Media  |
Fale  |

Filmes
Tubarão

 

FICHA

"Tubarão"
Título original:
Jaws
EUA - 1975, 124 minutos.

Elenco:
Roy Scheider -
Brody
Robert Shaw -
Quint
Richard Dreyfuss -
Hooper
Lorraine Gary -
Ellen Brody
Murray Hamilton -
Vaughn
Carl Gottlieb -
Meadows
Jeffrey Kramer -
Hendricks
Susan Backlinie -
Chrissie
Jonathan Filley -
Cassidy


Diretor: Steven Spielberg
Escritores: Peter Benchley
Produtores: David Brown, Richard D. Zanuck
Música por: John Williams
Diretor de Fotografia: Bill Butler
Edição: Verna Fields

Distribuidora:
Universal Pictures
Gênero: Drama, Terror

Um dos filmes mais famosos do cinema mundial, “Tubarão” (Jaws – nome Original) é daqueles filmes que conseguem prender a nossa atenção pelo clima de suspense que contém nas intermináveis cenas de perseguição do incansável tubarão assassino e por aquela terrível trilha sonora (John Willians foi fantástico neste ponto) de suspense que deixou muita gente com medo.

Produzido em 1975 pelo super diretor Steven Spielberg, “Tubarão” alcançou status de superprodução na época pelo alto orçamento a que foi submetido (U$ 9 milhões na época) e pelo sucesso instantâneo nos cinemas ao redor do mundo (chegou a alcançar apenas no 1º filme a cifra recorde de U$ 470 milhões), sendo um dos filmes mais vistos na história do cinema mundial e abrindo muitas portas para o então novato diretor Steven Spielberg.

O filme conta, de uma maneira resumida, o ataque de um mortal Tubarão. Ele ataca o litoral de uma cidade americana, matando uma garota. Sabendo da morte causada pelo animal, o xerife (interpretado pelo famoso ator Rob Scheider) tenta fechar a praia, porém é barrado pelo prefeito o qual teme afugentar os turistas em pleno feriado de 4 de Julho.

Com isso inicia-se uma verdadeira caçada por parte dos moradores locais, do xerife e de um cientista ao terrível animal, porém sem antes fazer uma dezena de vítimas.

“Tubarão” arrebatou uma verdadeira legião de pessoas aos cinemas, pois foi um dos primeiros filmes de terror da história a abordar mortes em série em conjunto com um super elenco. Posso dizer que a partir daí surgiu uma infinidade de filmes de terror baseado neste gênero.

Houve ainda outras 3 continuações (Tubarão II 1978, Tubarão III 1983 e Tubarão IV 1987), porém nenhum outro com o glamour deste primeiro, que foi capaz de trazer para o subconciente das pessoas um dos seus maiores pesadelos que é ser atacado por um Tubarão.

Curiosidades:

- O diretor Steven Spielberg faz uma pequena participação no filme como locutor da rádio.

- Na época, “Tubarão” teve o maior arrecadamento do cinema da história, levando quase 250 milhões de pessoas a assistir a esse filme. Se fosse nos dias atuais, a arrecadação seria maior que 2 bilhões de dólares, um enorme sucesso.

- “Spielberg” não participou das outras continuações. Coincidência ou não, o sucesso dos demais filmes não chegou nem perto do alcançado pelo primeiro.

- O filme ganhou 3 Oscars, sendo de melhor trilha sonora (John Willians fez uma trilha impecável para este filme), melhor montagem e melhor som e foi indicado pelo de melhor filme.

- Além do Oscar, “Tubarão” ganhou diversos outros prêmios como o Globo de Ouro, Grammy e outros.



Reynaldo Rivero


e