filmes
Missing - O Desaparecido

Filme produzido em 1982, “missing” relata mais um período doloroso para a América Latina, a ditadura imposta pelo General Augusto Pinochet no Chile em 1973 que depôs o Presidente Socialista Salvador Allende, levando-o a morte no próprio palácio presidencial “La Moneda”.

O Filme relata a história verídica do jovem escritor norteamericano Charles Horman (John Shea) que torna-se mais um desaparecido sob o regime militar, seu pai Ed Horman (Jack Lemmon, em uma brilhante atuação) vai até o Chile em busca de seu filho, a trama traz a tona a participação dos EUA na ação militar imposta no Chile, inclusive a CIA teve uma participação muito intensa no processo que levou a execução do golpe militar e sua implantação durante os anos seguintes.

Missing é uma sucessão de duras cenas que revelam muito mais do que a violência militar, elas mostram características sociais como machismo e abuso de poder por parte dos militares, além do cotidiano tenso ao que os chilenos foram submetidos.

A tortura é a palavra que mais expressa um regime militar, no Chile foram mais de 3 mil mortos além de outros mil desaparecidos e mais de 28 mil pessoas torturadas.
Uma quantidade enorme de mulheres foram abusadas sexualmente baixo um regime de tortura cruel e impossível de ser justificada.

Este filme foi banido do Chile durante o período militar (1973-1990) e sua distribuição foi deturpada por processos que acabaram deixando este filme difícil de ser encontrado, seu relançamento foi feito apenas em 2006 pela Universal.

Vencedor do Academy Award e da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Jack Lemmon também foi premiado como melhor ator.

FICHA

"O Desaparecido "
Título original:
Missing
País/Ano: EUA, 1982
Duração: 122 minutos

Jack Lemmon - Ed Horman
Sissy Spacek - Beth Horman
Melanie Mayron - Terry Simon
John Shea - Charles 'Charlie' Horman
Charles Cioffi - Capt. Ray Tower, USN
David Clennon - Consul Phil Putnam
Richard Venture - U.S. Ambassador
Jerry Hardin - Col. Sean Patrick
Richard Bradford - Andrew Babcock
Joe Regalbuto - Frank Teruggi
Keith Szarabajka - David Holloway
John Doolittle - David McGeary
Janice Rule - Kate Newman
Ward Costello - Congressman
Hansford Rowe - Senator

Direção: Costa Gravas
Produção: Peter Guber, Edward Lewis, Mildred Lewis, Jon Peters
Roteiro:
Mary Harron e Guinevere Turner, baseado em livro de Bret Easton Ellis
Escrito por: Costa-Gavras, Thomas Hauser

Estudio: PolyGram Filmed Entertainment

Genero:
Drama

Este filme é uma obra obrigatória para entender o que aconteceu no Chile durante os anos de repressão, assim como as adaptações para o cinema das obres de Isabel Allende (a Casa dos espíritos) e o dramático filme de Roman Polanski “A morte e a Donzela” que descreve cruelmente a tortura no Chile. Também temos os raríssimos filmes “Chove sobre Santiago” e “O Cantor”, este último um filme alemão que relata os últimos momentos do Compositor, Ator, Diretor de Teatro e Cantor Popular Victor Jara que foi brutalmente torturado e assassinado nos primeiros dias da Ditadura Militar. Um Mártir Chileno, até hoje sua obra musical e teatral é respeitada e influencia novas gerações de protesto contra a violência, inclusão social e cultural.

O Clima tenso do filme se completa com a trilha sonora composta pelo fabuloso Vangelis, a trilha não chegou a ser lançada oficialmente, mas em 1989 no album "Themes” a música principal é lançada.

Dirigido pelo diretor grego Costa-Gavras, famoso por dirigir filmes políticos como o filme “Z” em 1969 denunciando os abusos da ditadura militar na Grécia nos anos 60, filme que ganho o Oscar e o Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro teve muita coragem de abraçar este projeto, que lhe trouxe muita dor de cabeça, pois o próprio EUA foram complacentes com a violência do Regime Pinochet. Sofreu diversos processos por conta deste filme.

Sempre polêmico seu último filme “Amém” trouxe grande controvérsia ao traçar paralelos entre a igreja católica e o nazismo.

Enfim Missing “ Desaparecido” é mais um capítulo de nossa história na América latina que queremos deixar para sempre no passado. Quantos de nós somo filhos ou netos de torturados políticos passados mais de 20 desde.

German Larraguibel


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80