Sexta parte originalmente escrita por George Lucas, porém o terceiro e último episódio a ser produzido para esta série, Star Wars Episódio VI: "O Retorno de Jedi", foi lançado em 25 de Maio de 1983 e relançado em 1997 e 2004. Sem sombra de dúvida, é o mais polêmico da trilogia, no melhor sentido "Ame-o ou Deixe-o". Considerado por alguns como o melhor filme da série Star Wars, é igualmente julgado como o mais fraco e com os erros mais gritantes, talvez por causa da enorme expectativa depositada nele, já que é o 'gran finale' de toda uma saga - a batalha entre o Bem e o Mal e a ascenção de um Jedi.
Luke Skywalker e a Princesa Leia vão a Tatooine para resgatar seu amigo Han Solo, mantido prisioneiro por Jabba the Hutt, um perigoso gangster intergaláctico. Enquanto isso, o Império reconstrói secretamente uma nova Estrela da Morte na lua de Endor ao mesmo tempo que o Imperador elabora um plano para acabar definitivamente com a Aliança Rebelde. Darth Vader, sob as ordens do Imperador, prepara-se para reencontrar Luke e assim atingir o seu objetivo de destruir a Aliança e o último cavaleiro Jedi.
Luke, que ainda não é um Jedi completo, sabe que para justificar ser um Cavaleiro e assim, ter a sua ascenção na Ordem, tem que enfrentar Darth Vader - ele sabe que essa é a sua prova de fogo caso queira ser um legítimo Jedi. Ciente do que o seu destino lhe reserva, decide entregar-se e enfrentar seu grande inimigo que, no episódio anterior, Star Wars Episódio V: "O Império Contra-Ataca", revelou ser seu pai. Ele ainda tenta resgatar algum vestígio de paternidade no coração de Darth Vader, mas segundo as palavras do próprio "Agora é tarde demais para mim, filho". Vader o levará assim а presença do Imperador Palpatine onde segundo as suas palavras, "Luke se converterá ao Lado Negro ou morrerá".
Para alcançar esse objetivo, percebe-se também o uso de mais pressão psicológica da parte de Vader e do Imperador do que nos filmes anteriores, tudo para estimular o ódio e desejo de vingança em Luke e persuadi-lo а usar a força física, o que o faria quebrar um dos Códigos de Ética dos Jedis, impedindo assim de se tornar um deles. Isso o faria se aproximar mais do Lado Negro da Força, o grande intento de Vader.
FICHA
|
"Star Wars - O Retorno de Jedi"
Título original: "Return of the Jedi"
EUA, 1983, 135 minutos.
Mark Hamill - Luke Skywalker
Harrison Ford - Han Solo
Carrie Fischer - Princesa Leia Organa
Billy Dee Williams - Lando Calrissian
Alec Guiness - Obi-Wan Kenobi
Anthony Daniels - C3PO
Kenny Baker - R2D2/Paploo
Peter Mayhew - Chewbacca
Sebastian Shaw - Anakin Skywalker
David Prowse - Darth Vader
James Earl Jones - Voz do Darth Vader
Ian McDiarmid - Imperador Palpatine
Frank Oz - Mestre Yoda
Michael Pennington - Moff Jerjerrod
Direção: Richard Marquand
Produção: Howard G. Kazanjian, Rick McCallum
Roteiro: George Lucas e Lawrence Kasdan, baseado em estoria de George Lucas.
Trilha Sonora: John Williams
Figurino: Aggie Guerard Rodgers e Nilo Rodis-Jamero
Edicão: Sean Barton, Duwayne Dunham e Marcia Lucas
Direcão de Fotografia: Alan Hume
Desenho de Producão: Norman Reynolds
Direcão de Arte: Fred Hole e James L. Schoppe
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Genêro:Ficcao Cientifica
|
Há ainda um tom de fantasia neste último capítulo, depois de todo o lado sombrio que predomina em O Império Contra-Ataca, como no final quando Luke tem uma visão dos espiritos de Yoda, Obi-Wan e seu pai Anakin Skywalker juntos de novo. Entre todos esses acontecimentos, personagens novos e antigos surgem. Os Rebeldes conhecem os Ewoks, seres semelhantes a pequenos ursos com um estilo de vida ainda semi-primitivo e organizaзгo social tribal. Com o passar do tempo e utilizando os mais variados planos e armadilhas, essas novas criaturas mostram-se essenciais para o pequeno exército rebelde, sendo de enorme valia para tal.
De um maneira geral, O Retorno de Jedi cumpre a sua função de encerrar a série e não fica devendo nada à nenhum dos outros filmes, haja visto que este episódio possui a grande responsabilidade de ser o desfecho final para todos os dramas e disputas de dominação e poder.
Apesar de toda a polêmica e opiniões contraditórias do público, nada ofusca o carisma dos personagens, os inovadores efeitos visuais e o brilhante enredo de George Lucas, elementos que juntos fazem da série Star Wars uma das melhores trilogias da história do cinema.
|
Premiações:
Ganhou o Oscar de Efeitos Especiais, além de ter sido indicado em outras quatro categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros.
Curiosidades:
O título original do terceiro filme da saga era "A Vingança de Jedi". O nome apenas foi trocado para o definitivo meses antes de seu lançamento, quando George Lucas percebeu que um Jedi nunca se vingaria, a não ser que resolvesse passar para o lado negro da Força. O primeiro dos posters criados para a série mostra o tнtulo provisуrio do filme, "Revenge of the Jedi";
O Retorno de Jedi é o terceiro filme da trilogia original da série Star Wars. Os anteriores são Guerra nas Estrelas (1977) e O Império Contra-Ataca (1980). Entretanto, dentro da cronologia da saga, o filme é o sexto episódio da série. Os demais filmes, pertencentes а nova trilogia da série, são Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma (1999), Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio 3 - A Vingança do Sith (2005);
David Prowse, que interpretou Darth Vader desde o Episódio IV, em 1977, não era o único a compor o personagem. A voz do vilão era feita por Earl Jones (o mesmo que, recentemente, dublou o Rei Leão no desenho da Disney). Já em O Retorno de Jedi, quando finalmente o rosto de Vader é mostrado, a face que aparece é a do ator Sebastian Shaw;
Harrison Ford, personagem fundamental nos outros episódios, quase não aparece neste, já que durante as filmagens de O Retorno de Jedi, ele estava se dedicando a ser protagonista de outra série de sucesso (Indiana Jones) e vinha colecionando papéis em filmes importantes como Blade Runner. A intenção de Lucas era realmente matar o personagem ao final de O Império Contra-Ataca, o que explica toda a volta que a história tem que dar ao início de O Retorno de Jedi antes da história voltar a evoluir.
O Faturamento do Filme foi de $32,500,000
Sheyla Campos
|