Media  |
Fale  |

Filmes
Wall Street - Poder e Cobiça

O cobiçado mundo das finanças é posto à prova no excelente filme “Wall Street – Poder e Cobiça”, filme dirigido pelo premiado diretor Oliver Stone (EUA–1987). Formado por um elenco 5 estrelas, este filme foi muito aclamado na época por fazer reviver o sonho americano de se ganhar dinheiro na Bolsa, fato que tinha sido um trauma até então desde a época da quebra da Bolsa de valores de Nova Iorque em 1929.

FICHA

"Wall Street - Poder e Cobiça"
Título original:
"Wall Street"
EUA - 1987, 126 minutos.

Elenco:

Charlie Sheen - Bud Fox
Tamara Tunie - Carolyn
Franklin Cover - Dan
Chuck Pfeiffer - Chuckie
John C. McGinley - Marvin
Hal Holbrook - Lou Mannheim
James Karen - Lynch
Leslie Lyles - Natalie
Michael Douglas - Gordon Gekko

Diretor:
Oliver Stone
Escritores:
Stanley Weise e Oliver Stone
Música:
Stewart Copeland
Edição:
Danford B. Greene
Produção:
Michael Flynn, A. Kitman Ho, Edward R. Pressman
Fotografia:
Robert Richardson

O filme em si conta a história de “Bud Fox”, jovem corretor da bolsa de valores de Nova Iorque (vivido pelo ator Charlie Sheen) que luta para ingressar neste agressivo e competitivo ramo e o bilionário “Gordon Gekko” (vivido pelo ator Michael Douglas), um poderoso homem de negócios que vende a alma para ganhar dinheiro e no qual Fox o tem como ídolo.

Acontece que para se destacar nesse ramo de ações e se aproximar de Gekko, Fox decide usar uma informação muito importante que obteve através de seu pai “Carl Fox” (vivido pelo ator Martin Sheen) a respeito da empresa Aérea em que este trabalhava e decide repassar para Gekko, afim de que tivesse sua atenção.

Após dar esta dica para Gekko, informação esta que acaba por acontecer e faz com que ganhe bastante dinheiro, Gekko decide por aproximar Fox dele, adotando-o como informante. Fox vê sua vida mudar repentinamente pois começa a ganhar muito dinheiro através das informações repassadas e logo o seu padrão de vida muda, abandonando o estilo de vida que possuía e logo incorporando a cobiça e a falta de ética como fator primordial para ganhar dinheiro.

Neste caminho perigoso, envolve-se com “Darien Taylor” (vivido pela personagem de Daryl Hannah), que já havia se envolvido com Gekko, uma ambiciosa decoradora que poderá acabar com a vida de Fox. A medida que o filme se desenrola, vemos como Fox se envolve em situações cada vez mais perigosas, o que poderia levá-lo a cadeia e como faz para se desfazer destas difíceis situações.

Premiações:
Premiado com o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator para Michael Douglas devido a sua excelente performance, “Wall Street” é um excelente filme em que podemos conhecer este louco mundo das ações e como o dinheiro pode ser um fator determinante para mudar a vida das pessoas.



Reynaldo Rivero

e