo foi rodada no restaurante Katz's Deli, em Nova York. A mesa onde ocorreu tem até hoje uma placa onde se lê: "Congratulations! You're sitting where Harry met Sally" (Parabéns! Você está sentado onde Harry conheceu Sally. Inicialmente a cena teria apenas Harry e Sally conversando sobre mulheres que fingem um orgasmo, mas Meg Ryan sugeriu que Sally fingisse um orgasmo na mesa e o diretor Rob Reiner adorou.

Adriana Uchoa


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80