Media  |
Fale  |

Filmes
Jogue a Mamãe do Trem

Um clássico da comédia dos anos 80: “Jogue a mamãe do trem” (Throw Momma from the Train – Título original) foi dirigido por Danny DeVito em 1987, conhecido ator de comédias que já havia participado na década de 80 de alguns filmes famosos como “A Jóia do Nilo”, “Tudo por uma Esmeralda” e “Irmãos Gêmeos”, este com o ator Arnold Schwarzenegger. DeVito atua no filme como o personagem Owen Lift. Participam também como personagens principais o ator Billy Crystal (Larry Donner) e a atriz Anne Ramsey, como a mãe de Owen. Esta se tornou famosa por seu papel no filme “Os Goonies” de 1985, como a mãe dos irmãos Fratelli.

Podemos ver no filme todas as características dos filmes de comédia da década de 80, com personagens super engraçados, um enredo simples, sem o apelo dos filmes de comédia atuais e uma história que, apesar de parecer trágica, se torna engraçada com as excelentes atuações de Danny DeVito, Billy Crystal e Anne Ramsey (indicada para o Oscar de melhor Atriz Coadjuvante).
FICHA

"Jogue a Mamãe do Trem"
Título original:
"Throw Momma from the Train"
EUA, 1987, 88 minutos.

Danny DeVito - Owen
Billy Crystal - Larry
Kim Greist - Beth
Anne Ramsey - Momma
Kate Mulgrew - Margaret
Branford Marsalis - Lester
Rob Reiner - Joel


Diretor: Danny DeVito

Produção - Larry Brezner
Co-produção - Kristine Johnsonco
Música - David Newman
Diretor de Fotografia - Barry Sonnenfeld
Edição - Michael Jablow


Distribuidora: FOX Filmes

Gênero: Comédia

No filme, Larry (Billy Crystal) é um professor complexado de curso de redação que odeia sua ex-mulher, alegando que ela roubou um manuscrito do livro que ele tinha escrito, sendo que ela publicou como se fosse dela. Entre seus alunos se encontra Owen (Danny DeVito), escritor de gêneros como crimes e mistérios. Owen mora com sua mãe (Anne Ramsey) que o atormenta com agressões verbais e físicas.



Tanto Owen quanto Larry possui características semelhantes, isto é, tentam ser escritores, mas não conseguem e ambos adoram a morte. Owen gostaria que sua mãe morresse, pois passou uma grande parte do seu tempo cuidando dela e ela sempre o atormentava e Larry também queria ver sua ex-mulher morta devido ao roubo que citei acima. Ambas deixam os dois malucos.

Nas aulas, Owen sente que não está recebendo a merecida atenção e, então, passa a perseguir o professor em busca de atenção. Numa das conversas entre os dois, acaba havendo um mal entendido e Owen entende que o professor sugere uma troca de crimes: ele mataria a ex-mulher do professor e o professor mataria a mãe de Owen. Conforme o filme se desenrola, os dois vão percebendo que matar a mãe é uma tarefa praticamente impossível. Esta é a base para a história do filme e as bagunças que os dois irão criar.

Uma das coisas interessantes que podemos notar quando assistimos ao filme “Jogue a mamãe do trem” é a atuação da personagem Anne Ramsey, que com sua cara rabugenta e atitudes enérgicas, teve indicação ao Oscar de melhor atriz Coadjuvante, características bem parecidas com a sua personagem em “Os Goonies”. Infelizmente ela veio a falecer em 1988, mesmo ano de sua indicação.

“Jogue a Mamãe do Trem” é um filme interessante de se assistir, para darmos boas gargalhadas e para matar as saudades das sessões da tarde dos anos 80. Uma excelente dica de filme para a galera Autobahn.

Curiosidades:
- A atriz Anne Ramsey foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.

- O filme foi inspirado na obra “Pacto Sinistro” de Alfred Hitchcock, em que um homem propõe a outro a troca de vítimas para despistar a polícia.

 


Reynaldo Rivero