filmes
Superman II

O segundo filme continua meses depois do final do anterior. Clark ao saber que Lane foi cobrir um ataque terrorista com uma bomba de hidrogenio à Torre Eiffel voa para lá como Superman.

O super-herói salva sua paquera e arremessa a bomba para o espaço e sem saber liberta três criminosos Kryptonianos: General Zod o líder, o bruto Non e a amazona Ursa que odeia homens.

Lex Luthor escapou da prisão com a ajuda da senhorita Teschmacher e usa um aparelho criado na prisão para encontrar a Fortaleza da Solidão (uma espécie de refúgio do herói), onde ele descobre sobre os três criminosos e sobre sua libertação.
Kent e Lane se ajeitam e o rapaz interiorano decide deixar os seus poderes em favor do seu amor pela moça, mesmo tendo sido avisado pela sua mãe biológica que não poderia tê-los novamente.


Os ex-prisioneiros chegam ao planeta Terra e tomam controle dele, o antagonista do primeiro filme decide se aliar a eles, porém é tratado como um subalterno o que enfurece Luthor e fere seu ego. O gênio do crime decide trair os alienígenas e na mesma jogada se vingar de Superman, algo que o herói já esperava.

No final o homem-de-aço acaba com todos os vilões, porém apaga a memória da moça sobre sua identidade, pois sabe que ser o guardião do planeta é um fardo a ser carregado sozinho. A última cena mostra o protetor azul colocando a bandeira americana sobre a Casa Branca e assegurando ao presidente que uma tragédia como aquela nunca mais ocorreria.

Com os anos esse favoritismo se refletiu na sua personalidade, o tornando mais um salvador do mundo e evidenciando seus paralelos com figuras messiânicas como Jesus Cristo e Moisés.

Mesmo nos anos 80 com o surgimento de anti-heróis e o aumento da violência em Batman, o Homem-de-aço é um dos poucos que se mantém fiel ao altruísmo e heroísmo.

Os quatro filmes da série fizeram o ator Christopher Reeves ser visto eternamente como Superman.


   

Curiosidades

- O Script original tinha o míssil de Superman I como o agente catalisador da reação que libertou os três vilões.

- O ator Gene Hackman não retornou para o segundo filme e teve todas suas cenas filmadas pelo diretor anterior Richard Donner, nas outras cenas que precisassem do ator usaram um sósia e um imitador de voz.

- Numa das primeiras versões do roteiro eram quatro criminosos extra-terrestres, o último seria Jak-El, um psicopata com piadas que apenas ele achava graça (parecido com o Charada da franquia Batman). O Personagem foi abandonado na versão final.

- Perto do fim do filme quando Clark vai falar com Lois no Planeta Diário aparece uma placa contendo a frase: “Daha iyisi olamaz”. A frase turca significa algo como “Não existe nada melhor”.

- A Warner primeiro lançou os filmes nos cinemas europeus então lançou para os E.U.A no ano seguinte. Um movimento bem diferente nesse tipo de lançamento.

- Em uma entrevista de 2004 Margot Kidder revelou existirem cenas rodadas por Richard Donner suficientes para fazer a sua versão de Superman II. O filme foi relançado e intitulado de Superman II: The Richard Donner Cut.

- No roteiro de Mario Puzo os vilões teriam os seguintes nomes: Jax-Ur, Kru-El, Faora e Professor Va-Kox.

- Em uma seqüência filmada por Donner, Superman acidentalmente tornaria a Torre de Babel ereta.

- O roteiro teve muitas influências de Guerra dos Mundos.

- O filme mostra os kryptonianos com poderes inexistentes nos quadrinhos como telecinesia e criação de duplicatas. A telecinesia era pra ser explicada como a supervelocidade e as duplicatas como tecnologia da Fortaleza da Solidão.





FICHA

"Superman II "
Título original:
"Superman II"
EUA, 1980, 127 minutos.

Christopher Reeves - Superman/ Kal-El/ Clark Kent
Margot Kidder - Lois Lane
Gene Hackman - Lex Luthor
Terence Stamp - General Zod
Sarah Douglas - Ursa
Jack O’Halloran - Non
Ned Beatty - Otis
Jackie Cooper - Perry White
Valerie Perrine - Senhorita Teschmacher
Marc McClure - Jimmy Olsen

Direção: Richard Lester e Richard Donner (não creditado)
Roteiro: Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman, Tom Mankiewicz (não creditado); baseado nos personagens criados por Jerry Siegel e Joe Shuster.
Direção de Fotografia: Geoffrey Unsworth
Figurino: Yvonne Blake e Sue Yelland
Trilha Sonora: John Williams e Ken Thorne
Fotografia: Stephen H. Burum
Desenho de Produção : John Barry e Peter Murton
Estúdio: Warner Bros. / International Film Production
Edição: Stuart Baird e John Victor-Smith
Efeitos Especiais: Cinema Research Corporation / Howard Anderson Company / Zoptic
Genęro: Aventura


Gabriel Leão

 


voltar