filmes
Top Secret - Super Confidencial

 

SHHH...NÃO SE ATREVA A COMENTAR COM NINGUÉM SOBRE ESTE FILME...

Este é aviso que aparece na capa do filme e daí dá pra imaginar o que vem pela frente.
Pois é os escritores e diretores Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker depois de ‘’Apertem os Cintos o Piloto Sumiu’’ aprontaram mais uma de suas loucuras criando em 1984 a comédia Top Secret – Super Confidencial! Lançado pela CIC vídeo.

O tema do filme é a luta da resistência francesa contra ocupantes nazistas. Daí você pensa, mas é um filme de guerra ou comédia, e eu diria que é uma guerra de risos, porque em todas as cenas os absurdos são constantes e inesperados, aliás, diga-se de passagem, a marca registrada dos irmãos Zucker.

O galã roqueiro Nick Rivers (Val Kilmer) é contratado para cantar em um grande show na Alemanha, estratégia que os alemães utilizaram para desviar a atenção do mundo contra ataques de submarinos aliados. Nessa confusão toda, ele acaba conhecendo Hillary Flamond (Lucy Gutteridge) onde acaba se apaixonando, mas mal sabe ele que ela pertence a resistência francesa.

Ela pede ajuda a Nick para poder resgatar seu pai que é cientista e está em poder dos alemães e conta também com a ajuda do detetive Cedric (Omar Sharif) que só se mete em enrascadas Nick se vê em apuros para defendê-la, indo parar na cadeia por ter agredido um dos policiais alemães. Ao tentar fugir da cadeia Nick encontra com o pai de Hillary, Dr. Paul Flammond (Michael Gough). Nick é solto para realizar mais shows pela Alemanha e informa a Hillary que encontrou seu pai na cadeia. Hillary conta a Nick que teve um caso com Nigel (Cristopher Villiers) e aí em flash back vemos a cena dos dois em uma ilha deserta onde cresceram juntos... lembraram né, o filme satiriza a Lagoa Azul. A partir daí eles contratam os soldados mais pirados para a missão de capturar o pai de Hillary das mãos dos alemães. Entre eles estão,Du Quois (Harry Ditson), Deja Vu (Jim Carter), Chocolate Mousse (Eddie Tagoe)e o imortal Latrine (Dimitri Andreas), mas para surpresa de Hillary o grupo é liderado por um misterioso Tocha que nada mas é que Nigel. O reencontro dos dois provoca ciúmes em Nick.

FICHA

"Top Secret - Super Confidencial "
Título original:
"Top Secret "
EUA, 1984, 90 minutos.

Val Kilmer - Nick Rivers
Lucy Gutteridge - Hillary Flammond
Peter Cushing - Bookstore Proprietor
Jeremy Kemp - General Streck
Christopher Villiers - Nigel 'The Torch', Líder da Resistência
Warren Clarke - Coronel von Horst
Harry Ditson - Du Quois, Membro da Resistência
Jim Carter - Déjà Vu, Membro da Resistência
Eddie Tagoe - Chocolate Mousse, Membro da Resistência
Omar Sharif - Agent Cedric
Tristram Jellinek - Major Crumpler
Billy J. Mitchell - Martin, Nick's Manager
Major Wiley - Train Porter
Gertan Klauber - Prefeito de Berlin
Richard Mayes - Comrade Biletnikov, Tenor Russo


Direção: Jim Abrahams, David Zucker
Estúdio: Paramount
Distribuição: Paramount
Genero: Comédia


Ao chegarem até o presídio montam um esquema para passar pelos guardas usando um disfarce de vaca, porém alguém já viu uma vaca de botas e fumando. Só aí que se descobre que Nigel é um traidor e obriga seu companheiro a religar a energia elétrica do gerador que haviam cortado para adentrarem no presídio. O restante dos soldados conseguem capturar o Dr. Flammond, mas Nigel seqüestra Hillary e a missão de Nick agora é salvar a mocinha das mãos do bandido. Tudo acaba bem com Hillary encontrando seu pai e conquistando o amor de Nick, mas o que tem haver a despedida de Hillary com o espantalho do Mágico de Oz??? antes dela partir no avião. Estes são os imprevistos que a imaginação louca dos irmãos Zucker podem criar.

 

Algumas cenas hilárias que não poderiam deixar de ser comentadas:

1- A estação de trem que se move e não o trem... como?;

2- O vendedor e informante que faz do detetive Cedric sua vitima com suas engenhocas e truques.

3- O ballet clássico ... sem comentários, só vendo para conferir;

4- As danças de Nick Rivers que faz com que todos cometam reações mais adversas possíveis, como um grupo de comportados músicos agirem como autênticos roqueiros quebrando os instrumentos musicais.

5- A praça onde Nick e Hillary se encontram para se refugiar dos alemães. Geralmente há uma estátua de alguém importante e inevitavelmente os pombos pousam nela. Porém a mente fértil dos diretores tratou de inverter as posições e o que vemos é um pombo gigante onde os seres humanos é que pousam nela (essa foi de amargar);

6- A cena da livraria que é rodada de trás pra frente, fora que o dono da livraria (Peter Cushing) tem um olho maior que o outro, assista o filme e você verá por que o cavalo que canta opera e a Hard Days Night dos Beatles.. você pensava que era o carroceiro que estava cantando hein!!!
O touro que ao ver a vaca que na verdade são Du Quois e Nigel disfarçados, monta em cima deles e quem leva a pior é o traidor Nigel (quem madou ficar com a parte detrás do disfarce).
A briga ente Nick e Nigel debaixo d’agua e dentro de um saloon jamais visto em qualquer outro filme, mas o que um saloon está fazendo dentro de um rio???

Se você quer diversão garantida do começo ao fim procure por esta película e boas gargalhadas, mas não desgrude os olhos da tela, pois em cada cena tem um absurdo acontecendo.


Reinaldo Varani

voltar