Baseado no livro de Gary k. Wolf e produzido pelo estúdio amercicano Touchstone Picture, foi lançado em 1988, Who Framed Roger Rabbit, no Brasil, Uma Cilada para Roger Habbit.
O filme foi vencedor de 3 prêmios Oscars, incluindo Melhores Efeitos Visuais, além de ter sido aclamado por toda a crítica. Misturando atores reais e animação, desencadeou uma nova onda de animação moderna, nunca antes vista, que revitalizou a Disney.
A comédia tem um ritmo frenético e situações hilariantes, num estilo romance policial. Tem como roteiro as aventuras do coelho Roger, tentando desvendar seu próprio assassinato com a ajuda do detetive humano Eddie Valiant (Bob Roskins), num tipo desconhecido e bem-humorado de fantasia.
O problema maior de Roger é um vilão que quer acabar com todos os desenhos animados, pondo fim à existência de Roger e Jéssica.
Quem não se lembra do protagonista Roger, com certeza deve se recordar das curvas estonteantes de sua fiel esposa, Jéssica Rabbit, (também animação), que tem no filme sua fidelidade questionada.

Além da sensualidade da personagem, a trama envolve ainda conspirações e, em última instância homicídio. Tudo isso levantou discussões a respeito da faixa etária dos espectadores do filme. Seria Uma Cilada para Roger Rabbit um filme para adultos?
O filme conta ainda com a participação de estrelas de outros estúdios, como Woody Woodpecker, Elmer Fudd, Betty Boop, Foghom Livorno, Pato Donald e Patolino.
Ultimamente o personagem não tem sido muito utilizado, exceto talvez como um pequeno ícone merchandising. Roger Rabbit, porém, é uma das estrelas dos anos 80 que não será esquecido tão breve.
FICHA

|
"Uma Cilada para Roger Rabbit "
Título original: "Who Framed Roger Rabbit?"
EUA, 1988,
98 minutos.
Bob Hoskins - Eddie Valiant
Christopher Lloyd - Juiz Doom
Joanna Cassidy - Dolores
Charles Fleischer - Roger Rabbit - Benny - Grease - vozes
Stubby Kaye - Marvin Acme
Alan Tilvern - R.K. Maroon
Richard Le Parmentier - Tenente Santino
Joel Silver - Raoul J. Raoul
Paul Springer - Augie
Richard Ridings - Angelo
Kathleen Turner - Jessica Rabbit - voz
Amy Irving - Jessica Rabbit - voz
Frank Sinatra - Voz
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Jeffrey Price e Peter S. Seaman, baseado em livro de Gary K. Wolf
Produção: Frank Marshall e Robert Wats
Música: Alan Silvestri
Direção de Fotografia: Dean Cundey
Desenho de Produção: Roger Cain e Elliot Scott
Direção de Arte: Peter Howitt e Elliot Scott
Figurino: Joanna Johnston
Edição: Arthur Schmidt
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Estúdio: Touchstone Pictures / Amblin Entertainment / Silver Screen Partners III
Distribuição: Buena Vista Pictures
Gênero: Comédia
|

Premiações
- Ganhou 3 Oscars: Melhor Montagem, Melhor Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros. Além disto, foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Som.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator em Comédia/Musical (Bob Hoskins).
Curiosidades
- A voz de Jessica Rabbit é da atriz Kathleen Turner, mas nas cenas em que Jessica canta a voz é da também atriz Amy Irving.
- O diretor Terry Gilliam (Os 12 Macacos) esteve interessado em dirigir Uma Cilada para Roger Rabbit, mas terminou desistindo por considerar que realizar este filme seria muito difícil.
- Algumas cenas foram cortadas na sua versão para o cinema, mas foram incluídas na versão do filme para a TV.