Olá amigos Autobâhnicos oitentistas inveterados!
Hoje vou comentar sobre a fusão ousada de uns dos pais do Freestyle com um dos maiores nomes do reggae. De um lado, Afrika Bambaataa, Kevin Donovan (DJ do Bronx e líder da Zulu Nation), do outro lado, UB40 (banda britânica pop-reggae) com grande destaque nos 80. O video clipe da música ''Reckless'' do álbum ''The Light'' lançado pela EMI em 1988.
No início do clipe, aparece um cantor de rap num salão, convocando a galera para cantar o refrão: ''Reckless'' que significa ''Despreocupado''... a partir daí, aparece a galera ' dançando na pista (igual a Autobahn), assim que o DJ Marcos Vicente começa rolar aquelas songs delirantes e dançantes que abalam as estruturas nas ''noitadas'' de sábado'.
Eis que uma porta se abre em meio a fumaça da pista e surgem o gênio Afrika Bambaataa e seus amigos, depois a câmera volta para o cantor (mestre-de-cerimônia) comentado sobre a visita do cara e a sua turma. De repente, em meio aquela multidão, um carinha usando gravata borboleta e um terninho preto, resolve encarar o Afrika, nesse momento ele fala alguma coisa pra esse cara e é utilizado um efeito especial (sai um raio laser dos dedos do Afrika) e é lançado contra o ''burguês'', levantando-o até o teto e deixando todos em sua volta assustados com esse ''poder'' que vinha dele.
Aí começa o clipe, os caras cantando, a música rolando e a galera dançando, aliás uma música ótima para fazer uns ''passinhos'' e com um balanço contagiante.
Entre uma dança e outra, aparece Ali Campbell (vocalista do UB40 na época) cantando a primeira parte da música. "Disse a ela coisas bonitas, ela disse que eu era um idiota''...e por aí vai. Perceba que durante o clipe, o vocalista do UB40 tenta conquistar (ou será xavecar?) uma garota loira toda vestida de vermelho, com um batom combinante e bem provocante na festa.
Mas, como há mulheres bonitas e arrogantes, ela está sempre ignorando o cara e ainda olha pra ele e diz que quer um homem que saiba dançar (se movimentar quando o som acontece).
Chega uma hora em que ele desiste, depois outros dois tentam se aproximar, ela (nervosinha), até empurra um deles, aí aparece o Afrika se divertindo, curtindo e se envolvendo com a dança de uma morena. Então, cansando de ser rejeitado pela loira, Campbell (UB40) vai até Bambaataa e fala dessa loira ''nojentinha'' para ele, reclamando que a menina não é humilde e que está lá só pra ''tirar'' uma com os caras e que eles estão perdendo tempo ficando ao seu lado.
Afrika Bambataa acaba com o seu poder, como se fosse fingindo que ia brigar com o cara que estava dançando, mas na verdade ele começa a cantar e todos participam da música também. Ele passa a mensagem sobre, gostar de alguém só pela capa, e por dentro a garota só quer machucar os outros, não tem sentimento por dentro, uma bela geladeira de inox!
É o clima das pistas, e quem diria que essa fusão do Freestyle/Break com o Reggae se tornaria um dos maiores clássicos do Flash House. O clipe revive de forma realista o clima das baladas da segunda metade da década de 80!
No final do clipe, o vocalista do UB40 sorri e um dos seus dentes brilham...cena hilária e marcante desse clipe.
Agora, afastem o sofás da sala, deêm uma olhada em seus vinis empoeirados(se tiverem uma vitrola, melhor ainda). Daí, é som na caixa!...e que som!!!
Valeu, pessoal!...até a próxima viagem musical