filmes
A Hora do Pesadelo

1,2... Freddy vai te pegar.
3,4... Melhor a porta trancar.
5,6... Mantenha o crucifixo ao seu lado.
7,8... Dormir nunca mais.
9,10... Viver ou sonhar.

Esta canção... Ainda te assusta?

Esta tenebrosa canção foi criada pelo mestre do terror Wes Craven, para a sensacional saga de Freddy Krueger na série A Hora do Pesadelo.

Criado para ser mais um serial killer silencioso, no estilo de Jason Voorhess (Sexta Feira 13) e Michael Myers (Halloween), Freddy Krueger se originou de um estupro de dezenas de homens em sua mãe, Amanda Krueger, que era uma Freira. Ela o entregou a um orfanato e voltou ao convento. Freddy acabou se transformando em um garoto problemático, com um comportamento estranho. Nove anos mais tarde Freddy matou um ramster na escola e foi levado a um abrigo de crianças em Springwood. Anos mais tarde, Freddy chegara ao segundo grau. Ele matou uma dúzia de pombos e encontrou seu primeiro chapéu.

Freddy ficou sabendo sobre o que havia acontecido com sua mãe e atacou uma garota no colégio, sendo expulso.

Ao aparecer os primeiros sintomas de problemas mentais, Freddy passou a abusar constantemente das crianças da rua Elm.

Freddy Krueger foi preso pela morte de crianças, mas por um erro em seu julgamento foi colocado em liberdade. Os pais das crianças mortas, com raiva da impunidade, levaram Freddy para uma Fábrica abandonada e o queimaram vivo. Krueger, ainda em chamas, jurou voltar para se vingar, fez um pacto com os demônios do sono para torná-lo imortal e, assim cumpriu, vindo aterrorizar os sonhos dos adolescentes da cidade de Springwood.

Estes adolescentes passam a ter pesadelos horríveis, sendo atacados por um homem deformado com garras de aço (Freddy) onde apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar!

Caso contrário, é morto brutalmente pelo maníaco!

Uma das adolescentes, a jovem Nancy, ao perceber o que estava acontecendo, procura a polícia. Seus relatos a respeito do hediondo maníaco que habita seus pesadelos e os de seus amigos, contudo, são absolutamente ignorados pelos policiais.
Nancy está sozinha e apavorada, sabe que cedo ou tarde, terá de enfrentar o assassino em seu próprio mundo sombrio e irreal.


Ao enfrentá-lo, Nancy ateia fogo no assassino e mesmo assim, antes de morrer e ir para o inferno, Freddy consegue enforcar e matar a mãe de Nancy.

E quem pensava que nunca mais iria ver ou saber de Freddy Krueger, lá estava ele, ressurgindo do inferno para aterrorizar o sono de suas crianças com uma pitada de humor negro ao som de:

1,2... Freddy vai te pegar.
3,4... Melhor a porta trancar.
5,6... Mantenha o crucifixo ao seu lado.
7,8... Dormir nunca mais.
9,10... Viver ou sonhar

 

 
FICHA

"A Hora do Pesadelo"
Título original:
"A Nightmare on Elm Street "
EUA, 1984, 91 minutos.

John Saxon - Tenente Thompson
Ronne Blakley - Marge Thompson
Heather Langenkamp - Nancy Thompson
Amanda Wyss - Tina Grey
Jsu Garcia - Rod Lane
Johnny Depp - Glen Lantz
Charles Fleischer - Dr. King
Joseph Whipp - Sargento Parker
Lin Shaye - Professora
Joe Unger - Sargento Garcia
Robert Englund - Freddy Krueger

Direção: Wes Craven
Produção: Robert Shaye
Roteiro: Wes Craven
Música: Charles Bernstein
Fotografia: Jacques Haitkin
Direção de Produção: Gregg Fonseca
Edição: Rick Shaine
Figurino: Dana Lyman
Estúdio: New Line Cinema / Smart Egg Pictures / Media Home
Distribuição: New Line Cinema
GenÍro: Terror
Site oficial: www.nightmareonelmstreet.com

Curiosidades:

- Devido ao enorme sucesso do 1º filme, as continuações se tornaram inevitáveis e a série conseguiu manter um certo nível de qualidade que atraiu mais e mais fãs.
Tanto é que, numa espera de quase 10 anos, Freddy retorna para um grande duelo contra outro ídolo do horror: Jason Voorhess (Sexta-feira 13).

- A Hora do Pesadelo marca a estréia de Johnny Depp no cinema. Trazendo Johnny Depp em seu primeiro papel no cinema. Depp retornaria a série em Pesadelo Final: A Morte de Freddy, numa cena que satiriza seu personagem.

- Cerca de 500 galões de sangue falso foram usados durante as filmagens.

- O sangue de Freddy Krueger é verde.

- Os únicos momentos em que se pode ver ou ouvir as palavras "Elm Street" durante o filme são nos créditos iniciais e de encerramento do filme.

- O filme em que Nancy assiste para se manter acordada é Uma Noite Alucinante (1982).

- Em outro determinado trecho, a personagem Nancy assiste Evil Dead na TV. Craven fez esta homenagem ao diretor Raimi em retribuição ao pôster de Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, dirigido por Craven) que aparece no porão da casa de Evil Dead.

- Craven teve a idéia para o filme num restaurante em 1978, após ler três artigos sobre pessoas que sofriam de insônia e morrem enquanto dormiam.

- Freddy era o nome de um garoto chato que perturbava o diretor Craven quando ambos eram crianças.

- Na cena em que Nancy dorme na casa de Tina e Freddy Krueger se aproxima da cama através da parede é visível a máscara de hóquei utilizada pelo personagem Jason Voorhess, outro ícone dos filmes de terror.

- O orçamento de A Hora do Pesadelo foi de US$ 1,8 milhão, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 25 milhões apenas nos Estados Unidos.

-A produtora New Line lançou em 1999 um estojo de luxo com 8 DVDs, os sete filmes + um só de extras. Nele o produtor de efeitos especiais Jim Doyle explica e mostra como foi feita a cena da banheira: A tomada foi feita numa piscina onde Doyle utilizava equipamento de mergulho.

  

 


Ligia Ramos 

voltar