filmes
James Bond 007 - Marcado para a morte

Esta é a 15º aventura do agente mais famoso de todos os tempos da história do cinema, é a estreia de Timothy Dalton, como James Bond, com a dura missão de substituir um dos grandes atores do século XX e um dos melhores James Bond que já existiram Roger Moore somente perde para o maior e o mais famosos deles que é o Sean Connery o maior James Bond de todos os tempos.

Marcado para a morte narra a história do General Russo George Koskov que pede ajuda ao serciço britânico para deserdar o seu país.
James Bond entra em ação e exucuta um plano fantástico de fuga para o general Koskov, mas nem tudo sai como James imaginava, ele consegue fazer Koskov atravessar a fronteira por uma tubulação onde nunca tinha passado um ser humano, uma idéia arriscada sim, mas que deu certo mas depois de Koskov atravessar a fronteira James Bond nao consegue evitar que ele caia em maos erradas, e além desse problema James Bond sabia que tinha alguém querendo acabar com os espiões britanicos pois 004 e 002 foram mortos de maneira suspeita, ambos foram mortos em treinamento...

A trilha de informações conduz James Bond a um encontro com a linda e sedutora Kara e um aventura que esconde um complexo esquema de contrabando de armas e drogas pra ser mais preciso ópio.
Sempre equipado com uma tecnoligia de ponta e com a ajuda de Q que sempre faz coisas extremamente fascinantes, alias que seria de James Bond sem o Q que nesse filme nao poderia faltar os grandes carros, nesse caso James usa um Aston-Martin, poderosos lasers entre outras supresas.

E ainda na trilha sonora não poderia faltar as belas músicas que sempre acompanham as aventuras de James Bond, em Marcado para a morte A-ha com "Living Daylights" é a trilha do filme uma fórmula que fora usada na aventura anterior Na mira dos assassinos com Roger Moore onde o Duran Duran com a musica "A view to a kill", isso mostra que anos 80 com James Bond cai muito mas falar desse outro filme do James Bond é um outra história....

 

Curiosidades

007 - Marcado Para a Morte é o primeiro filme em que Timothy Dalton interpreta o espião James Bond. É também o 15º filme da cinessérie baseada no agente secreto britânico.

O ator favorito para assumir o personagem James Bond em 007 - Marcado Para a Morte era Pierce Brosnan, que apenas não pôde aceitar o papel por causa de compromissos contratuais com outro filme. Além de Brosnan, estavam cotados na época para o papel de Bond os atores Sam Neill e Finaly Light.

Antes de assumir o papel de James Bond, Timothy Dalton já havia sido cogitado para o personagem, após o lançamento de Os Diamantes São Eternos (1971), último filme em que Sean Connery interpretou o personagem. Na época, Dalton foi descartado por ser considerado muito jovem para ser o novo James Bond.

A escolha de Frederick Warden e Glyn Baker para interpretar os agentes 004 e 002, respectivamente, se deveu à semelhança física de ambos com antigos protagonistas de Bond. No caso, de Warden com Roger Moore e de Baker com George Lazenby.

Os guarda-chuvas que o jipe de James Bond destrói na sequência de abertura de 007 - Marcado Para a Morte têm as iniciais "JB" gravadas.

Nesse filme só tem uma bond girl como ao contrario de outros filmes que são sempre duas garotas, isso foi feito como um alerta a AIDS que na época estava muito alto o risco de contaminação e isso é uma forma de incentivar o sexo seguro, tendo somente relações com uma unica parceira.



Roger de Souza

 
FICHA

"James Bond 007 - Marcado para a morte
Título original:
"Living Daylights"
Estados Unidos, 1987, 131 minutos.

"Georgi Koskov (Jeroen Krabbé), um general dissidente da União Soviética, escapa da Cortina de Ferro com a ajuda de James Bond (Timothy Dalton), mas logo é recapturado através de uma sensacional missão de resgate, que transforma o Serviço Secreto Inglês em uma grande chacota. A partir de então, 007 assume o caso e vê fatos surpreendentes ao conhecer Kara Milovy (Maryam d'Abo), uma violoncelista tcheca com quem se envolve. Bond acaba descobrindo uma grande trama ligada a Brad Whitaker ( Joe Don Baker), um grande comerciante de armamento bélico."

Um filme de Ian Flemming

 

Elenco:

Timothy Dalton (James Bond)
Maryam d'Abo (Kara Milovy)
Jeroen Krabbé (General Georgi Koskov)
Joe Don Baker (Brad Whitaker)
Art Malik (Kamran Shah)
John Rhys-Davies (General Leonid Pushkin)
Andreas Wisniewski (Necros)
Thomas Wheatley (Saunders)
Desmond Llewelyn (Q)
Robert Brown (M)
Geoffrey Keen (Ministro da Defesa)
Walter Gotell (General Anatol Gogol)
Caroline Bliss (Miss Moneypenny)
John Terry (Felix Leiter)
Frederick Warder (004)
Glyn Baker (002)

 

Ficha Técnica:

Título Original: The Living Daylights
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1987
Estúdio: United Artists
Distribuição: United Artists
Direção: John Glen
Roteiro: Richard Maibaum e Michael G. Wilson, baseado em estória de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli e Michael G. Wilson
Música: John Barry
Direção de Fotografia: Alec Mills
Desenho de Produção: Peter Lamont
Direção de Arte: Terry Ackland-Snow
Figurino: Emma Porteus
Edição: Peter Davies e John Grover


Edições Anteriores


voltar