Filmes
S.O.S - Tem Um Louco Solto No Espaço
 

“QUE A FARSA ESTEJA COM VOCÊ...”

S.O.S Tem um Louco Solto no Espaço é uma divertidíssima comédia no estilo pastelão produzida no ano de 1987.

Foi escrita e dirigida pelo veterano Mel Brooks, especialista no gênero, que resolveu satirizar fimes como “Guerra nas Estrelas” e “Jornada nas Estrelas”.

Tem atuações impagáveis dos atores Bill Pullman, Rick Moranis, John Candy e até do próprio Mel Brooks, nos papéis do vilão Skroob e do mentor Yougurt.

Começa com os líderes do planeta Spaceball elaborando um plano para obterem todo o ar do seu planeta vizinho, Druidia, pois o ar de sua atmosfera foi todo desperdiçado. Resolvem então seqüestrar a princesa Vespa de Druidia e preço do resgate é a liberação de todo o ar do planeta.

Para cumprir essa missão, o líder do planeta Spaceball, Skroob (Mel Brooks) convoca o atrapalhado e malvado Dark Helmet (Moranis), que sequestra a princesa no momento em que está fugindo com sua “andróide de honra” de um casamento arranjado pela sua família com o príncipe Valium.

 




Desesperado, o rei Roland pede para o valentão Lone Starr (Bill Pullman) resgatar sua filha, que em troca quer a quantia de 1 milhão de dólares, pois é o valor que está devendo para um agiota, um monte de muzzarela chamado Pizza, The Hut. O rei concorda e Lone Starr sai em busca da princesa na companhia do fiel Barf, um homem-cachorro, no seu turbinado furgão intergalático.

No caminho, os heróis ficam sem combustível e caem em um lugar chamado “Moon of Veja” e lá conhecem o sábio Yogurt (também interpretado pelo Mel Brooks), que lhe ensina o poder da força, o Schwartz.

FICHA

"S.O.S - Tem Um Louco Solto No Espaço"
Título original:
"Spaceballs"
EUA, 1987, 96 minutos.

Mel Brooks - Presidente Skroob / Yogurt
Rick Moranis - Dark Helmet
Bill Pullman - Lone Starr
Daphne Zuniga - Princesa Vespa
John Candy - Barfolemew "Barf"
George Wyner - Coronel Sandurz
Lorene Yarnell - Dot Matrix
Joan Rivers - Dot Matrix - voz
Dick Van Patten - Rei Roland
John Hurt - Kane
Ronny Graham - Ministro
JM J. Bullock - Príncipe Valium
Leslie Bevis - Comandante Zircon
Mike Pniewski - Major Asshole
Sandy Helberg - Laser Gunner
Stephen Tobolowsky - Capitão da guarda
Dom DeLuise - Pizza the Hutt - voz


Direção: Mel Brooks
Produção: Mel Brooks
Roteiro: Steven Spielberg
Produção: Mel Brooks, Thomas Meehan e Ronny Graham
Música: John Morris
Fotografia: Nick McLean
Direção de Arte: Harold Michelson
Efeitos Especiais: Video Image / Illusion Arts Inc. / Apogee Productions Inc. / Available Light Limited / Industrial Light & Magic
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer / Brooksfilms Ltd.
Distribuidora: Metro-Goldwyn-Mayer(MGM)

Genero: Comédia

Porém, o inevitável acontece, Lone Starr e a princesa Vespa se apaixonam, mas ela fica muito decepcionada ao saber do valor absurdo que ele cobrou pelo seu resgate.

Nesse meio tempo, várias situações engraçadas acontecem, como a luta de espada de laser entre Lone Starr e Dark Helmet, os vilões assistem um VHS do próprio filme, com direito a rebobinar um pouco da fita, a cena onde Lone Starr e a princesa estão prestes a fazer amor, mas são interrompidos pelo alerta sonoro da “andróide de honra”, enfim várias piadas com referencias a grandes filmes como “Alien” e o “Planeta dos Macacos”.

O inusitado final eu nem vou relatar, apenas menciono que os vilões da nave espacial “Spaceball One”, chegam ao planeta Druidia para tentar roubar o ar, mas se envolvem em tamanha confusão, que só mesmo a criatividade de Mel Brooks consegue explicar.

Quanto ao romance? Lone Starr descobre que é um príncipe, então não há impedimento algum para que possa ir atrás de sua princesa, que segue a tradição de somente poder se car com um príncipe...

É um filme que se tornou um “cult”, e quem quiser re-assisti-lo aqui vai um dica, nem precisa baixá-lo, há diversos sites que onde é possível assistir on line, basta procurar em sites de buscas.

Curiosidades

- Mel Brooks levou 6 meses para concluir o roteiro do filme.

- George Lucas, criador da série Star Wars, que é satirizada em
S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço, aprovou o roteiro escrito por Mel Brooks.

- O nome Skroob é um anagrama de Mel Brooks, que interpreta o personagem no filme.

- Foi a Industrial Light & Magic, empresa de George Lucas, quem constriui os sabres de luz que aparecem em cena.

- Uma das naves estacionadas na lanchonete é a Millenium Falcon, de Guerra nas Estrelas (1977).

- O orçamento de S.O.S - Tem um Louco Solto no Espaço foi de US$ 22,7 milhões.


Carlos Simões

e