Media  |
Fale  |

Filmes
Meninos do Brasil

Com o título original The boys from Brazil e em português conhecido por "Meninos do Brasil", o filme enquadra-se no gênero suspense, foi rodado no ano de 1978 pelo cineasta americano Franklin James Schaffner, com roteiro escrito por Heywood Gould. Por sua vez foi baseado no romance do escritor, dramaturgo e compositor Ira Levin que lançou sua obra em 1976.

FICHA

"Meninos do Brasil"
Título original:
"The Boys from Brazil"
EUA - 1988, 125 minutos.

Elenco:
Gregory Peck -
Dr. Josef Mengele
Laurence Olivier -
Ezra Lieberman
James Mason -
Eduard Seibert
Lilli Palmer -
Esther Lieberman
Uta Hagen -
Frieda Maloney
Steve Guttenberg -
Barry Kohler
Denholm Elliott -
Sidney Beynon

Diretor -
Franklin J. Schaffner
Escritor Novela: Ira Levin
Escritor Filme: Heywood Gould
Produtores: Robert Fryer, Stanley O'Toole e Martin Richards
Música: Jerry Goldsmith
Diretor de Fotografia: Henri Decaë
Edição: Robert Swink
Diretor de Arte: Peter Lamont
Cenário: Vernon Dixon
Figurino: Anthony Mendleson

Distribuidora: 20th Century Fox, CBS
Gênero: Drama

O filme foi uma produção anglo-americana e as locações da mesma tiveram como cenário Áustria, Inglaterra, Portugal, Paraguai e Lancaster, Pensilvânia - Estados Unidos. O filme conta com a participação principal dos atores Gregory Peck, Laurence Olivier e James Mason que atuaram de forma interessante, no qual contribuiu para nos dias atuais o filme figurar no cenário cult do cinema internacional.

O roteiro baseia-se na tradição do cinema europeu, ou seja, com viés político e aguçado com temas sobre o nazismo e perseguições políticas contra quem viesse a se opor a tal sistema e principalmente não pertencesse a "ideologia" venerada por seus adeptos.

O cientista Dr. Josef Mengele (Gregory Peck) realiza a clonagem de 94 cópias do líder nazista Adolf Hitler, visando assim a volta e intensificação do sistema que o mesmo ajudou a propagar no mundo. Ezra Lieberman (Laurence Olivier) segue os criminosos de guerra até o continente Sul-Americano, onde descobre o plano diabólico de Mengele, tentando impedir a execução das clonagens de Hitler. Mengele encomenda um grupo de ex-nazistas para matar 94 homens em diferentes países, incluindo Áustria, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega, Suécia, Canadá, Inglaterra e os EUA.

Consciente de que algo está errado, Lieberman começa viajando pela Europa e América do Norte para investigar as mortes suspeitas de uma série de funcionários públicos de meia idade, também é claro que, no momento de suas mortes, todos os funcionários públicos tinham idade em torno de 65 anos e teve uma atitude fria e dominadora, e abusivo em relação a seus filhos adotivos, enquanto suas mulheres tinham idade em torno de 42 anos e adorava os filhos. Lieberman é incentivado por um americano caçador de nazistas, David Bennett (John Rubinstein) para expor o esquema de Mengele para o mundo.

Segundo uma tradição européia, o filme possui momentos de reflexão tanto em seu roteiro, quanto nos posicionamentos das câmeras, ou seja, sendo alguns planos de slides superiores a 3 segundos, um padrão pouco comum no cinema americano. O personagem de Ezra Lieberman foi inspirado no caçador de nazistas Simon Wiesenthal, que executou tal atividade na vida real. O longa metragem foi o segundo do cineasta Franklin Schaffner no gênero ficção, já o livro de Ira Levin foi o primeiro a abordar temas de clonagem humana na literatura internacional.

 


Aldiéres Silva

e