filmes
Indiana Jones e o Templo da Perdição


Indiana Jones e o Templo da Perdição é o segundo filme da série que começa com muita ação na Boate em Xangai chamada de Club Obi – Wan, pois Indiana tinha que se encontrar com um grupo de chineses e junto com eles na boate estava Willie Scott uma dançarina de cabaré que acompanha Indiana em todo o filme.

Indy tinha que entregar para os chineses o Nurhachi, que era os restos mortais do primeiro imperador da dinastia Manchu, mas pra entregar o mesmo Indy queria que eles pagassem tudo que eles lhe deviam - na verdade um diamante, mas eles deram algumas moedas. Depois que Indy insistiu sobre o pagamento, os chineses deram o diamante e aí sim ele entregou o Nurhachi, mas como as coisas para Indy não são nada fáceis, os chineses pediram o diamante de volta pois eles tinham um antídoto para o veneno que estava na bebida queIndy tinha tomado, e disseram que se Indy não os devolvesse o diamante ele ia morrer. Sabendo dos perigos que poderia correr, Indy se preveniu de tudo, ele fez um cena ameaçando de morte Willie Scott que estava na mesa, porém os chineses não deram a mínima. O garçom que estava servindo eles na verdade era Wu Han que morre com um tiro dado por uns dos capangas de Lao (chefe dos chineses). Daí começa toda a confusão pelo diamante e o antídoto, é tiro pra tudo que é lado, e na boate tinha um gongo gigante ou algo parecido que Indy corta as cordas que seguravam o objeto que desce rolando e Indy fica atrás andando junto para se proteger das balas, aproveita para pegar a Willie Scott e os dois saem de lá de dentro da boate escapando por um triz.

Na fuga caem num carro onde tem um chinezinho que era Ke Huy Quan que fora chamado de "Short Round", aquele mesmo que depois de um ano ficou muito conhecido por ter feito o filme "Os Goonies". A aventura não acaba por ai, Lao e seu pessoal vão atrás de Indy e Willie .Indy toma o antídoto e eles entram num avião que era da companhia de Lao para escaparem. Na porta do avião Indy tira um sarro de Lao, mas este ri mais ainda sabendo que tinha levado a melhor, já que o avião era dele e assim tinha o Indy sob seu controle. Depois o piloto pula fora e faz com que o avião comece a vazar combustível e deixa eles lá dormindo sem saber do perigo que estão passando. Quando Willie acorda vê que não tem ninguem pilotando o avião, entra em pânico pra variar e a aeronave começa a cair. Eles pulam lá de cima em um barco e caem em um rio onde tem uma pessoa os observando.

Até ai eles não sabiam onde estavam. São levados por homens pra uma vila onde eles são aclamados como reis e é servido um banquete para os três que não sabiam direito o que estava acontecendo. Descobrem que estão em uma selva na Índia e que alguém tinha feito um plano para escravizar crianças de um vilarejo escondido para trabalharem em uma mina. Cabe a Indy salvar as crianças, mas Indy nem conhece ou desconfia que o chefe disso tudo era o Mola Rum que comandava uma espécie de cultos entre aquele povo, onde o rincipal era arrancar o coração de suas vitimas ainda vivas.

Indy além de salvar as crianças tinha que lutar pra não se tornar escravo do Mola. Indy precisava escapar também para que o seu coração não fosse arrancado pelo "guru do mal".

Uma cena que vale ressaltar desse filme, que eu não me esqueço desde criança, é a parte onde são servidos cérebro de macaco para os três (Indy, Willie e o Ke Huy), mas não no prato ou algo parecido, e sim direto da cabeça do macaco aberta.

Indiana Jones e o Templo da Perdição pode ser considerada a aventura mais sombria dos três filmes, pois os outros dois (Caçadores da Arca Perdida e a Ultima Cruzada) falam sobre Deus - o primeiro era a arca perdida e o terceiro o cálice sagrado. Um filme imperdível, pois além de ser considerado um clássico dos anos 80 é considerado um clássico de todos os tempos.
 


 

Curiosidades:

- O clube que aparece logo no início do filme chama-se "Club Obi-Wan", uma referência à saga Guerra nas Estrelas, elaborada por George Lucas.

 
FICHA

"Indiana Jones e o Templo da Perdição"
Título original:
"Indiana Jones and The Temple of Doom"
EUA, 1986, 118 minutos.

Harrison Ford - Indiana Jones
Cate Capshaw - Willie Scott
Amrish Puri - Mola Rum
Roshan Seth - Chattar Lal
Joey Miyashima - Toshio
Philip Stone - Capitão Blumburtt
Roy Chiao - Lao Che
David Yip - Wu Han
Ric Young - Kao Kan
Chua Kah Joo - Chen
Philip Tan - Chefe Henchmam
Dan Aykroyd - Weber
Steven Spielberg - Turista do Aeroporto
Jonathan Ke Quan

Direção: Steven Spielberg
Produção: Robert Watts
Roteiro: Willard Huyck e Gloria Katz, baseado em estória de George Lucas
Música: John Williams
Direção de Fotografia: Douglas Slocombe
Desenho de Produção: Elliot Scott
Direção de Arte: Roger Cain
Edição: Michael Kahn
Figurino: Anthony Powell
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Estúdio: Paramount Pictures / Lucasfilm Ltd.
Distribuição: Paramount Pictures
GenÍro: Aventura

- Indiana Jones e o Templo da Perdição é o segundo filme protagonizado pelo personagem Indiana Jones. O anterior fora Os Caçadores da Arca Perdida, lançado 3 anos antes. Entretanto, seguindo a cronologia dos personagens, os acontecimentos de Indiana Jones e o Templo da Perdição ocorreram antes dos de Os Caçadores da Arca Perdida.

- Seguido por Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

- O diretor Steven Spielberg aparece numa ponta, como um dos turistas no aeroporto.

 




Premiações:

- Ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Especiais e foi indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.


Roger de Souza 


voltar