filmes
Exterminador do Futuro

O filme lida com a tecnofobia, medo de tecnologia moderna, um tema utilizado na literatura em Frankstein e nos cinemas com Blade Runner. Na rotina das pessoas é o receio de usar computadores, entretanto, nessa ficção ela foi personificada como Arnold Schwarzenegger. A idéia de a humanidade ser dominada por máquinas criadas por suas mãos povoa nossos medos e esta história continua sendo atual mesmo após duas décadas.

No ano de 2029, um programa de inteligência artificial utilizado para estratégias militares conhecido como "Skynet", ganha consciência e ameaça a existência humana. Para derrotar seus inimigos, esse programa envia para o ano de 1984 um Exterminador, um robô de alta resistência e desprovido de emoções, com a missão de matar Sarah Connor, mãe do líder da resistência John Connor. Sabendo que pode nem nascer e liderar os humanos o rapaz envia Kyle Reese para proteger sua mãe. O soldado apaixonou-se pela foto de Sarah e John sabe que este homem será seu pai.

O filme tem cenas marcantes de ação e lançou James Cameron como um dos nomes do gênero. A cena de tiroteio na delegacia onde o Exterminador T-800 persegue Sarah é o ápice do filme, ela também é marcada pela frase "I’ll be back" que é muito imitada em Hollywood.

O robô T-800 é coberto por pele humana que o disfarça entre seus inimigos, porém é facilmente reconhecido por cães. Sem a pele ele é um esqueleto metálico com olhos vermelhos. Talvez a cor vermelha tenha sido escolhida, pois ela significa violência.

   


Curiosidades:

- James Cameron se inspirou em histórias do seriado The Outer Limits e creditou o roteirista Harlan Ellison em seu filme. Tudo isso após um processo de Ellison.

- Com o orçamento de US$ 6.500.000 o filme faturou US$ 38,371,200.
- Schwarzenegger trabalhou em Conan o Bárbaro e Conan o Destruidor, os quais o tornaram famoso, entretanto, foi com o Exterminador do Futuro que ele alcançou o estrelato.

- Michael Biehn quase não conseguiu o papel de Kyle Reese devido ao sotaque sulista que adquiriu em uma peça de teatro, com a intervenção de seu agente ele conseguiu outro teste.

- A produção foi adiada em 9 meses devido às filmagens de Conan, O Destruidor, enquanto isso, James Cameron escreveu o roteiro de Aliens, O Resgate.

- Linda Hamilton quebrou o tornozelo antes das filmagens e teve de usar ataduras para suas cenas de perseguição.

- Em uma tarde após as filmagens Arnold foi a um restaurante e depois de entrar no estabelecimento percebeu que usava a maquiagem do Exterminador com a pele queimada, mandíbula exposta e caolho.

- Arnold teve um treinamento com armas e foi elogiado pelas revistas especializadas no assunto que geralmente criticam os filmes pela falta de realismo.

- Tony Banks, tecladista do Genesis foi sondado para gravar a trilha sonora, porém não o fez devido ao álbum Redwing.

- O Exterminador que se infiltra numa base de humanos é Franco Columbu, muitas vezes vencedor do Mr. Olympia e amigo pessoal de Schwarzenegger.

- Edward James Olmos, o tenente Martin Castillo de Miami Vice foi considerado para atuar como tenente Traxler.

- Os criadores pensaram em colocar a lenda do futebol americano O.J Simpson como Exterminador, entretanto, sua popularidade não ajudaria no papel de assassino.

- Lance Heriksen também foi cotado, porém no final ficou com o papel do Detetive Vulkovich.
 

Gabriel Leão

 

FICHA

"Exterminador do Futuro"
Título original:
"Terminator"
EUA, 1984, 107 minutos.

Arnold Schwarzenegger - Exterminador
Michael Biehl - Kyle Reese
Linda Halmiton - Sarah Connor
Paul Winfield - Tenente Traxter
Lance Henriksen - Detetive Vukovich
Rick Rossovich - Matt
Bess Motta - Ginger
Earl Boen - Dr. Siberman
Shawn Schepps - Nancy
Franco Columbu - Exterminador do Futuro
Bill Paxton - Lider Punk

Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron e Gale Anne Hurd
Produção: Gale Anne Hurd
Direção de Fotografia: Adam Greenberg
Direção de Arte: George Costello
Figurino: Hilary Wright Trilha Sonora: Brad Friedel
Fotografia: John A. Alonzo
Estúdio: Universal Pictures
Genęro: Aventura/Ação


voltar