filmes
Negócio Arriscado

 
Em seu papel no filme “Negócio Arriscado” (1983), Tom Cruise demonstra por que se tornaria um grande astro. Seu personagem, Joel Goodsen, é um estudante do colegial que vive em Chicago com seus pais, que desfrutam de uma situação financeira bastante confortável e estável. Sendo filho único, recebe demasiada atenção por parte de seus pais, mas ao mesmo tempo, é constantemente cobrado por eles no que se refere ao seu desempenho escolar e sofre intensa pressão, principalmente por parte do pai, que almeja ver o filho ingressando na Universidade de Princeton.

Os pais de Joel viajam para visitar uma tia, deixando a casa sob sua inteira responsabilidade. Sozinho em casa, Joel aproveita ao máximo da situação: ingere bebidas alcoólicas durante o jantar em frente à TV.

Numa das cenas mais marcantes e clássicas do filme, Joel se movimenta sensualmente, dublando e dançando a canção “Old Time Rock & Roll” de Bob Seger & The Silver Bullet Band, vestindo somente cueca, camisa e meias brancas. Cena do filme que causa perda de fôlego ao público feminino, além de ser extremamente divertida.

Aproveitando a ausência dos pais e no intuito de vivenciar intensamente cada momento raro de infinita liberdade, Joel ignora completamente a ordem de seu pai, que, explicitamente, o proíbe de usar seu precioso e intocável Porsche 928, participando de rachas com o carro.

Influenciado pelos colegas, Joel acaba fazendo contato com uma garota de programa, parte em conseqüência da pressão por parte de seus colegas, aliado ao natural despertar de sua curiosidade e desejo sexual. A garota de programa Lana, vivida pela atriz Rebecca De Mornay, chega à casa de Joel e ambos passam uma noite recheada de sexo quente.

 


Na manhã seguinte, Joel se dá conta de que não tem dinheiro suficiente para pagar Lana e então sai para tentar obter mais dinheiro. Ao retornar para casa, Lana já havia ido embora, levando consigo uma caríssima peça de cristal em formato de ovo, da renomada marca Steuben, pertencente à sua mãe.

Joel e seu amigo Miles decidem ir ao Hotel Drake à procura de Lana. Assim que a vê, Joel apenas acena, mas quando está prestes a sair, Lana lhe pede uma carona. Assim que entra no carro, Joel pede à Lana que lhe devolva o ovo de cristal de sua mãe. Lana concorda, porém enquanto conversam, um carro se aproxima e o condutor aponta uma arma para Joel. Trata-se de Guido, cafetão de Lana. Guido, então, começa a perseguir Joel e Lana (que estão no Porsche do pai de Joel). Mas eles conseguem escapar.

FICHA

"Negócio Arriscado . "
Título original:
"Risky Business"
EUA, 1983, 98 minutos.

Tom Cruise - Joel Goodson
Rebecca De Mornay - Lana Scharf
Joe Pantoliano - Guido
Richard Masur - Bill Rutherford
Bronson Pinchot - Barry
Curtis Armstrongt - Miles
Nicholas Pryor - Pai de Joel
Janet Carroll - Mãe de Joel
Shera Danese - Vicki
Raphael Sbarge - Glenn
Bruce A. Young - Jackie
Kevin Anderson - Chuck
Sarah Partridge - Kessler
Scott Harlan - Stan Licata

Direção: Paul Brickman
Roteiro: Paul Brickman
Produção: Steve Tisch
Fotografia: Bruce Surtees e Reynaldo Villalobos
Música: Tangerine Dream
Figurino: Robert De Mora
Edição: Richard Chew
Gênero: Comédia

Já em casa, Joel permite que Lana fique lá por algum tempo. Lana, então, percebe o potencial da casa e lança a idéia de transformá-la em um bordel, porém Joel recusa a idéia terminantemente.

Na manhã seguinte, Joel percebe que sua casa fora assaltada e Lana lhe diz que a escultura de cristal e os móveis de sua casa estão em poder do cafetão Guido.

Depois de uma noite em que fica completamente chapado, Joel estaciona o Porsche do pai próximo a uma encosta e o pior acontece: o carro despenca para o oceano.

Joel leva o carro ao mecânico e mais tarde, vai ao colégio. Acaba discutindo com o inspetor de alunos, depois que este informa a Joel que sua ausência é injustificada, portanto perderá duas importantes provas. O confronto resulta em uma suspensão de cinco dias.

Completamente desesperado, Joel volta atrás e aceita a proposta de Lana em transformar a casa de seus pais em um bordel, promovendo uma festa, sendo a única alternativa que encontra para obter o dinheiro necessário para reparar os danos no carro. A festa é um estrondoso sucesso, com a casa repleta de jovens rapazes e prostitutas.

Um conflito com o cafetão Guido quase põe tudo a perder, pois este ameaça avisar aos pais de Joel sobre o “negócio arriscado” em que se envolvera. Felizmente, Joel consegue manipulá-lo e tudo acaba bem: Joel passa a namorar Lana e é aceito na Universidade de Princeton, causando enorme orgulho ao seu pai.

Em meio a inúmeros filmes adolescentes dos anos 80 que abordam o sexo como principal enredo, “Negócio Arriscado” destaca-se brilhantemente e faz parte da cultura pop até os dias de hoje. O escritor e diretor Paul Brickman aborda o universo sexual do adolescente da década de 80 com transparência e honestidade. Ao contrário da maioria dos filmes nos quais vemos adolescentes como personagens estereotipados, Joel é real, um adolescente com curiosidade sexual, certa ingenuidade e profunda ânsia em escapar ao rígido controle dos pais.

Compartilhamos com Joel sua emocionante gana adolescente em tornar-se adulto, como também seu medo e ansiedade nos momentos em que as coisas não saem como se esperava.

Na cena em que um funcionário da Universidade de Princeton chega à casa de Joel para entrevistá-lo no intuito de aceitar ou recusar sua admissão à universidade, os acontecimentos ao redor acabam por atrapalhar a entrevista. Ao perceber que as constantes interrupções serão fatais ao seu futuro, Joel coloca seus óculos de sol, acende um cigarro e revela sua marca registrada: o sorriso inigualável de Tom Cruise. Nasce, então, uma estrela.

Um dos clássicos da década de 1980, que prova que uma comédia teen pode merecer séria consideração e crédito.


Curiosidade

- Negócio Arriscado é o primeiro filme de Paul Brickman como diretor.

 

 

Malú Ignácio

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80