Media  |
Fale  |

Filmes
Tempo de Glória

Uma das mais emocionantes histórias sobre a Guerra Civil Americana é contada neste filme de 1989. Formado por um elenco estelar como Denzel Washington, Morgan Freeman, Matthew Broderick e Cary Elwes, “Tempo de Glória” (“Glory” em Inglês) conta a história do primeiro regimento negro dos EUA que lutou em uma Guerra.

FICHA

"Tempo de Glória"
Título original:
"Glory"
EUA - 1989, 122 minutos.

Elenco:
Matthew Broderick - Coronel Robert Gould Shaw
Denzel Washington - Recruta Trip
Cary Elwes - Major Cabot Forbes
Morgan Freeman - Sargento John Rawlins
Jihmi Kennedy - Recruta Jupiter Sharts
Andre Braugher - Capitão Thomas Searles
John Finn John Finn - Sargento Mulcahy
Donovan Leitch Jr. - Capitão Charles Fessenden Morse
Alan North - Governador John Albion Andrew
Bob Gunton - General Charles Garrison Harker
Cliff De Young - Coronel James M. Montgomery

Diretor:
Edward Zwick
Escritores:
Kevin Jarre, Lincoln Kirstein, Peter Burchard e Robert Gould Shaw
Produtores:
Pieter Jan Brugge, Sarah Caplan, Freddie Fields, P.K. Fields e Ray Herbeck Jr.
Música:
James Horner
Diretor de Fotografia:
Freddie Francis
Editor:
Steven Rosenblum

Um filme que marcou uma época, principalmente pelo fato de levantar uma questão bastante séria que é o preconceito, cuja época em que se passa a Guerra, os EUA tinham acabado de abolir a escravidão.

O filme se passa em plena Guerra Civil Americana, Guerra esta que aconteceu entre os anos de 1861 e 1865 e opôs o Norte contra o Sul do país. Como a parte Norte reconheceu o fim da escravidão, foi dada a oportunidade para que houvesse negros lutando com eles formando um regimento.

O inexperiente oficial branco Robert Shaw (interpretado pelo ator Matthew Broderick), foi designado para comandar este batalhão e devido à influência de sua família na política, é nomeado Coronel, mesmo sem ter a experiência necessária. Ao longo do filme podemos ver como os homens deste batalhão, o qual são expostos a treinamentos duros e humilhantes, lutaram para que a sua liberdade e a sua cidadania fossem conquistadas, sacrificando as suas próprias vidas.

Como líder dos negros, o sargento John Rawlins (interpretado pelo ator Morgan Freeman) busca a inspiração de todos, conseguindo unir toda a tropa. Ele ajuda o rebelde Trip (Denzel Washington), um jovem escravo que possui o ideal de liberdade. Ao longo do filme, o batalhão de negros acaba por demonstrar atos de coragem e heroísmo, servindo como exemplo aos outros batalhões formados por soldados brancos e logo recebem o respeito do então Coronel Robert Shaw.

Uma lição de coragem é o que podemos ver neste filme. Com uma interpretação excelente do então jovem ator Denzel Washington, fato este que lhe rendeu o Oscar de Melhor ator Coadjuvante, e das participações memoráveis de Morgan Freeman e de Matthew Broderick, “Tempo de Glória” é uma excelente dica de filme para ser visto.

Premiações:

O filme ganhou 3 Oscars, sendo de Melhor ator Coadjuvante para Denzel Washington
Oscar de Fotografia
Oscar de Melhor Som.
Foi indicado ainda nas categorias de Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte.

Venceu o Globo de Ouro de Melhor ator Coadjuvante e o Grammy de Melhor Composição Instrumental.

 

 


Reynaldo Rivero

e