Media  |
Fale  |

Filmes
Hellraiser - Renascido do Inferno

 

FICHA

"Renascido do Inferno"
Título original:
Hellraiser
EUA - 1987, 94 minutos.

Elenco:
Andrew Robinson -
Larry
Clare Higgins -
Julia
Ashley Laurence -
Kirsty Cotton
Sean Chapman -
Frank
Oliver Smith -
Frank the Monster
Robert Hines -
Steve

Diretor: Clive Barker
Escritor: Clive Barker
Produtores: Mark Armstrong, Christopher Figg, Selwyn Roberts, David Saunders, Christopher Webster
Música: Christopher Young
Diretor de Fotografia: Robin Vidgeon
Edição: Richard Marden, Tony Randel

Gênero: Terror
Distribuidora: Entertainment Film Distributors

Adaptado do livro The Hellbound Heart de Clive Barker, Hellraiser foi lançado em 1987 e marca a estreia de Barker como diretor. Segunda novela de sua carreira, foi escrita já na intenção de ser adaptada para o cinema.



Considerado autor revelação do gênero de literatura fantástica, foi elogiado pelo mestre do terror contemporâneo, Stephen King, que em depoimento declarou que o futuro do terror tinha um nome, Clive Barker. A frase ficou bem famosa e contribuiu para a ascensão de Barker. Afinal, se o mestre disse, como contestar?!

A história do filme gira em torno de um quebra-cabeça em forma de cubo que ao ser solucionado abre as portas de uma dimensão onde dor e prazer se confundem, como uma espécie de terrível caixa de pandora, trazendo demônios ou anjos, dependendo de quem a abre.

Uma das partes mais interessantes do filme, se refere a entidade, denominado de Cenobita,que se trata de uma criatura extremamente inteligente e articulada, principalmente o líder, conhecido como Pinhead. Afinal, os Cenobitas eram seres humanos, que assim como Frank Cotton, buscavam prazer sem limites.No primeiro filme isso é mostrado de forma mais sutil, porque o personagem será melhor explorado nas duas sequências posteriores.

Na época de seu lançamento o sucesso foi estrondoso e até hoje é considerado um clássico do gênero. E não é à toa, com um orçamento de 1 milhão de dólares (uma fortuna em 1987!), o filme rendeu aproximadamente 20 milhões.

Hoje, os recursos tecnológicos podem parecer pueris, mas na década de 80 eram considerados avançadíssimos. Salvo alguns detalhes, a maquiagem dos Cenobitas é de forma geral extremamente bem feita, até mesmo para os padrões atuais, principalmente a do Pinhead e da fêmea Cenobita (criatura assexuada, com expressões e traços andrógenos). A maquiagem do Pinhead demorava em média 6 horas para ser finalizada.


Tecnologia a parte, a história em si é excelente! A ideia de explorar as diferentes noções de prazer no ser humano foi muito acertada, porque temas sobre a psique humana sempre despertam muito interessante.

No filme, o tema base é o sadomasoquismo, e o personagem Frank Cotton representa aqueles que não conseguem se satisfazerde forma considerada convencional pela sociedade, com por exemplo através do sexo, bebida etc, e por isso vivem em uma incessante busca pelasatisfação, onde não há distinção entre dor e prazer. No caso do personagem de Cotton, essa busca acaba o levando ao extremo, fazendo com que ele "venda" sua alma aos Cenobitas para conseguir o que quer.

O autor foi bem ousado ao expor um tabu para a época e ainda para os dias atuais. Dizem que se inspirou em suas próprias experiências, e talvez isso explique o porquê destetema ser recorrente em suas obras.

 



Natascha Coelho


e