filmes
Sobre Ontem à Noite

 

Comédia romântica baseada na peça teatral "Sexual Perversity in Chicago", "Sobre Ontem à Noite" investiga a fundo as modernas relações entre jovens, numa estória muito mais charmosa e empolgante do que a encenada na peça.

O diretor Edward Zwick consegue retratar fielmente os esforços de um jovem casal para manter a chama da paixão acesa, mesmo depois que decidem morar juntos.

O filme mantém um ritmo cômico, bem humorado. Os então jovens e estreantes atores Rob Lowe e Demi Moore, verdadeiras beldades dos anos 80, protagonizam provocantes cenas de amor, regadas de sensualidade e beleza.

O filme é uma verdadeira raridade para os fãs dos anos 80, e preserva vários chavões da década, tanto no estilo de se fazer filmes como na moda da época.

O público feminino adora o filme por sua autenticidade romântica. Já os rapazes se identificam com o filme, que transmite com precisão a situação vivenciada pelo personagem de Rob Lowe, ao enfrentar a pressão por parte dos amigos quando decide comprometer-se mais seriamente e "sossegar" ao lado da personagem de Demi Moore.

Danny (Rob Lowe) interpreta um jovem de ótima aparência, que trabalha como fornecedor de artigos para restaurantes e está acostumado a relacionamentos casuais sem maiores envolvimentos. Debbie (Demi Moore) é diretora de arte em uma agência de publicidade e tem um caso com seu chefe, mas busca aquela pessoa especial para um relacionamento mais romântico e profundo.

Depois de alguns drinks num local da moda de Chicago, Danny (Rob Lowe) e Debbie (Demi Moore) vão para casa de Danny, protagonizando uma cena típica de conquista entre solteiros - a aventura de uma noite. O romance não é sério, mas é sensual, até que algo de surpreendente acontece: querem se ver de novo. É o início de uma relação que irrita o melhor amigo de Danny (James Belushi) e que surpreende a cínica companheira de apartamento de Debbie (Elizabeth Perkins), que demonstram desaprovação e fazem todo o possível para que eles acabem a sua relação.

Mas Danny e Debbie vivem felizes juntos e, no cotidiano de sua convivência, se deparam com situações que mostram que fazer amor é fácil, dizer "eu te amo" é mais difícil e estar apaixonado é mais duro ainda! O romance dos dois continua, passando por alguns momentos complicados, e o casal percebe o quão desafiador é aprender a conviver com os hábitos, vícios e expectativas de cada um. A passividade e incapacidade de se abrir por parte de Danny incomoda e chateia Debbie. Em uma das cenas, Danny surpreende Debbie bisbilhotando furtivamente entre seus pertences pessoais e isso o aborrece.

Logicamente que Debbie quer que os dois sejam um casal de verdade, e não apenas duas pessoas dividindo o apartamento e fazendo sexo sem compromisso, enquanto Danny, se escondendo atrás do mito do macho independente, não quer sentir-se preso e passa a tratar Debbie como um objeto sexual. Já não bastasse a tensão entre o casal, eles ainda têm que aturar seus melhores amigos Bernie (Belushi) e Joan (Perkins) tentando sabotar a relação dos dois em todos os momentos.
Assim, o começo do fim da relação se dá quando Danny e Debbie dizem "eu te amo" um ao outro, após uma intensa noite de paixão. As frustrações profissionais de Danny passam a interferir em sua relação com Debbie. Em meio a uma série de frustrações, Danny ainda ouve do melhor amigo Bernie que Debbie é a responsável por Danny ter perdido sua personalidade e seu espírito livre e festeiro.
Esse comentário leva Danny a terminar o relacionamento com Debbie, tentando retomar a rotina descompromissada e casual que vivia. Quando se dá conta de que ama Debbie verdadeiramente e conclui o quanto era especial o que eles tinham, Danny faz várias tentativas em vão em tê-la de volta. Se o lindo casal têm um final feliz juntos? Confira essa ótima pedida para se assistir ao lado daquela pessoa especial. Mergulhe em toda a nostalgia dos anos 80, recordando a moda, música e atmosfera dessa década tão intensa, curtindo um roteiro extremamente sensível, protagonizado por atores que despontavam para o estrelato. Veja Rob Lowe em seu melhor papel, James Belushi mais engraçado do que nunca e Demi Moore em toda a sua ingênua exuberância.

 
FICHA

"Sobre Ontem à Noite "
Título original:
"About Last Night "
EUA, 02/07/1986, 113 minutos.

Rob Lowe - Danny Martin
Demi Moore - Debbie Sullivan
James Belushi - Bernie Litgo
Elisabeth Perkins - Joan
Robin Thomas - Steve Carlson
George DiCenzo - Mr. Favio
Darcy DeMoss - Patty
Michael Alldredge - Mother Malone
Donna Gibons - Alex
Megan Mulllally - Pat
Patricia Duff - Leslie
Rosanna DeSoto - Sra. Lyons
Sachi Parker - Carrie
Robert Neches - Gary
Catherine Keener

Direção: Edward Zick
Produção: Jason Brett, E.Darrell Hallenbeck, Stuart Oken, Arnold Stiefel
Roteiro: Tim Kazurinsky e Denise DeClue, baseado em peça teatral de David Mamet
Direção de Fotografia: Andrew Ditenfass
Desenho de Produção: Ida Random Edição: Harry Keramidas
Figurino: Deborah Lynn Scott
Música: Miles Goodman inclui performances de John Oates, Jermaine Jackson, Sheena Easton e Bob Seger Estúdio: TriStar Pictures/ Delphi V. Productions
Distribuição: Columbia TriStar
GenÍro: Comédia Romantica

 

Curiosidades:

- O título original do filme era o mesmo da peça teatral que lhe deu origem, "Sexual Perversity in Chicago" – Perversão Sexual em Chicago, mas foi mudado depois que muitos jornais e outros veículos de comunicação se recusaram a divulgar chamadas/ trailers do filme devido ao seu título.

- A atriz Phoebe Cates fez teste para o papel de Debbie.

- Originalmente, John Belushi e Dan Aykroyd foram idealizados para os papéis de Bernie e Danny.



 


Malú Ignácio

 

voltar