filmes
Um Tira da Pesada


Este com certeza é um dos melhores filmes do Eddy Murphy, além dele ter sido indicado ao Oscar naquele ano ele ganhou uma grande projeção para ter sucesso nas telonas. O filme que alavancou a carreira de Murphy para o estrelato.

Um tira da pesada começa com Axel Foley um policial que esta infiltrado uma conexão de tráfico de drogas se passando por traficante, para tentar prender os mesmos, mas esses métodos usados por Axel não agradam nem um pouco a policia, que tenta invadir o caminhão onde eles estão mas as coisas não dão muito certo devido que todos os traficantes fugiram e somente Axel foi pego após uma perseguição antológica pela cidade.

E após toda essa agitação as coisas não poderiam piorar mas pioraram pois seu melhor amigo Mikey Tandino fora morto após chegar em Detroit a pouco tempo e Axel sem enteder o que estava acontecendo fora pra Los Angeles investigar o caso mas ele teve que fazer tudo isso de maneira informal pois ele estava afastado do caso, pois o chefe não tinha dado o caso pra ele mas da mesma forma ele arrumou um jeito de ir pra la, pois ele tinha umas férias a tirar e ele achou o momento certo de fazer isso e por onde começar?

Chegando em L.A ele pensava que ia ter apoio da policia mas como foi citado acima a policia não gostava de seus métodos poucos convencionais e ai ele procurou apurar os fatos desde o inicio, primeiro ele foi pocurar a pessoa que tinha arrumado esse emprego para o Mikey era uma amiga em comum de ambos que se chamava Jenny Summers, que administrava uma famosa galeria de arte em Beverly Hills.

Axel já tinha sua lista de suspeitos, alias ele tinha quase certeza que o mandante do crime era Victor Maitland, que era o chefe de Jenny.
Maitland era considerado um das pessoas mais influentes no mercado de arte, mas Axel tinha certeza que Maitland usava o mercado de arte simplesmente como fachada para o tráfico de drogas, e Axel tinha certeza absoluta disso.



Axel estava sozinho, até que ele conseguiu o apoio de dois policiais que o ajudariam nas investigações, mas será que Axel conseguirá desmacarar o assassino de seu melhor amigo, isso eu não vou falar... legal mesmo é assistir o filme pois além de ser mais um filme que marcou bem os anos 80, pois além do filme podemos destacar a trilha sonora que é impagável com um Tecnopop de primeira linha que foi elogiado pelo próprio elenco do filme que o Harold escolheu fazer o estilo que dominou a época, além de ter em sua trilha a música "Heat is On" do Glenn Frey.

Mas voltando ao final, uma coisa pode ser contada: Axel nos matará de tanto rir!

 
FICHA

"Um Tira da Pesada"
Título original:
"Beverly Hills Cop"
EUA, 1984, 105 minutos.

Eddie Murphy - Detetive Axel Foley
Judge Reinhold - Detetive William "Billy" Rosewood
John Ashton - Detetive John Taggart
Lisa Eilbacher - Tenente Andrew Bogomil
Steven Berkoff - Victor Maitland
James Russo - Mikey Tandino
Jonathan Banks - Zack
Stephen Elliott - Chefe de Polícia Hubbard
Gilbert R. Hill - Inspetor Douglas Todd
Art Kimbro - Detetive Foster
Joel Bailey - Detetive McCabe
Bronson Pinchot - Serge
Paul Reiser - Jeffrey
Michael Champion - Casey
Damon Wayans

Direção: Martin Brest
Produção: Jerry Bruckheimer e Don Simpson
Roteiro: Daniel Petrie Jr., baseado em estória de Danilo Bach e Daniel Petrie Jr.
Música: Harold Faltermeyera
Fotografia: Bruce Surtees
Desenho de Produção: Angelo P. Graham
Direção de Arte: James J. Murakami
Edição: David E. Blewitt e Sheldon Kahn
Figurino: Tom Bronson
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
GenÍro: Comédia

Premiações:

- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Original.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator - Comédia/Musical (Eddie Murphy).

- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora de Filme.


Curiosidades:


- Inicialmente o personagem Axel Foley foi oferecido aos atores Sylvester Stallone e Mickey Rourke. Stallone inclusive utilizou algumas de suas idéias para o roteiro em Stallone Cobra.

- O orçamento de Um Tira da Pesada foi de US$ 15 milhões.

- Seguido por Um Tira da Pesada 2 (1987) e Um Tira da Pesada 3 (1994).


Marcos Vicente e Roger de Souza 

voltar