filmes
Os Fantasmas Contra Atacam

 

Em clima de Natal, vamos comentar sobre a divertidíssima comédia “Os Fantasmas Contra Atacam”, estrelada pelo veterano Bill Murray, na pele do ranzinza e mau humorado diretor de programação de uma rede de televisão, Frank Cross, que claramente nos mostra ter aversão ao espírito natalino e a felicidade das pessoas

O filme começa com a equipe de Frank elaborando o programa que será exibido pela emissora IBC, líder de audiência, na noite de Natal. Eles pretendem apresentar um show ao vivo, baseado na versão do livro “Um Conto de Natal”, idéia odiada por Frank, que despede um dos produtores, deixando-o praticamente abandonado pelas ruas e entregue à bebida.

Inusitadamente o fantasma de Lew Hayward aparece para Frank Cross, que na verdade foi seu amigo e ex-sócio, dizendo que se ele não mudar seu comportamento e atitudes desumanas, seu fim será triste e lamentável como o dele e ainda o avisa que 3 fantasmas irão visitá-lo, os fantasmas do Natal passado, presente e futuro.

O primeiro a se apresentar é o fantasma do passado, na pele de um taxista maluco, que obriga Frank Cross a voltar no tempo, na época em que tinha 4 anos de idade e o fez recordar de como fora maltratado pelo seu pai e o quanto era solitário assistindo televisão na véspera de Natal. Também o fez recordar de uma namorada antiga, Claire, que após o término do relacionamento ficaram 15 anos sem se falarem, pois Frank só pensava na carreira e puxar o saco de pessoas importantes para subir na emissora.

Logo depois quem aparece é a maluca e toda atrapalhada fadinha, é o fantasma do presente, mostrando a comemoração dos personagens do filme e tenta fazer Frank enxergar o quanto ele é ausente com seu único irmão, a ex-namorada e seus leais funcionários. Ela dá dicas de como ser engraçado e aproveitar os momentos únicos e simples da vida.

FICHA

"Os Fantasmas Contra - Atacam "
Título original:
Scrooged, EUA, 1985
Duração: 101 minutos

Bill Murray - Frank Cross
Karen Allen - Claire Phillips
John Forsythe - Lew Hayward
John Glover - Brice Cummings
Bobcat Goldthwait - Eliot Loudermilk
David Johansen - Ghost of Christmas Past
Carol Kane -Ghost of Christmas Present
Robert Mitchum - Preston Rhinelander
Nicholas Phillips - Calvin Cooley
Michael J. Pollard - Herman
Alfre Woodard - Grace Cooley
Mabel King - Gramma
John Murray - James Cross
Jamie Farr - Jacob Marley
Robert Goulet - Robert Goulet

Direção: Richard Donner
Escrito por: Mitch Glazer & Michael O'Donoghue
Roteiro: Mitch Glazer e Michael O'Donoghue, baseado em livro de Charles Dickens
Produção: Richard Donner e Art Linson
Música: Danny Elfman
Fotografia: Michael Chapman
Direção de Arte: Virginia L. Randolph
Figurino: Wayne A. Finkelman
Edição: Fredric Steinkamp e William Steinkamp

Estúdio:
Paramount Pictures / Mirage Entertainment
Distribuidora:
Paramount Piuctures

Genero: Comédia

Por fim aparece o tenebroso fantasma de Natal futuro, sem cabeça e com sete (!!!) pés, faz Frank ter a visão de como será seu tenebroso futuro, vendo o amor de sua vida se tornar amargurada e morrer sozinho, somente com seu irmão e cunhada no velório.

Ufa!!! Frank finalmente volta à realidade e corre atrás de todo o tempo perdido para tentar reparar todas as maldades que cometeu, de uma forma muito engraçada e com uma mensagem muito positiva, resgatando os verdadeiros valores do que a época de Natal representa, solidariedade, calor humano e respeito ao próximo.

Curiosamente, houve uma confusão na época do lançamento do filme aqui no Brasil, pois a produtora deu esse nome ao filme aproveitando do sucesso obtido pelo filme “Os caça-fantasmas”, que tinha a presença do ator Bill Murray. O capitalismo da empresa conseguiu resultado, pois os cinemas ficaram lotados devido ao público pensar que se tratava de uma continuação... nas locadoras a confusão se repetiu...

Bom filme para rever e quem ainda não assistiu, recomendo! Um Feliz Natal a todos!!!

Carlos Simões

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80