filmes
Psicopata Americano

Embora “Psicopata Americano” seja em filme lançado no ano 2000, a história se passa no ano de 1987, retratando vários comportamentos da época, como devolver fitas VHS na locadora, escutar walkman e o surgimento do CD.

Não podemos deixar de citar a fantástica trilha sonora, recheada de hits como True Faith do New Order, Walking On Sunshine da Katrina and the Waves, Simply Irresistible do Robert Palmer, Hip To Be Square do Huey Lewis and the News, What’s On Your Mind do Information Society e Pump Up The Volume do MARRS.

Patrick Bateman é o típico executivo de Wall Street: jovem, bem sucedido,
bonito e ganancioso. Tem uma vida social agitada, muito conforto e uma
belíssima namorada. O que ninguém imagina é que por trás dessa vida cheia de glamour, Patrick tem desejos homicidas, impulsionado pela inveja de alguém que consiga algo melhor que ele e pela revolta de pessoas que não conseguiram obter sucesso na vida e se tornaram mendigos e prostitutas, pessoas classificadas como fracas por Patrick.

Mas o ápice da insanidade ocorreu quando Paul Allen, um dos executivos da empresa, deixou seu novo cartão de visitas com os colegas. Todos o classificaram como o melhor cartão, tinha até marca d’água e era inconcebível para Patrick alguém achar que o seu cartão não era o melhor de todos, tanto que não conseguiu disfarçar sua inveja, até suou de nervoso e para completar Paul Allen disse que tinha conseguido reserva no melhor restaurante da cidade, algo que era necessário marcar com várias semanas de antecedência.

Para aliviar sua fúria Patrick mata um mendigo, acusando-o de ser fracassado e fazendo uma auto-análise, descobre que sua cobiça e ódio estão fora dos limites, com sede de sangue e destruição, chegando à beira da loucura.

Em uma confraternização de Natal, Patrick descobre que Paul ainda continua bem sucedido na empresa e aproveita que Paul o confundiu com outra pessoa e marcou um jantar com Paul Allen e após embriagá-lo, o leva a seu apartamento e o mata a machadadas.

Após se livrar do corpo, Patrick vai ao apartamento de Paul e fica indignado ao constatar que o imóvel vale mais que o seu. Então pega uma mala e uma muda de roupas, simulando que Paul fez uma viagem.

FICHA

"Psicopata Americano "
Título original:
American Psycho
País/Ano: EUA, 2000
Duração: 104 minutos

Christian Bale - Patrick Bateman
Willem Dafoe - Donald Kimball
Jared Leto - Paul Owen
Reese Whisterpoon - Evelyn Williams
Samantha Mathis - Courtney Rawlinson
Chloe Sevigny - Jean
Justin Theroux - Timothy Bryce
Josh Lucas - Craig McDermott
Guinevere - Elizabeth
Matt Ross - Luis Carruthers

Direção: Mary Harron
Roteiro: Mary Harron e Guinevere Turner, baseado em livro de Bret Easton Ellis
Produção: Christian Halsey Solomon, Chris Hanley, Edward R. Pressman e Ron Rotholtz
Música : John Cale
Fotografia: Andrzej Sekula
Direção de Arte: Andrew M. Stearn
Figurino: Isis Mussenden
Edição: Andrew Marcus
Estúdio: Warner Bros. / Muse Productions / Lion Gates Film Inc.
Distribuidora: Lions Gate Film Inc.

Genero:
Suspense

Um dos pontos altos do filme é a crítica musical que Patrick faz sobre alguns álbuns de artistas da época antes de assassinar suas vítimas, ele descreve perfeitamente sobre a sonoridade, a composição e o que o álbum representa para o cenário musical, com muita criatividade.

A vida de Patrick começa a virar um pesadelo, pois o detetive Donald Kimble começa a investigar o desaparecimento de Paul e começa um interrogatório informal, insinuando que Patrick tem algo a ver com o sumiço do colega.

Mas essa preocupação não impede de Patrick cometer suas loucuras, ele começa a contratar prostitutas e diz que seu nome é Paul Allen, só reafirmando sua personalidade insegura.

Patrick começa a ficar totalmente desajustado, termina o seu sólido relacionamento, começa a praticar vários assassinatos, perdendo os limites do raciocínio, nos deixando em dúvida sobre o que é realidade e o que é insanidade....

CURIOSIDADES:

- Um dos primeiros nomes cotados para interpretar o personagem Patrick Bateman foi Leonardo DiCaprio que, posteriormente, terminou desistindo do projeto.

- O filme causou muita polêmica nos Estados Unidos na época de seu lançamento, devido as suas fortes cenas de violência.

Carlos Simões


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80