Media  |
Fale  |

Filmes
Nas Montanhas dos Gorilas

O filme Nas Montanhas dos Gorilas é baseado na história real de “Dian Rossey”, que tinha decidido estudar os gorilas das montanhas na África. Mas especificamente no Congo, Zaire e Ruanda.

FICHA

"Nas Montanhas dos Gorilas"
Título original:
"Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey"
EUA - 1988, 129 minutos.

Elenco:
Sigourney Weaver - Dian Fossey
Bryan Brown - Bob Campbell
Julie Harris - Roz Carr
John Omirah Miluwi - Sembagare
Iain Cuthbertson - Dr. Louis Leakey
Constantin Alexandrov - Claude Van Veeten
Waigwa Wachira - Mukara
Iain Glen - Brendan
David Lansbury - Larry
Maggie O'Neill - Kim

Diretor:
Michael Apted
Escritores:
Harold T.P. Hayes, Dian Fossey, Anna Hamilton Phelan, Tab Murphy , Anna Hamilton Phelan
Produtores:
Rick Baker, Terence A. Clegg, Arne Glimcher, Peter Guber, Judy Kessler, Robert Nixon, Jon Peters
Música:
Maurice Jarre
Edição:
Stuart Baird
Diretor de Arte:
Ken Court

Distribuidora:
Universal Pictures, Warner Bros
Gênero:
Biografia, Drama

Esse filme é sensacional e cativante, consegue prender a atenção das pessoas que ficam a espera do desenrolar do filme.

Apesar do filme se passar em poucos cenários, sua beleza nas montanhas chega a dar um “toque” a mais neste filme. Impulsionado pelo talento de Sigourney Weaver que faz o papel de “Dian Rossey”.

A história se passa na segunda metade dos anos 60 quando Dian é contratada pelo Dr. Louis (Iain Cuthbertson). Dian não tinha muita experiência (assim como na vida real) quando foi contratada, sem contar que ela não estava habituada aos costumes e nem a língua da região.

Na época a caça era desenfreada naquela região e infelizmente vários animais, inclusive os gorilas, eram sacrificados e mal tratados. Além da venda de animais como objetos de decoração.

Este filme segundo especialistas, mostra com bastante fidelidade os acontecimentos reais de Dian.

No filme, Dian tem a ajuda de seu guia Sembagare onde passam por diversos problemas e também ameaças dos caçadores locais, policiais e algumas pessoas das tribos.

Dian começa a interagir com os gorilas por forma de sinais e até mesmo fingir estar mastigando folhas, com o tempo ela é aceita no habitat dos gorilas. Chega a dar nome para vários gorilas e sabendo diferenciar cada animal.

O filme definitivamente cativa conforme vai passando, além do drama no decorrer de tantos obstáculos que Dian passou.

Na vida real naquela época, o Governo de Ruanda estava em guerra e muitas tribos tinham apenas como sobrevivência o tráfico de animais, isso também é mostrado no filme as dificuldades que Dian enfrentou.

Nas Montanhas dos Gorilas é um filme recomendado não só para os amantes da natureza, mas como um exemplo de dedicação de uma pessoa que abriu mão de tudo em defesa dos animais, além de ser um drama marcante.

Sem dúvida é um filme que vale assistir mais de uma vez!

Curiosidades:

- O filme é de 1988, sendo que na vida real, Dian Rossey viveu até 1985 onde foi encontrada assassinada em sua cabana nas Montanhas Virunga em Ruanda. Até hoje o caso não foi solucionado, acreditando se que ela foi morta por caçadores de gorilas.

- Diversas organizações até hoje se dedicam para a proteção dos gorilas graças ao grande trabalho de Dian. Inclusive a “The Dian Fossey Gorilla Fund International”.

- Oscar - 1989

Indicado nas categorias de melhor atriz (Sigourney Weaver), melhor edição (Stuart Baird), melhor trilha sonora (Maurice Jarre), melhor mixagem de som (Andy Nelson, Brian Saunders e Peter Handford) e melhor roteiro adaptado (Anna Hamilton Phelan (roteiro/história) e Tab Murphy (história).

- BAFTA 1990 (Reino Unido)

Indicado na categoria de melhor fotografia (John Seale e Alan Root).

- Globo de Ouro 1989 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor trilha sonora (Maurice Jarre) e melhor atriz de cinema - drama (Sigourney Weaver).

Indicado nas categorias de melhor filme - drama.

- A National Geographic e a BBC de Londres fizeram diversas matérias sobre o trabalho da verdadeira Dian Fossey e isto foi mostrado para todo o mundo sobre os acontecimentos e a preocupação de preservar a espécie dos gorilas. Existe também um filme feito pela prórpria National Geographic chamado: O Filme Perdido de Dian Fossey.

- Bob Campbell interpretado por “Bryan Brown” também existiu na vida real. Inclusive vale aqui destacar sua participação, pois foi ele quem registrou as imagens junto com Dian durante o período entre 1968 e 1972 que posteriormente foram mostradas ao mundo.



Vanderlei Schiavolin


e