Media  |
Fale  |

Filmes
Nascido em 4 de Julho

 

FICHA

"Nascido em 4 de Julho"
Título original:
"Born on the Fourth of July"
EUA - 1989, 145 minutos.

Elenco:
Tom Cruise - Ron Kovic
Raymond J. Barry - Mr. Kovic
Caroline Kav - Mrs. Kovic
Josh Evans - Tommy Kovic
Jamie Talisman - Jimmy Kovic
Anne Bobby - Suzanne Kovic
Samantha Larkin - Patty Kovic
Tom Berenger - Sgt. Hayes
Frank Whaley - Timmy
Jerry Levine - Steve Boyer
Richard Panebianco - Joey Walsh
Rob Camilletti - Tommy Finnelli
Stephen Baldwin - Billy Vorsovich

Diretor: Oliver Stone
Escritores: Ron Kovic (livro), Oliver Stone (filme) e Ron Kovic (filme)
Produtores: A. Kitman Ho, Lope V. Juban Jr., Phillipines, Joseph P. Reidy, Oliver Stone e Clayton Townsend
Música por:John Williams
Diretor de Fotografia: Robert Richardson
Edição: David Brenner, Joe Hutshing
Produção de Design: Bruno Rubeo
Diretor de Arte: Richard L. Johnson e Victor Kempster
Cenário: Derek R. Hill

Distribuidora: Ixtlan, Universal Pictures
Gênero: Biografia, Drama, Guerra

Em uma época de protestos em nosso país, nada melhor do que falar a respeito de um dos melhores e mais polêmicos filmes dos anos 80. “Nascido em 4 de Julho” (“Born on the Fourth of July” em inglês) foi dirigido pelo diretor Oliver Stone e contou com um dos atores mais brilhantes da década: Tom Cruise, em um de seus melhores papéis. O filme ganhou 2 Oscars, além de ter sido indicado em outras categorias.

Baseado em uma história real, o filme conta a história de “Ron Kovic” (Tom Cruise), um jovem idealista e super patriota que deixa a família, namorada e a sua pacata vida para se alistar como voluntário na Guerra do Vietnã, o qual até então defendia bastante.

Ao chegar na guerra, depara-se com uma realidade totalmente diferente do que imaginava. Em um dos confrontos, Kovic mata um colega de pelotão pensando ser um soldado inimigo e isto deixa-o totalmente abalado. Ao voltar para a batalha é atingido e acaba mortalmente ferido. Ele fica paraplégico e ao voltar para casa, é recebido como herói. A medida que o tempo passa, Kovic começa a se deparar com o preconceito para com os deficientes físicos e o descaso no qual o país trata os veteranos de guerra. Com isso, decide se juntar a outros veteranos para lutar pelos seus direitos e dedica-se ao movimento nacional contra a guerra do Vietnã, entrando de vez em protestos ferozes para ser ouvido por todos.

Em um dos episódios mais fortes de protesto em 1972, Kovic participa de uma convenção para protestar contra o governo do presidente americano Nixon e a Guerra do Vietnã e a manifestação é fortemente repreendida pela polícia. Passados quatro anos, Kovic lança um livro a respeito da sua história e é recebido como herói na Convenção do partido Democrata, porém, considerado comunista e traidor pelos republicanos.

Um excelente filme para ser assistido e refletido no que se refere ao fato dos problemas sociais que o povo, não só o americano, mas o povo no mundo inteiro enfrenta. Problemas como discriminação e problemas relacionados a falta de incentivos na área social são comuns a todos. Além disso, o filme trata de uma década perdida de uma geração desiludida por um propósito.

CURIOSIDADES:
- O filme é a estréia do ator William Baldwin no cinema americano.
- O diretor Oliver Stone participa de uma cena do filme como repórter.

Prêmios e indicações:
- Venceu Oscar na categoria de Melhor Diretor e Melhor Edição.
- Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Cruise), Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.
- No Globo de Ouro, venceu as categorias de Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator – Drama (Tom Cruise) e Melhor Roteiro. Foi indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.



 


Reynaldo Rivero

e