Media  |
Fale  |

Filmes
Os Irmãos Cara de Pau

The Blues Brothers é uma comédia musical americana de 1980, dirigido por John Lands e estrelado por John Bellushi e Dan Aykroyd. A dupla já era conhecida na tv pelo programa “Saturday Night Live”.

FICHA

"Os Irmãos Cara de Pau"
Título original:
"The Blues Brothers"
EUA - 1980, 133 minutos.

Elenco:

John Belushi - 'Joliet' Jake Blues (Jake)
Dan Aykroyd - Elwood Blues (Elwood)
James Brown - James Brown - Reverend Cleophus James
Cab Calloway - Curtis
Ray Charles - Ray
Aretha Franklin - Mrs. Murphy
Steve Cropper - Steve 'O Coronel' Cropper
Donald Dunn - Donald 'Duck' Dunn

Diretor: John Landis
Escritores: Dan Aykroyd e John Landis
Produtores: Bernie Brillstein, George Folsey Jr., David Sosna, Robert K. Weiss
Editor: George Folsey Jr.
Diretor de Arte: Henry Larrecq
Gênero: Comédia

A aventura começa quando Joliet Jake Blues (John Bellushi) sai da prisão em liberdade condicional sob custódia do irmão Elwood Blues (Dan Aykroyd) e em visita ao Orfanato Santa Helena onde passaram a infância, descobrem que o mesmo será fechado se os impostos não forem pagos.

O dinheiro não é problema, mas a Irmã Mary, diretora do orfanato, não aceita o dinheiro deles fruto de roubo. Assim resolvem ir à uma igreja evangélica muito animada, onde o reverendo Cleophus James é nada mais, nada menos que James Brown. La Jake tem uma epifania, a solução pros seus problemas é reunir os velhos integrantes da The Blues Brothers Band, e assim arrecadar o dinheiro dos impostos.

Os irmãos sempre vestidos de terno preto, chapéu e óculos escuros (detalhe: o carro de Elwood é uma viatura da polícia, que ele arrematou num leilão) saem à procura dos companheiros de banda.Na busca eles tem o kitnet explodido por um uma mulher misteriosa, acabam com a passeata de um grupo neonazista, são perseguidos pela polícia, entre muitas outras confusões.

O filme conta com participações especiais de vários famosos como: Aretha Franklin, Ray Charles, James Brown, Carrie Fisher e John Candy.

Os personagens foram criados por John e Dan para o Saturday Night Live, com o filme Dan resolveu pela primeira vez escrever o roteiro cinematográfico.

Em 1998 Landis e Aykroid fizeram uma sequência para o filme: Os irmãos cara de pau 2000. Com Dan como Elwood novamente, mas foi um fracasso de crítica e público.

 

 


 


Kate Fontes

e