filmes
Jogos de Guerra

 

"É um Jogo...Ou é Real?!". Com esse slogan, o filme "Jogos de Guerra" foi lançado em 1983 pelo diretor inglês John Badham (o mesmo que estava por trás das câmeras em "Trovão Azul" e "Curto Circuito", filmes igualmente clássicos dos anos 80).

Contando no elenco com o desconhecido estreante Matthew Broderick, que posteriormente ficaria famoso pelo clássico "Curtindo a Vida Adoidado" (1986) e com Dabney Coleman, presente no bacana "Os Heróis Não Tem Idade" (1984), "Jogos de Guerra" mostra bem o clima paranóico que existia nos anos 80: a iminência de uma catástrofe nuclear causada pelo barril de pólvora que era a Guerra Fria.

No filme, Broderick faz o papel do jovem David, um típico adolescente norte-americano, fanático por jogos e computadores. Era o nerd da época, distante da família, com poucos amigos, e uma inteligência acima da média! Suas artimanhas eram invadir o computador da escola para alterar notas e dar golpes nas companhias telefônicas para pagar menos...Entretanto, David ainda não sabia que suas brincadeiras de hacker iriam longe demais...

Após se divertir em um tradicional joguinho de fliperama dos anos 80, David depara com um anúncio sobre jogos a serem lançados por uma empresa chamada Protovision. Ao conseguir invadir o sistema dessa companhia, David percebe que existem vários "games" pouco convencionais...Obcecado por ter conseguido entrar numa máquina desse porte, David escolhe brincar de "Guerra Global Termonuclear", invadindo inadvertidamente o computador central que controla as armas atômicas no Departamento de Defesa dos EUA, dando início ao risco de uma guerra sem precedentes...

O "jogo" entre David e este "supercomputador" começa e com ele toda a tensão deste excelente clássico dos anos 80... Agora cabe a pergunta: é uma guerra de verdade ou uma simples brincadeira...?!

Curiosidades:

Stephen Stills, da banda folk Crosby, Stills and Nash compôs uma canção para o filme, apropriadamente chamada "War Games". Existiu até um vídeo-clipe rolando na MTV, mostrando cenas do filme. Estranhamente, a canção não apareceu na versão final do filme. Não foi utilizada em momento algum! A música somente entraria no álbum denominado "Allies" gravado pelo trio no mesmo ano.

Para compor o personagem, Mathew Broderick visitou estudantes de computação do "Academic Computer Center" de Seatlle. Utilizou também, por 60 dias, dois computadores para que ficasse familiarizado como o mundo da informática!

FICHA

"Jogos de Guerra"
Título original:
"War Games "
EUA, 1983, 114 minutos.

Matthew Broderick - David Lightman
Dabney Coleman - McKittrick
John Wood - Sthephen Falken
Ally Sheedy - Jennifer
Barry Corbin - General Beringer
Juanin Clay - Pat Healy
Kent Willians - Cabot
Dennis Lipscomb - Watson
Joe Dorsey - Conley
Irwing Metzman - Ritcher
William Bogert - Sr. Lightman
James Tolkan - Nigan
Michael Madsen

Direção: John Badham
Produção: Harold Schneider
Direção de Fotografia: William A. Fraker
Desenho de Produção: Angelo P. Graham
Desenho de Arte: James J. Murakami
Edição: Tom Holf
Figurino: Barry Francis Delaney
Música: Arthur B. Rubinstein
Estúdio: MGM/ Sherwood
Distribuição: MGM
GenÍro: Ficção

O primeiro diretor contratado para dirigir "Jogos de Guerra" foi Martin Brest. Demitido, ele embarcou no projeto daquele que seria um dos maiores sucessos da década: "Um Tira da Pesada" (1984).

As vendas de modems subiram 500% nos meses seguintes ao lançamento do filme!

Como os produtores de "Jogos de Guerra" não conseguiram autorização para rodar no centro computacional de defesa dos EUA, foi construído um set de filmagens que o reproduzia. Este set foi o mais caro construído para um filme até aquela época, tendo custado US$ 1 milhão.

Recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Som.

Karina Gercke


voltar