“Nightmares” não é uma das canções mais populares do A Flock Of Seagulls, mas é reconhecida como uma das melhores já lançadas por esse grupo, formado em Liverpool.
Produzida por Mike Howlett, essa música aparece no segundo álbum da banda, “Listen”, lançado em 1983.
A letra foi escrita por Mike Score, vocalista, tecladista do A Flock Of Seagulls e dono de um dos penteados mais exóticos dos anos 80 hehe. Mike declarou em uma entrevista que se baseou no filme Mamãezinha Querida (“Mommie Dearest”, título original) de 1981, para escrever a letra de “Nightmares”.
Melancólica, a canção diz respeito à dependência emocional de uma pessoaadulta em relação à sua mãe, pois ela seria a única pessoa que entenderia de verdadetodos os seus medos.
O videoclipe de “Nightmares” retrata um pouco dessa dependência também e é bem bacana. Foi dirigido pelo baixista do A Flock Of Seagulls, Frank Maudsley, apesar de não ser creditado como diretor.
No clipe, Mike Score e Paul Reynolds (guitarrista) usando casacos e óculos escuros,saem do carro e entram em uma loja a noite, onde capturam uma mulher loira que segura uma boneca. Colocam a mulher dentro do carro que é dirigido por Ali Score (baterista) e prosseguem na noite chuvosa até o laboratório de um cientista, interpretado por Frank.
No laboratório, enquanto Frank analisa a moça, ela volta ao passado e relembra fatos da infância: deitada na cama com suas bonecase almofadas, acorda de um pesadelo e sua mãe está por perto para acalmá-la, mas repentinamente, um homem tira a sua mãe de perto..
Durante a análise, a loira “contagia” o cientista. Ele fica transtornado e é retirado do laboratório pelos seus colegas e levado ao carro e então, o clipe termina. Além do enredo interessante, o vídeo conta com uma atuação muito boa dos integrantes do A Flock Of Seagulls, vale a pena conferir!;-)
Curiosidade:
-A boneca que aparece na capa do single “Nightmares” é a mesma que aparece no videoclipe.