Cuidado em épocas de clima quente, pois você pode ser a caça!
Os anos 80 criou mais um ícone dos “vilões” da história do cinema: “O Predador” – Um filme de ficção que marcou e ainda marca com sua continuidade até os dias de hoje, O Predador em termos de cinema foi um vilão de atitude, pois já encarou e foi para a briga com o personagem de Conan (Arnold Schwarzenegger) e também já brigou muito com “Alien”. Sua história começa na América Central (apesar de ter sido filmada no México), onde um esquadrão de resgate de primeira e comandado pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é indicado pela CIA, mais especificamente por Dilon (Carl Weathers – O lutador Apolo do filme Rocky). O resgate de reféns mantidos por guerrilheiros segundo a CIA, logo no começo do filme se percebe que existe mais coisa por trás disso. E logo depois a equipe embarca em um helicóptero para a selva ao som alto de Little Richard – “Long Tall Sally”.
A equipe de resgate do Major Dutch, localiza o avião que já causa suspeitas por não parecer um simples e avião e sim de reconhecimento e as vítimas serem atingidas por arma de calor, depois encontram uma equipe morta e totalmente esfolada de Boinas Verdes na selva, o que gera preocupação sem ter rastros do inimigo, na maiora das vezes percebidas pelo rastreador Billy (Sonny Landham). Adiante, a equipe encontra a aldeia de guerrilheiros em que matam os reféns e decidem fazer a invasão. Esta é uma das cenas com mais ação de efeitos sonoros que esbajam nesse grande filme. Após eliminar todos os guerrilheiros com minutos de muitos tiros e bombas, o Major Dutch pega uma das reféns – Anna (Elpidia Carrillo). Nessa parte do filme é que já caracteriza em 100% que Dilon da CIA mentiu sobre a missão, após terem achado documentações e não eram simples guerrilheiros aqueles que estavam na aldeia. Nessa hora é que aparece pela primeira vez no cinema algumas imagens em visão de calor o verdadeiro personagem principal que marcou o cinema: “O Predador” (Kevin Peter Hall +).
É aí que começa a caçada do Predador em cima de toda equipe de resgate um por um sem exceção. O filme marcou na época em termos de efeitos visuais, principalmente a camuflagem que tipo invisível que O Predador usava, ficando tão famosa que até nos dias de hoje é utilizada em alguns filmes e no grande mercado de games em alguns personagens. Além dos efeitos de som que deixaram as pessoas presas nas cadeiras dos cinemas no Brasil em 1987, mais especificamente na cena em que o Sargento Mac (Bill Duke) vai atrás do Predador após ter matado seu amigo Blain (Jesse Ventura), são tiros e mais tiros disparados na mata de uma cena marcante do filme, além de uma das primeiras visões do Predador que anteriormente foi vista por Anna e depois pelo Sargento Mac.
Após O Predador ter caçado para “sua coleção” os soldados, é hora de ir atrás do Major Dutch (Arnold Schwarzenegger), onde começa uma verdadeira caçada com saltos perto de uma cachoeira, armadilhas, arco e flecha, lanças e até mesmo a camuflagem de lama que Dutch sem querer percebeu que O Predador não conseguia localizar com sua visão térmica. O Predador chega ter uma luta corpo a corpo com Dutch, onde Dutch leva a pior. Para a época de lançamento do filme, ver Arnold Schwarzenegger levando uma surra no cinema depois de seu sucesso e invencibilidade em filmes anteriores como: O Exterminador do Futuro I, foi algo diferente em Hollywood. Após uma grande luta e persiguição, O Predador é derrotado e antes de sua morte aciona uma bomba enorme que “milagrosamente” o Major Dutch sobrevive. Mas este não é o fim da saga “O Predador”, na realidade, foi só o começo!
Algumas falhas no filme:
- No começo do filme o General mostra o mapa ao Major Dutch da localização do resgate, mas o mapa mostra uma localização no Brasil, mais precisamente na Chapada das Mangabeiras.
- No helicóptero quando toca Little Richards, é um aparelho de som com fita K-7 em que Blain aperta “STOP”, aparentemente não tem nenhuma fita K-7 dentro do aparelho.
- Na persiguição quando Anna tenta fugir, o Major Dutch assobia com um aviso, no entanto o som aparece um pouco antes.
- Quando fica somente O Predador com o Dutch que se esconde embaixo de um tipo de ponte, os passos do Predador são iguais de humano.
- Quando Dillon pede via rádio o helicóptero, é falado o horário 09:30, mas Dillon corteja 10:30.
|
FICHA
|
" O Predador "
Título original: "Predator"
EUA, 1987, 107 minutos.
Arnold Schwarzenegger - Dutch
Carl Weathers - Dillon
Elpidia Carrillo - Anna
Bill Duke - Mac
Jesse Ventura - Blain
Sonny Landham - Billy
Richard Chaves - Poncho
R.G. Armstrong - General Phillips
Shane Black - Hawkins
Kevin Peter Hall - O Predador/Piloto do Helicóptero
Direção: John Mc Tiernan
Escritor:John Thomas e Jim Thomas
Produção: Lawrence Gordon, John Davis, Joel Silver
Música: Alan Silvestri
Fotografia: Donald Mc Alpine
Direção de Arte: Frank Richwood e Jorge Sainz
Edição: Mark Helfrich e John F. Link
Estúdio: 20th Century Fox
Gênero: Ficção |
|
Curiosidades
- O papel do Predador era de Jean Claude Van Damme, alguns dizem que ele se demitiu nos primeiros dias do filme já que seu nome não teria o mesmo destaque nos créditos que dos outros. Outros rumores foram devido a sua estatura.
- Apesar da história dizer que se passa na América Central, foi filmado no México.
- A mandíbula do Predador foi idéia de James Cameron.
- A arma usada por Blain mesmo de festim, o ator teve que usar colete à prova de balas devido a força em que saiam os cartuchos.
- Kevin Peter Hall que faz o papel do Predador, aparece no filme como piloto do helicóptero.
- A política fez bem a esse equipe contra "O Predador": Dutch (Arnold Schwarzenegger) foi eleito Governador na Califórnia. Blain (Jesse Ventura) foi eleito Governador de Minessota e Billy (Sonny Landham) concorreu a Governador de Kentucky.