filmes
Splash - Uma Sereia em Minha Vida

 

Apenas a década de oitenta poderia ter um filme sobre uma sereia que chega nua a Nova York, atrás de um homem que ela salvou de um afogamento, por quem ela se apaixona e ainda tenta manter sua enorme cauda de sereia em segredo. Splash foi um filme que fez de Tom Hanks, Darryl Hannah e John Candy estrelas, além de promover o ator Ron Howard a um diretor de peso.

Allen (Hanks) e Freddie Bauer (Candy) são irmãos completamente diferentes nos mais diferentes aspectos e dirigem junto o seu próprio negócio. Freddie é o irmão festeiro que tem como maior sonho ter uma carta publicada na revista Penthouse. Enquanto Allen é sincero, trabalhador, bom moço que acabou de ser abandonado pela namorada.

Quando era bem jovem Allen está em um passeio de barco com seus pais ele começa a observar o mar numa espécie de transe e sem motivo algum se joga ao mar. Sem saber nadar ele acaba afundando e por um breve momento vê uma jovem sereia, porém esse momento "mágico" é interrompido quando alguns adultos o salvam, levando-o novamente para o barco.

Anos depois em um pequeno barco, ele acaba caindo acidentalmente no mesmo local, ao tentar voltar para o barco ele acaba batendo a cabeça, mas é resgatado por uma bela sereia que aparentemente é a mesma que ele viu anos atrás.

A belíssima sereia (Darryl Hannah) encontra sua carteira e decide sair do mar por alguns dias para encontrar com Allen, por ser ingênua e desconhecer os hábitos humanos ela sai andando nua pelas ruas de Nova York procurando por Allen. Não demora muito para que ela seja presa por atentado ao pudor em um lugar público, e como ela estava carregando a carteira de Allen com sua identidade a polícia entra em contato com ele, que acaba levando-a para seu apartamento.

Não demora muito para que o casal se apaixone. São mostradas belas cenas com montagens de Madison (a sereia) descobrindo Nova York e a loja de departamentos Bloomingdales ao som de belas canções.

Porém algo atrapalha a felicidade do casal: ao entrar em contato com a água Madison volta a sua forma de sereia o que provoca a cobiça da comunidade científica e várias risadas dos telespectadores.

Cientistas suécos aprisionam a sereia em um tanque para vários testes, Allen acaba sendo submetido a testes pelo governo americano porém em seguida é liberado, entra em depressão e parece desistir de seu grande amor. Surpreendentemente ele é incentivado pelo irmão, que nunca deu muito valor a relacionamentos, a procurar Madison. Allen cria coragem, vai atrás de Madison e a liberta de seus algozes para juntos viverem o seu grande amor.



Frases do Filme:

Freddie: O que você está olhando? Nunca viu um homem que tenha dormido com um peixe antes?

Dr. Zidell: O que está acontecendo com você? Você era o meu aluno mais brilhante, é verdade que emocionalmente você parecia ter 12 anos de idade.
Walter Kornbluth: Eu tinha 12 anos de idade.

[Allen está sendo perseguido pela imprensa]
Freddie: Allen, você está bem?
Allen: Sim. Me tire daqui.
Freddie: Tem alguém da revista Penthouse aqui?
Reporteres: Não.
Freddie: Então sem declarações.

Madison: Você disse que não importava qual era o meu segredo, você entenderia.
Allen: Eu sei, mas......
Madison: Você pensou que eu era pelo menos, humana.

Allen: Eu não gostei de você desde a primeira vez que o vi.
Walter Kornbluth: Ninguém gosta de mim quando me conhece.

Allen: Madison, se você não abrir essa porta, eu vou derrubá-la!!! Ok, então eu vou..
(allen arromba a porta e encontra Madison no chão do banheiro)
Allen: Por que você não me deixou entrar?
Madison: Eu estava com vergonha.
Allen: Depois do que aconteceu no táxi, no elevador, em cima da geladeira...você estava com vergonha?
Madison: Mas, eu estava envergonhada.
Allen: (diz para ele mesmo)....envergonhada..sei

Principais Prêmios e Indicações:

- Oscar 1985 (EUA): Indicado na categoria de Melhor Roteiro Original.

- Globo de Ouro 1985 (EUA): Indicado na categoria de Melhor Filme - Comédia / Musical.

- Prêmio Saturno: 1985 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA): Venceu na categoria Melhor Atriz (Daryl Hannah).
Indicado também nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Filme de Fantasia, Melhor Maquiagem e Melhor Ator Coadjuvante (John Candy).

- NSFC Award 1985 (EUA): Vencedor na categoria de Melhor Roteiro.

 

FICHA

"Splash - Uma Sereia em Minha Vida "
Título original:
"Splash"
EUA, 09 de maio 1984, 118 minutos.

Ton Hanks - Allen Bauer
Daryl Hannah - Madison
Eugene Levy - Walter Kombluth
John Candy - Freddie Bauer
Dody Googman - Mrs. Smith
Shechy Greene - Mr. Buyrite
Richard B. Shull - Dr. Ross
Bobby Di Cicco - Jerry
Howard Morris - Dr. Zidell

Direção: Ron Howard
Produção: Brian Grazer
Roteiro: Brian Grazer
Adaptação de : Bruce Jay Friedman
Fotografia: Donald Peterman
Música: Lee Holdridge
GenÍro: Romance


Curiosidades:

- Antes de Tom Hanks aceitar o papel de "Allen Bauer", ele foi oferecido a John Travolta, Bil Murray e Dudley Moore.

- Splash foi um dos primeiros filmes do estúdio Touchstone, criado pela Walt Disney Company para a realização de filmes de teor mais adulto.

- O nome adotado pela sereia, Madison, tornou-se um dos nome mais populares de recém-nascidas nos Estados Unidos na ocasião.

Claudia Villalobo


voltar