Media  |
Fale  |

Filmes
O Vingador do Futuro

O filme O Vingador do Futuro tem seu roteiro baseado na história "We Can Remember It for You Wholesale", de Philip K. Dick. O Diretor do filme é Paul Verhoeven, o mesmo de RoboCop.

FICHA

"O Vingador do Futuro"
Título original:
"Total Recall"
EUA - 1990, 113 minutos.

Elenco:
Arnold Schwarzenegger - Douglas Quaid / Hauser
Rachel Ticotin - Melina
Sharon Stone - Lori
Ronny Cox - Vilos Cohaagen
Michael Ironside - Richter
Marshall Bell - George / Kuato
Mel Johnson Jr. - Benny
Michael Champion - Helm

Diretor:
Paul Verhoeven
Escritores: Philip K. Dick, Ronald Shusett, Dan O'Bannon, Jon Povill, Ronald Shusett, Dan O'Bannon e Gary Goldman
Produtores: Buzz Feitshans, Robert Fentress, Mario Kassar, David Rodgers, Elliot Schick, Ronald Shusett e Andrew G. Vajna
Música: Jerry Goldsmith
Editores: Carlos Puente e Frank J. Urioste
Diretores de Arte: José Rodríguez Granada e James E. Tocci

Distribuidora:
TriStar Pictures
Gênero:
Ficção

Arnold Schwarzenegger interpreta o papel de “Doug”, Douglas Quaid, um operário que faz uma viagem virtual ao planeta Marte no ano de 2084. Doug queria fugir de alguns problemas cotidianos e paga bem caro para uma agência este tipo de viagem virtual.

Sua fantasia é ser um agente secreto no planeta vermelho, mas o implante acaba revelando que Quaid era mesmo um agente que teve sua memória apagada. A partir daí inicia-se uma perseguição que vai levá-lo de volta a Marte, onde vai tentar descobrir mais sobre si mesmo. Apesar de uma história de ficção que não chega nem aos pés de um Blade Runner de 1982. O Vingador do Futuro usa um assunto muito comentado até os dias de hoje que é a exploração do planeta Marte e quem sabe uma futura colonização.

O filme conta com Sharon Stone, que faz o papel de esposa de “Doug” e também tem outras intenções por ser uma Agente. Sua atuação no filme não tem nada demais, mas se tratando de Sharon Stone, eu precisava comentar pelo menos um parágrafo. Rsrs

O filme teve imagens marcantes como a passagem pelo Raio X e quando um rosto fatiado vai se separando ao aparecer o rosto de Arnold Schwarzenegger. Na realidade na minha opinião o ponto forte do filme são os efeitos especiais pela época em que foi filmado. Além dos efeitos especiais que arrecadou premiações a este filme, foi também utilizado animatronics. Animatronics é utilizado na robótica junto com eletrônica utilizada em bonecos para que estes pareçam reais, um sistema que também foi utilizado em Jurassic Park por exemplo.

O que mais chamou atenção da crítica foram os efeitos especiais, o mundo entre mutantes e humanos, a colonização em Marte e imagens bizarras como uma mulher com três seios. Um detalhe ao taxista que chega a ser engraçado.

Particularmente, “eu” achei um filme fraco em roteiro comparado a outros de ficção no final dos anos 80 para os anos 90. Tais como “O Predador” de 1987 e “Alien” que já vinha com um roteiro bem mais empolgante desde seu primeiro filme em 1979, sendo ambos um sucesso até hoje no mundo dos filmes, dos games e de desenhistas.

O Vingador do Futuro é um filme de ação recheado com efeitos especiais que muitas pessoas gostaram na época que chega até prender a atenção, talvez não empolgue tanto nos dias de hoje devido ao avanço nos estúdios em relação aos novos efeitos especiais.

Curiosidades:

- O filme teve um remake em 2012.

- Boa parte também foi filmado no México

 


Vanderlei Schiavolin

e