filmes
Rain Man

O filme tem início com Charlie Babbit (Tom Cruise), um vendedor de carros, em uma negociação difícil que envolve carros esportivos e muito luxuosos. A venda é muito importante, pois com ela, Charlie conseguiria uma boa comissão. Mas a venda não obtém muito sucesso por causa de um dos empregados de Charlie e ele decepcionado resolve viajar no final de semana com sua namorada Suzanna (Valeria Golino) para Palm Springs.

No meio da viagem, Charlie recebe a notícia da morte repentina de seu pai e que precisa comparecer para o testamento em Ohio. Chegando lá, ele descobre que herdaria apenas um carro e as roseiras premiadas de seu pai, enquanto um desconhecido está herdando 3 milhões de dólares. Interessado em saber quem é esse herdeiro misterioso, descobre que o dinheiro está sendo administrado por uma instituição psiquiátrica, e vai até lá com sua namorada para entender melhor.

No caminho, Charlie conta à sua namorada o significado do carro que havia herdado. Era um conversível Buick Roadmaster amarelo, que ele vivia pedindo a seu pai para dirigi-lo e seu pai sempre o proibia, o que o lembrava de um suposto amigo imaginário de infância, chamado “Rain Man”.

Chegando na instituição, Charlie descobre que o herdeiro é Raymond (Dustin Hoffman), um irmão que ele desconhecia e que é um autista capaz de solucionar difíceis problemas de matemática. Charlie fica enfurecido em saber que seu irmão que nem saberia como gastar o dinheiro, tinha o direito dessa herança.

Para poder ter a herança de Raymond para si, Charlie resolve pedir a custódia sobre seu irmão, tornar seu tutor. E dá início a uma longa viagem para encontrar com seus advogados. Durante a viagem, Charlie, mesmo sabendo que seu irmão tem problemas psiquiátricos se frustra e fica sempre nervoso com o jeito e os modos do irmão. Ele descobre também que Raymond tem muito medo da chuva.

Depois de muito tempo de viagem, Charlie, começa a ceder ao jeito do irmão, e criar sentimentos por ele. Mesmo com todos os imprevistos da viagem, os dois começam a se entender e Charlie cria uma enorme preocupação com seu irmão diante as crueldades do mundo. É a velha história dos laços de sangue.

Nessa altura do filme, a luta pela custódia de Raymond por parte de Charlie muda de significado. Ele não se importa mais com o dinheiro e sim com querer cuidar e ajudar o irmão, mas ele não consegue a guarda e seu irmão tem que voltar para a Instituição de Ohio. Os dois se despedem e Charlie promete que irá sempre visitar o irmão.

O filme foi dirigido por Barry Levinson e foi baseado na história e no estilo de vida de Kim Peek, portadora de autismo. No início o personagem Raymond seria uma pessoa amigável e feliz, mas após uma leitura inicial o ator Dustin Hoffman sugeriu que o personagem fosse um autista recluso, sugestão esta que terminou sendo aceita.

Rain Man ganhou 4 Oscar como Melhor filme, Melhor Ator para Dustin Hoffman, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.


Curiosidades:

- Inicialmente seria Steven Spielberg quem dirigiria Rain Man, tendo resolvido abandonar o projeto após 6 meses de desenvolvimento para se dedicar a Indiana Jones e a Última Cruzada.

 
FICHA

"Rain Man"
Título original:
"Rain Man"
EUA, 1988, 133 minutos.

Dustin Hoffman - Raymond Babbitt
Tom Cruise - Charlie Babbitt
Valeria Golino - Susanna
Gerald R. Molen - Dr. Bruner
Jack Murdock - John Mooney
Michael D. Roberts - Vern
Ralph Seymour - Lenny
Lucinda Jenney - Íris
Bonnie Hunt - Sally Dibbs
Barry Levinson - Médico
Kim Robillard

Direção: Barry Levinson
Produção: Mark Johnson
Roteiro: Ronald Bass e Barry Morrow, baseado em estória de Barry Morrow
Música: Hans Zimmer
Fotografia: John Seale
Desenho de Produção: Ida Random
Direção de Arte: William A. Elliott
Edição: Stu Linder
Figurino: Bernie Pollack
Estúdio: United Artists / Mirage Entertainment / Star Partners II Ltd.
Distribuição: United Artists
GenÍro: Drama

- Após ser entrevistado por um psiquiatra o personagem Raymond bate sua cabeça contra Charlie e diz a frase "My main man Charlie". Esta frase na verdade não estava no roteiro do filme e foi improvisada por Dustin Hoffman naquele momento.

- Rain Man arrecadou nas bilheterias de todo o planeta a quantia de US$ 412,8 milhões.




Cristiane Muniz 


voltar